31 de janeiro de 2022

Novos profissionais da saúde devem ser contratados em Santa Cruz do Capibaribe

Prefeito anunciou a suspensão das férias de profissionais da saúde

Secretária Lívia Borba e o prefeito Fábio Aragão (Acervo/Blog da Polo)

 

Em participação ao Rádio Debate desta segunda-feira (31) o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP) anunciou que já autorizou a Secretaria de Saúde para iniciar contratações temporárias de servidores que irão atuar no combate à Covid-19.

Como uma das alegações, o prefeito frisou a quantidade de servidores que tem sido afastado devido ser infectados pela doença, o que tem deixado o quadro defasado.

“Já autorizei a secretária Lívia Borba a fazer contratações de emergência para que nós possamos suprir essa necessidade nesse momento, como as previsões são que teremos o pico da variante Ômicron agora em fevereiro, a tendência é que mais profissionais fiquem doentes, infelizmente, então está autorizado a contratação temporária de profissionais de saúde. A secretária irá me passar a relação de quantos profissionais ela precisa e nós vamos fazer a contratação”, frisou Fábio.

Fábio confirmou que no decreto publicado na tarde de hoje, irá suspender o período de férias dos profissionais da saúde pelos próximos dois meses.

“No decreto de hoje, nós também iremos decretar que, mais uma vez, vamos suspender o período de férias dos profissionais de saúde. Já estão há dois anos sem tirar férias, e no ano passado começamos a permitir quando houve um alívio da pandemia, mas agora não será possível tirar férias pelo menos nos próximos dois meses, para que não desfalquem ainda mais o quadro. É um momento de guerra e de salvar vidas”, falou o gestor.

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

“Marcelinho tem que cuidar da Secretaria e da briga tremenda com Carlinhos da Cohab”, declara Jéssyca contra secretário a gestão Fábio Aragão

Vereadora disse que Capilé vendeu seu carro pessoal e está utilizando o da Câmara

Vereadora foi entrevistada na manhã desta segunda-feira no programa Estúdio Livre (Walter Miro/Blog da Polo)

 

Na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Cumaru, tocou no tema ‘Atacadão’ e afirmou que a gestão tem trabalhado de forma silenciosa, além de ter dito que caso a cidade perca o empreendimento, a população já sabe de quem seriam a culpa.

A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PSDB) em entrevista à Rádio Polo na manhã desta segunda-feira (31) se defendeu das possíveis ‘culpas’ que venham a ser direcionadas a ela e revelou uma ‘briga tremenda’ entre Marcelo Cumaru e o vereador Carlinhos da Cohab. Ambos compõem a base governista.

“Marcelino tem que cuidar dos problemas que ele tem e que são muitos naquela Secretaria, e dessa briga tremenda com Carlinhos da Cohab. Ele entrou na prefeitura com superpoderes e com aval de Helinho e a gente sabe o quanto ele tem criado problemas com vereadores porque ele quer resolver tudo”, disse Jéssyca, citando inclusive, que o secretário tem usado a palavra em eventos que não competem a sua pasta.

Para Jéssyca, o prefeito Fábio é quem precisa esclarecer quem era o rapaz que apareceu em um vídeo gravado na prefeitura falando sobre a vinda do Atacadão. Jéssyca ainda afirmou que o Atacadão virá à Santa Cruz do Capibaribe e deve se instalar em outro terreno no município.

“A prefeitura não está resolvendo mais nada em relação a este empreendimento, o que a prefeitura fez foi dá licença de construção quando a própria empresa me informou através de ofício que nunca começou nenhuma obra em Santa Cruz, eu tenho o ofício que também foi entregue ao Ministério Público. Fábio precisa explicar quem era aquele rapaz que estava com ele na prefeitura. Não me sinto culpada por nada porque faço o papel e a prerrogativa de vereador”, destacou.

“É uma farsa e só tem conversinha mole”, diz Jéssyca sobre Capilé da Palestina

Durante a entrevista, um ponto que chamou atenção foi quando a parlamentar revelou que o presidente da Câmara, Capilé, teria vendido seu carro pessoal e estaria utilizando o da Câmara em benefício próprio.

“Protocolei sobre o porquê do carro da casa está sem adesivo e batido. As informações é que Capilé vendeu o carro pessoal dele e está utilizando o carro da Câmara como seu. Na semana passada, solicitei o carro para visitar algumas escolas, já que sou presidente da Comissão de Educação, e ele negou…mandou dizer por um servidor da Casa que o veículo não estava à disposição”, revelou.

Por fim, a vereadora criticou a falta do repasse do prefeito Fábio Aragão com relação ao reajuste nos salários dos professores, que havia sido prometida para vir na folha de pagamentos já neste mês de janeiro, e que não foi cumprida.

Assista a entrevista na íntegra.

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

Câmara de Santa Cruz do Capibaribe exigirá passaporte vacinal

 

Câmara de Santa Cruz do Capibaribe (Assessoria)

 

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe passará a exigir a partir desta terça-feira, 1º de fevereiro, a apresentação do comprovante de vacinação contra o Covid-19.

O acesso à Câmara para população, servidores e parlamentares se dará com a apresentação de pelo menos duas doses para pessoas com até 54 anos. Já a partir de 55 anos, precisam estar também com a dose de reforço.

As reuniões ordinárias que se iniciam na próxima quinta-feira (03), conforme calendário do primeiro semestre, seguirão a mesma norma. A medida valerá enquanto durar o decreto municipal vigente.

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

Novos centros de testagem e vacinação contra Covid-19 passarão a funcionar a partir de amanhã em Santa Cruz do Capibaribe

 

Nos últimos dias, cerca de 1.400 novos casos foram confirmados (Divulgação / Assessoria)

 

Devido a alta demanda e do crescimento do número de casos de Covid-19 no município, foi anunciado em pronunciamento na tarde desta segunda (31) que a partir de amanhã, o município irá dispor de um novo centro de testagem e um novo local de vacinação contra a doença para adultos.

A partir desta terça-feira (1º), a AME Mulher, além de vacinar o público infantil, passará a imunizar a população acima dos 12 anos que ainda não recebeu alguma das doses de vacina. A imunização infantil segue sendo realizada através de agendamento, enquanto o público geral pode apenas se dirigir até o local e apresentar sua documentação para receber a vacina. Para evitar incômodos, a vacinação do público adulto acontecerá na parte de trás do prédio do AME Mulher.

Já o novo centro de testagem, que também contará com atendimento médico no local para os populares que testarem positivo, será na Quadra CECAP (Casa da Criança). Em caso de sintomas, os testes podem ser agendados de forma online no site oficial da vacinação (www.vacinasantacruz.com.br). Os populares que estavam com testes agendados para o trailer ao lado do Hospital Municipal, podem ir até o novo centro para realização dos seus testes.

A AME Mulher fica localizada na Rua Virgilina Pereira, no Bairro São Cristóvão, enquanto a Quadra CECAP fica na Rua Antônio Burgos, nº 242, Nova Santa Cruz. Ambos os centros atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

Aumento de leitos

Além desses novos locais anunciados, o prefeito Fábio Aragão junto da secretária de Saúde Lívia Borba, também anunciaram um aumento de 13 leitos na UPA 24 para o atendimento exclusivo para pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave. O local foi ampliado como uma forma de prevenção em caso de agravamento dessa nova onda. Apesar do município registrar um aumento significativo no número de novos casos, não há muitos registros de internações ou transferências.

Atualmente, os paciente da UPA estão sendo atendidos no prédio do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão.

Com informações da Assessoria.

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

 

ara

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Processos de Flávio Lima, Atacadão e diagnóstico por Covid-19 do prefeito Fábio Aragão – Ouça o Rádio Debate desta segunda (31)

 

Ex-prefeito Flávio Lima

 

O Rádio Debate desta segunda-feira (31) abordou a extinção por prescrição do processo movido pelo Ministério Público por improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Toritama, Flávio Lima. O ex-prefeito administrou o município entre os anos de 2008 a 2012, sendo derrotado quando concorria à reeleição pelo ex-prefeito Odon Ferreira.

Além disso, o Ministério Público se posicionou com relação a uma ação popular que foi movida por Maria Gabriela da Silva Rocha contra a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Santa Cruz referente a Lei Municipal 3.3287/2021, que expandiu o perímetro urbano, contemplando a vinda do Atacadão para a Serra do Exú.

Ainda na edição de hoje, o prefeito Fábio Aragão (PP) participou e revelou que testou positivo para a Covid-19. O gestor falou sobre a divulgação de medidas restritivas nesta segunda e frisou a importância da vacinação contra a doença.

O programa também abordou a coluna publicada pela jornalista Renata Bezerra de Melo no Folha de Pernambuco sobre a relação entre PSB e PT no estado. Os partidos já realizaram encontros para alinhar a federação a nível nacional, mas que precisa resolver questões em alguns estados, como Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Ouça o Rádio Debate que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30 pela Rádio Polo.

 

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Jataúba proíbe festas públicas e privadas até dia 21 de fevereiro

Atendimento presencial nas repartições públicas também sofreu alteração

Em decreto publicado nesta segunda-feira (31) a Prefeitura de Jataúba proibiu a realização de festas públicas e privadas que provoquem aglomeração até o dia 21 de fevereiro, prazo que pode ser ampliado dependendo do cenário pandêmico do momento.

Também estão proibidos os atendimentos, de maneira presencial, em prédios públicos até a mesma data. As demandas da população devem ser encaminhadas através dos canais de comunicação da Prefeitura e das Secretarias.

Os serviços essenciais, tais como: segurança, abastecimento de água, coleta de lixo e vigilância sanitária não sofrerão alterações, bem como os que funcionem em regimes de plantões, limpeza urbana e serviços urgentes, que devem desempenhar suas atividades laborais normalmente.

O uso de máscaras de proteção facial, higienização das mãos com álcool 70% e distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, também devem ser seguidos conforme consta no decreto.

Os estabelecimentos que não seguirem as determinações contidas no decreto podem sofrer sanções que vão da suspensão da concessão, como interdição temporária do local que desrespeitar as normas.

Os órgãos de fiscalização municipal, bem como as Polícias Civil, Militar e o Ministério Público, também receberam cópias do decreto e devem auxiliar o município no fiel cumprimento das determinações.

Boletim – no último boletim divulgado neste domingo (30) a cidade contabiliza 1.608 casos confirmados, com 1.455 recuperados, 132 em isolamento domiciliar e 21 óbitos pela doença. Já foram realizados 5.052 testes.

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

Novo boletim de casos de Covid-19 apresenta mais 648 casos em Santa Cruz do Capibaribe

 

Nos últimos dias, houve um aumento na demanda por testes de Covid-19 na cidade (Reprodução / Internet)

 

Após o pronunciamento onde foi anunciado um novo decreto apontando medidas restritivas em Santa Cruz do Capibaribe na tarde desta segunda (31), foi emitido um novo boletim informativo a respeito de novos casos de Covid-19 no município.

Ao todo foram 648 novas confirmações, com média de 216 casos por dia, ou seja, o recorde negativo de infecções foi batido em Santa Cruz do Capibaribe. Anteriormente, o dia com maior quantidade de casos havia sido 11 de junho do ano passado, quando foram 153 diagnósticos confirmados.

 

 

Agora são 10.728 os casos confirmados desde o início da pandemia na cidade. O número de pacientes recuperados representa a maior parte das notificações, sendo 9.375, atualmente há um paciente internado. O número de óbitos não foi alterado, permanecendo em 164.

A partir desta semana, os boletins informativos voltarão a ser divulgados diariamente, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Santa Cruz do Capibaribe passará a exigir passaporte vacinal para acesso a prédios públicos

 

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe (Acervo / Blog da Polo)

 

Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira, o prefeito Fábio Aragão anunciou um novo decreto emitido para controlar o acesso aos prédios públicos do município.

De acordo com Fábio, a partir desta terça (1º), o acesso aos prédios públicos de Santa Cruz do Capibaribe só acontecerá mediante a apresentação do passaporte vacinal, onde a população de até 54 anos precisará estar com, pelo menos, duas doses da imunização contra o Covid-19. As pessoas com 55 anos ou mais, precisam estar também com a dose de reforço.

Espaços como o Calçadão Miguel Arraes, Central de Feiras e Mercados e Parque Florestal não exigirão o cartão ou passaporte vacinal, que se adequam a decretos estaduais.

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Polícia Militar prende acusado de tentativa de homicídio em Vertentes após mandado de prisão

 

Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe (Ademilton Silva / Blog da Polo)

 

Na noite deste domingo (30), a Polícia Militar deu cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de Cosme Oliveira da Silva (40 anos), acusado de tentativa de homicídio. Na época do ato, Cosme teria agredido a vítima, identificada como Jorge Luiz da Silva com socos e chutes e posteriormente, teria desferido golpes de faca contra o indivíduo.

A agressão teria acontecido após um desentendimento entre ambos em um bar onde os dois estavam, Cosme teria ameaçado Jorge e primeiramente tentado atropelar o mesmo, no entanto, ele não teria conseguido ferir o homem neste ato, a partir daí, durante a fuga, Cosme Oliveira da Silva teria derrubado a vítima e iniciado a agressão, que culminou com facadas no na cabeça, mãos e pernas.

Em depoimento, uma testemunha informou que durante as agressões, quando percebeu que não teria matado a vítima, o Cosme teria dito que iria “terminar o serviço” se voltasse a encontrar a Jorge.

No inquérito policial, não foi informado qual teria sido a causa que motivou esta desavença entre os dois.

O agressor foi conduzido para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Santa Cruz terá mais uma edição do Ação de Cidadania

 

No ano passado uma edição foi realizada na Escola Ivone Gonçalves (Divulgação / Assessoria)

 

O município de Santa Cruz do Capibaribe receberá mais uma edição do Ação de Cidadania, projeto estadual que faz parte do programa Governo Presente. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, a partir das 8h, na Escola Municipal Lindalva Aragão de Lira, no Santo Agostinho.

A ação, em parceria com a Prefeitura Municipal, oferece serviços como emissão de RG e CPF, 2ª via de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, Alistamento Militar, atendimento do CadÚnico, INSS, Compesa e DETRAN, além de aplicação de vacinas contra covid-19, febre amarela e tríplice viral, e a realização de testes contra HIV, Sífilis e  Hepatite.

Para participar da ação, os cidadãos podem agendar o seu atendimento na própria escola, que fica na Rua Santa Catarina, no 132, ou pelo site pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento. No local do evento, é necessário apresentar original e cópia de documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, além do comprovante de vacinação contra covid-19. Populares acima de 55 anos só poderão participar se tiverem recebido a dose de reforço.

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Homem é detido após agredir a mãe no bairro Bela Vista

 

Patrulha Maria da Penha levou o agressor até a Delegacia (Acervo / Blog da Polo)

 

Neste final de semana um jovem foi detido após um caso de agressão familiar no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe.

O indivíduo teria agredido a mãe por duas vezes no mesmo dia, após ingerir bebida alcoólica, e acabou sendo denunciado por vizinhos.

De acordo com a vítima, em outras ocasiões ele teria apresentado comportamento agressivo, quebrando objetos e o portão de entrada da casa, e temendo que a situação se agravasse, ele informou aos vizinhos que ficassem atentos para que pudessem denunciar algum fato.

Quando a Guarda Civil Municipal foi acionada o homem já havia desferido socos na mãe por duas vezes e estava na rua proferindo xingamentos contra outras pessoas.

Ele foi detido e levado para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Alepe vai funcionar de forma remota até dia 25 de fevereiro

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu voltar a realizar sessões de maneira remota devido às altas taxas de contaminação da Covid-19 e da Influenza A (H3N2) registradas em Pernambuco.

Antes, a Alepe já havia adotado o modelo remoto que durou 1 ano e 8 meses, e há dois meses havia voltado a realizar as atividades de maneira presencial. Os deputados estão em recesso desde o dia 21 de dezembro e retornam as atividades nesta terça-feira (01).

As reuniões remotas devem ocorrer até, pelo menos, dia 25 de fevereiro, quando serão reavaliados pelo presidente da Alepe. Até esta data, estão suspensas a realização de audiências públicas e sessões solenes.

Com a decisão, a Alepe espera diminuir o fluxo de pessoas nas dependências do órgão, bem como reforça que os servidores só devem ir à Alepe em casos que “a presença for imprescindível ao funcionamento da Casa”.

As sessões, reuniões plenárias e de comissões e votações serão realizadas por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR).

Postado por: Eliton Araujo

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

Mulher é detida após tentar entrar com bolachas recheadas com crack, no presídio de Santa Cruz do Capibaribe

 

As drogas estavam dentro de bolachas e seriam entregues a um dos detentos daquela unidade prisional (Ademilton Silva / Blog da Polo)

 

Durante revistas aos produtos levados por visitantes para os detentos que cumprem pena no Presídio de Santa Cruz do Capibaribe, Policiais Penais localizaram na manhã do domingo (30), um pacote de bolachas recheadas com pedras de crack introduzidas naquela unidade prisional.

As drogas que seriam entregues ao detento José Romero Nunes de Santana foram levadas por sua companheira identificada como Irla Maria Da Silva, que durante a revista demonstrou atitude suspeita, foi quando os agentes penitenciários encontraram 40 gramas de crack escondidas em bolachas.

 

 

Irla e o seu companheiro foram levados para a Delegacia para a adoção das medidas cabíveis. A Polícia Civil informou que a mulher ficou à disposição da justiça e vai passar por audiência de custódia desta segunda-feira (31). José Romero foi levado para o presídio e ficou detido preventivamente no pavilhão de disciplina, ficando também a disposição da justiça.

Postado por: Gilson Fernandes

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Gilson Fernandes

31 de janeiro de 2022

Polícia apreende arma de fogo e maconha em Santa Cruz do Capibaribe

 

A arma e a droga foram encontradas na cisterna da residência (Ademilton Silva / Blog da Polo)

 

Durante o último final de semana, Policiais Militares do 24º BPM receberam uma denúncia de um suposto tráfico de drogas que estaria acontecendo na avenida Amarante no bairro Malhada do Meio, em Santa Cruz do Capibaribe.

De posse das informações uma equipe do GATI se dirigiu até o endereço apontado na denúncia e no local abordaram Juan Carlos do Nascimento (21 anos). Ao realizar buscas na residência do indivíduo, os policiais encontraram dentro de uma cisterna, um revólver calibre 38 com 4 munições intactas e o total de 1,366kg de substância análoga a maconha.

Após o flagrante da PM, o jovem foi encaminhado para delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para a adoção das medidas cabíveis, após audiência de custódia.

Postado por: Gilson Fernandes

31 de janeiro de 2022

 

Postado por: Gilson Fernandes

31 de janeiro de 2022

Prefeito Fábio Aragão confirma diagnóstico positivo de Covid-19 pela segunda vez

 

O prefeito informou que o resultado foi confirmado após um teste de rotina (Acervo / Blog da Polo)

 

Na edição desta segunda-feira do programa Rádio Debate, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, confirmou que após um teste de saúde, teve confirmado o diagnóstico positivo para Covid-19.

Fábio, que é asmático, informou que está em isolamento domiciliar com sintomas leves e que nos próximos dias deve trabalhar de maneira remota.

O prefeito informou inclusive que várias pessoas tiveram o resultado positivos para Covid-19 nos últimos dias entre os servidores, mas todos estão bem.

Esta é a segunda vez que ele testa positivo, a outra ocasião foi quando seu pai, Fernando Aragão, que inclusive faleceu em virtude de complicações da doença, foi acometido pelo vírus Sars-CoV-2.

Fábio confirmou também que em toda a prefeitura, principalmente na área da Secretaria de Saúde, há profissionais doentes que tiveram resultado positivo para Covid-19 nos últimos dias e que precisaram se ausentar, ocasionando alguns problemas no atendimento da rede pública municipal.

“Existe também no momento uma sobrecarga da procura por todas as unidades de saúde, mas entendemos que isto não é apenas em Santa Cruz, é um problema nacional. Estamos ainda com uma epidemia de H3N2 dentro da pandemia de Covid-19, a notícia boa que temos no momento é que a quantidade de casos graves não é significativa, isso é a prova da eficácia da vacina”, afirmou.

O prefeito também anunciou que novas medidas restritivas para o município devem ser anunciadas através de live na tarde desta segunda-feira.

Postado por: Walter Miro

31 de janeiro de 2022

 

ara

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!