28 de janeiro de 2022

Brejo da Madre de Deus proíbe realização de festas públicas e privadas até 15 de fevereiro e toque de recolher das 2h às 5h

Brejo da Madre de Deus

O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PL), publicou um decreto na tarde desta sexta-feira (28), onde proibiu a realização de festas públicas e privadas e determinou toque de recolher das 2h às 5h, no âmbito municipal.

A decisão contida neste decreto leva em consideração o significativo aumento de casos relacionados à Covid-19, tendo em vista a predominância da variante Ômicron em todo Estado e, da Influenza A (H3N2), além do desabastecimento de medicamentos essenciais nas unidades de saúde, que comprometem o bom andamento das atividades.

Ficam proibidas, a partir de hoje (28) a realização de festas públicas e privadas até o dia 15 de fevereiro, além do uso obrigatório de máscaras de proteção facial, distanciamento social de, no mínimo, dois metros, e espaços que tenham presença de pessoas, como parques e praças, deve obedecer aos protocolos sanitários.

O cartão de vacinação também será exigido para adentrar a prédios públicos do município.

Acesse o decreto clicando aqui

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

Entrevista de Marcelo Cumaru e pesquisa XP/Ipespe para presidente da República – Ouça o Rádio Debate

Marcelo Cumaru concedeu entrevista na Rádio Polo (Acervo/Blog da Polo)

Na manhã desta sexta-feira (28) o Rádio Debate abordou a entrevista concedida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Cumaru, que voltou a falar sobre a instalação ou não do Atacadão em Santa Cruz do Capibaribe. A fala do secretário foi durante o Estúdio Livre da Rádio Polo, nesta quinta-feira (27).

O secretário falou que a gestão do prefeito Fábio Aragão (PP) tem trabalhado de forma silenciosa visando garantir a permanência do empreendimento na cidade, mas frisou que, caso não consigam segurar o Atacadão, a população já conhece quem são os culpados, mesmo sem o secretário citar nomes.

Marcelo relembrou a ação popular impetrada por membros que fizeram parte da gestão passada do ex-prefeito Edson Vieira (PSDB).

A pesquisa XP/Ipespe divulgada na tarde de ontem, o ex-presidente Lula lidera a corrida presidencial para as eleições de 2022. O petista aparece com 44% e Bolsonaro 24% no primeiro turno. A pesquisa foi coletada nos dias 24 e 25 de janeiro e contou com mil pessoas entrevistadas.

O programa de hoje contou com a participação do ex-vereador e advogado Luciano Bezerra.

Ouça o programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira pela Rádio Polo, a partir das 8h30.

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

Incêndio destrói casa de acolhimento na cidade de Caruaru

 

Testemunhas relataram que o incêndio começou após um curto-circuito (Reprodução/Caruaru no Face)

 

Na noite desta quinta-feira (27), um incêndio de grandes proporções foi registrado em uma casa de acolhimento para crianças carentes, no bairro Universitário, em Caruaru.

De acordo com testemunhas, após a tentativa de acender uma lâmpada em um dos cômodos da casa, um curto-circuito começou na fiação interna da residência, resultando no incêndio. Adultos e Crianças que estavam na residência conseguiram sair sem ferimentos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e com a chegada da equipe ao local as chamas foram controladas. Uma perícia vai ser realizada para identificar a causa exata do incêndio.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru informou através de nota que, “as crianças foram transferidas para outras unidades de acolhimento”.

Postado por: Gilson Fernandes

28 de janeiro de 2022

 

Postado por: Gilson Fernandes

28 de janeiro de 2022

MPPE requer extinção de ação referente a construção do Atacadão em Santa Cruz

 

Se

Serra do Exu (Almir das Neves / Blog Merece Destaque)

 

O Ministério Público de Pernambuco se manifestou pela extinção da ação popular movido por Maria Gabriela da Silva Rocha contra a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, referente a Lei Municipal N° 3.3287/2021, que alterou a área de perímetro urbano.

De acordo com a manifestação do MP, a ação popular não seria o meio adequado para tal situação.

“O objetivo da ação popular, nos termos do art. 5º, LXXIII, da C.F. e do art. 1º da Lei n.º 4.717 /65, é a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos à moralidade administrativa, ao meio ambiente e aos bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico compreendidos no patrimônio público. Inexiste nos autos demonstração de ato lesivo ao patrimônio decorrente da sanção da Lei nº 3.328/2021, notadamente porque esta apenas prevê a possibilidade de ampliação do perímetro urbano, após o preenchimento de todos os requisitos legais pertinentes, não versando sobre supressão de unidades de conservação, como indicado à inicial”, diz trecho da manifestação do MP.

Em outro trecho, o MP se posiciona pela extinção da ação popular, sem análise do mérito.

“REQUER o MPPE a extinção do processo sem resolução do mérito diante da inadequação da via eleita, ou caso superado tal ponto, que seja a demanda julgada no mérito pela sua improcedência”, diz trecho da decisão.

Em contato com o advogado Marcelo Diógenes, que representa a autora da ação popular, ele informou que respeita o posicionamento do Ministério Público, mas alega que já existe um agravo de instrumento no TJPE com pedido de liminar para ser julgado pela Corte.

“Respeito o parecer do MP, mas discordo do seu teor, e aguardo o pronunciamento do TJPE sobre o recurso que ingressamos no órgão colegiado”, disse Marcelo Diógenes.

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

28 de janeiro de 2022

TSE fecha parceria com TikTok e WhatsApp para combater notícias falsas nas eleições

 

TSE está tentando facilitar o combate à desinformação através dos celulares (Reprodução / Internet)

 

O Tribunal Superior Eleitoral está fechando parcerias com grandes plataformas da internet, para combater a propagação de notícias falsas durante o período eleitoral.

Duas empresas foram procuradas e devem firmar parceria com o Tribunal, uma delas é a Bytedance Brasil Tecnologia, sócia da plataforma TikTok, outra plataforma procurada foi o WhatsApp.

A parceria prevê o desenvolvimento de um assistente virtual oficial do TSE no aplicativo, que vai auxiliar a comunicação com os eleitores, como consulta aos locais de votação e acesso a informações sobre os candidatos.

Também será criado um canal de denúncias para apontar contas suspeitas de realizar disparos em massa.

Em meio a estes avanços, o TSE ainda não definiu qual medida deve ser adotada no caso da plataforma Telegram, com quem o Tribunal não está conseguindo contato para discutir formas de cooperação sobre o combate à desinformação. Diante desta negativa, já chegou a ser cogitada a suspensão dos serviços do aplicativo no Brasil.

Postado por: Walter Miro

28 de janeiro de 2022

 

Postado por: Walter Miro

28 de janeiro de 2022

“Estamos trabalhando em silêncio, se perder, todos sabem que são os culpados”, Marcelo Cumaru fala sobre Atacadão no município

‘Marcelino’ participou de entrevista na manhã desta quinta-feira na Rádio Polo (Gilson Fernandes/Blog da Polo)

Em entrevista ao programa Estúdio Livre da Rádio Polo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Cumaru voltou a falar sobre a vinda do Atacadão e falou que a gestão do prefeito Fábio Aragão (PP) tem trabalhado em silêncio para manter a vinda do empreendimento para o município.

“Quero deixar bem claro que houve um atrapalho muito grande nesse projeto. A Câmara demorou a resolver a questão e depois que foi aprovado, entraram na Justiça para atrapalhar ainda mais. É um investimento de quase R$ 50 milhões que vai gerar mais de 800 empregos e a gestão vem trabalhando em silêncio para não perdê-lo (sic)”, disse.

O secretário afirmou que o prefeito e a sua Secretaria têm buscado garantir a vinda do empreendimento, mas apontou que, caso a cidade perca o investimento, as pessoas já sabem quem seriam os culpados.

“Se a gente não perder este recurso e ele vier para Santa Cruz é porque corremos atrás e conseguimos, mas se perdermos esse empreendimento, existem culpados sim, e todo mundo sabe quem são (culpados)”, encerrou o secretário.

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

“Muito obrigado por tudo, levo no coração cada um de vocês”, Missa marca despedida de Pe. Kennedy Amorim

Pároco estava há 6 anos em Santa Cruz do Capibaribe

Pe. Kennedy Amorim celebrou sua última missa em Santa Cruz do Capibaribe (Walter Miro/Blog da Polo)

Sob forte emoção dos fiéis, o Pe. Kennedy Amorim realizou na noite desta quinta-feira (27) a sua missa de despedida de Santa Cruz do Capibaribe. O pároco da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, vai assumir a paróquia de Nossa Senhora de Fátima no bairro da Boa Vista, em Caruaru.

Igreja de São Cristovão ficou repleta de fiéis para a missa de despedida (Walter Miro/Blog da Polo)

Durante toda celebração, o padre agradeceu o carinho das pessoas e falou que já se sente um ‘filho’ da Terra das Gameleiras. Pe. Kennedy chegou à Santa Cruz do Capibaribe em fevereiro de 2016, onde assumiu a paróquia. O padre ainda agradeceu ao ex-vereador Zé Minhoca que propôs um título de cidadão santa-cruzense ao sacerdote.

Pe. Kennedy realizou sua última celebração como pároco em Santa Cruz (Walter Miro/Blog da Polo)

“Há quase 6 anos, adentrava esta igreja carregando a cruz do Senhor Bom Jesus depois do rito de posse na nossa Matriz. Hoje estou aqui, novamente, diante do altar do senhor, mas hoje na atitude de gratidão a esta terra, a Santa Cruz, a este povo que me acolheu na esperança”, comentou Pe. Kennedy.

“O marco para mim foi o Centenário (da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel), foi muito lindo. Hoje me despeço de vocês dizendo muito obrigado, levo no coração cada um de vocês e a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima já está de portas abertas para receber cada um”, encerrou.

Em recente entrevista à Rádio Polo, Pe. Kennedy Amorim elencou desafios que já haviam sido propostos na época de sua nomeação para Santa Cruz, e agradeceu ao carinho da população.

“Foi brilhante, porque conseguimos mexer com toda a caminhada social de Santa Cruz, com um percurso histórico e a religiosidade que foi, de fato, um momento crucial, muito bonito a forma como a gente celebrou os 100 anos da nossa paróquia e isso eu nunca vou esquecer”, relatou Pe. Kennedy na entrevista à Rádio Polo, na segunda-feira dia 17 de janeiro.

Relembre a chegada do Pe. Kennedy Amorim

 

Há época de sua chegada, no dia 31 de janeiro de 2016, Pe. Kennedy foi recepcionado com clima de festa e bastante alegria dos fiéis. O Padre Adriano Manoel da Silva leu o decreto de posse do pároco, expedido pelo bispo diocesano Dom Bernadino Marchió e monsenhor Olivaldo Pereira, Vigário Episcopal.

Na chegada, Padre Kennedy Amorim realizou uma procissão até a Igreja de São Cristovão e foi acompanhado de milhares de fiéis.

Postado por: Eliton Araujo

28 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Homem é morto com disparo de grosso calibre na zona rural de Taquaritinga do Norte

 

Vítima tinha 26 anos (Ademilton Silva / Blog da Polo)

 

Na noite desta quinta-feira (27), um encontro de amigos acabou em tragédia no sítio Xavier, zona rural de Taquaritinga do Norte.

Informações da Polícia apontam que a vítima, identificada como Quitério da Silva (26 anos) estaria bebendo com o acusado do homicídio, quando acabaram entrando em discussão.

O autor do crime, identificado como Josean Santos de Moraes (47 anos) sacou uma faca e desferiu um golpe contra Quitério, durante uma luta corporal e em seguida, foi procurar uma arma que estaria na casa.

 

Arma foi escondida por trás de latas e garrafas (Ademilton Silva / Blog da Polo)

 

O acusado encontrou uma espingarda calibre 12 e efetuou um disparo contra a vítima, que estava na cozinha da casa. O único disparo atingiu Quitério no pescoço, ele acabou morrendo imediatamente.

Vizinhos que ouviram o disparo foram até a residência e arrombaram a porta, eles encontraram a vítima caída e ensanguentada, e o acusado se preparando para ir dormir.

A Guarda Civil Municipal de Taquaritinga do Norte foi acionada, eles foram até o local e acabaram detendo Josean em flagrante, o homem foi conduzido para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.

O Instituto de Criminalística foi acionado para realizar o levantamento cadavérico.

Josean passará por audiência de custódia na tarde desta sexta (28).

 

Arma e cartuchos foram encontrados e trazidos para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe (Ademilton Silva / Blog da Polo)

 

 

Postado por: Walter Miro

27 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Santa Cruz do Capibaribe registra 758 casos de Covid-19 em uma semana e ultrapassa 10 mil confirmações

 

Para contabilizar novos casos, uma unidade móvel foi instalada ao lado do Hospital Municipal (Assessoria)

 

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe acaba de confirmar que nos últimos sete dias, desde a última divulgação dos casos de Covid-19 no município, foram confirmados mais 758 diagnósticos da doença, uma média de 108 casos por dia.

Com este aumento, a cidade chega a 10.080 casos confirmados desde o início da pandemia.

O comunicado oficial não trouxe mais dados, apenas a confirmação de que a partir da próxima segunda (31), os boletins voltarão a ser emitidos de maneira diária.

O último boletim com todas as informações que costumeiramente são apresentadas, apontava que até o dia 19/01/2022, 9.033 pacientes já estão recuperados, com atualmente uma pessoa internada. Desde novembro não são confirmados novos óbitos, permanecendo em 164 a quantidade de pessoas que morreram pelas complicações do vírus.

“O uso expressivo de aumento de casos reforça a importância de seguir com rigor as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias e os decretos estabelecidos.

Use máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Essa luta é conjunta e somente juntos, venceremos”, diz o comunicado.

Postado por: Walter Miro

27 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Em alta de novos casos de Covid-19, Brejo da Madre de Deus confirma mais 95 infecções em 24 horas

 

Imagem ilustrativa (Estação Notícias)

 

O município de Brejo da Madre de Deus voltou a registrar números significativos de novos infectados por Covid-19 em 24 horas.

Após uma testagem em massa que apontou 98 novos casos no município na última terça (25), nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde confirmou 95 casos de Covid-19, fazendo com que o número de pacientes que algum momento estiveram infectados com o novo coronavírus seja agora de 2.464. O número de pacientes recuperados é de 2.178, com 74 óbitos.

Atualmente, há quatro pacientes internados em unidades de referência e 208 em isolamento domiciliar, sendo monitorados.

Não há até o momento a confirmação de casos da variante Ômicron no município.

 

 

Postado por: Walter Miro

27 de janeiro de 2022

ara

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Taquaritinga do Norte vai realizar processo seletivo para 46 vagas na Secretaria de Educação

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte divulgou a abertura de um processo seletivo simplificado para preencher 46 vagas em cargos de níveis médios e superior na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município.

De acordo com o edital, serão oferecidos vagas para os cargos de Auxiliar de Educação Infantil (12), Auxiliar de Transporte Escolar (8), Nutricionista (1), Professor de Geografia (1), Professor de História (1), Professor de Inglês (1), Professor de Matemática (5), Professor da Sala de Atendimento Educacional Especializado (3), Professor de Língua Portuguesa (1) e Profissional de Apoio Escolar (13). O salário inicial vai de R$ 1.212,00 a R$ 2.705,85 por mês.

As inscrições foram iniciadas nesta quinta-feira (27) e vai até o dia 07 de fevereiro de forma presencial na sede da Secretaria, localizada na Rua Padre Berenguer, N° 103, Centro de Taquaritinga do Norte, bem como pelo endereço eletrônico: seduc2009@gmail.com.

A presente seleção será realizada por meio da avaliação de prova de títulos. O resultado do processo seletivo simplificado será homologado, na Imprensa Oficial do Município de Taquaritinga do Norte-PE e Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (www.diariomunicipal.com.br/amupe/), através de Portaria Conjunta SEAD/SEDUC, onde constará lista de classificação geral, em ordem decrescente de classificação.

A aprovação para os cargos ofertados nesta seleção simplificada não gera o direito à admissão, mas esta, se houver, acontecerá conforme a necessidade da Administração Pública, obedecendo à ordem de classificação, durante o prazo de validade.

O prazo de validade da seleção será a partir de abril para o ano letivo de 2022, podendo ser prorrogado para o exercício 2023, a contar da data de homologação do resultado na Imprensa Oficial.

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

AGORA: Velório de Danilo Nunes acontece no Clube Ypiranga

 

Fotos: Ademilton Silva.

 

Teve início no final da tarde desta quinta-feira (27), o velório do colunista social Danilo Nunes, o conhecido Danilo da Zíper, assassinado de maneira brutal em Santa Cruz do Capibaribe no ultimo dia 15.

 

 

O velório acontece no Clube Ypiranga. O sepultamento está marcado para essa sexta-feira, às 16h, no Cemitério Novo de Santa Cruz.

Danilo foi vítima de homicídio praticado por adolescentes, que queimaram o corpo em Taquaritinga do Norte e roubaram o veículo da vítima. Relembre o caso.

 

Postado por: Janielson Santos

27 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

1° Encontro de Geógrafos de Santa Cruz do Capibaribe acontece nesta sexta-feira (28)

Vai acontecer na noite desta sexta-feira (28) o 1º Encontro de Geógrafos de Santa Cruz do Capibaribe, que será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 19hrs.

O tema central do evento “A importância da Geografia nos dias atuais”, que terá como palestrante o professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Dr. Antônio Albuquerque da Costa.

O professor Nilson Pereira, organizador do evento na cidade, destacou que o encontro servirá para referendar a importância de debater a geografia urbana e do Nordeste.

“Esse convite fica estendido aos profissionais da educação, principalmente aqueles que simpatizam com a área, mas também o público em geral que tem curiosidade de conhecer um pouco mais da nossa região e teremos um palestrante totalmente capacitado para abordar este tema”, comentou.

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

“Natal Encantado movimentou mais de 40 milhões em Santa Cruz do Capibaribe”, diz secretário de Turismo local

Marcelo Cumaru abordou temas como feiras, Calçadão e áreas de lazer

Secretário Marcelo Cumaru na Rádio Polo (Gilson Fernandes/Blog da Polo)

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, Marcelo Cumaru, afirmou que o Natal Encantado, realizado pela gestão do prefeito Fábio Aragão (PP), movimentou durante quase quarenta dias, R$ 40 milhões de reais. Os dados foram trazidos de forma prévia pelo secretário.

“O Natal Encantado representou um refrigério na economia da cidade e mais de 200 mil pessoas frequentaram os polos de animação. Investimos cerca de 1,2 milhão, mas o retorno movimentou toda economia local, foi do supermercado ao cabelereiro, passando pela loja de roupa, de calçados e restaurantes e lanchonetes e isso gerou uma entrada de mais de 40 milhões”, falou.

Ainda na oportunidade, Marcelo afirmou que a gestão já se reuniu com os membros da pasta do Turismo e já iniciaram o planejamento para a realização do Natal deste ano, que deve ser iniciado em novembro com encerramento no dia 06 de janeiro.

Programa Estúdio Livre vai ao ar de segunda a quinta-feira, das 10h às 12hrs (Gilson Fernandes/Blog da Polo)

A entrevista foi veiculada na manhã desta quinta-feira (27) na Rádio Polo durante o programa Estúdio Livre, onde o secretário destacou questões relacionadas as feiras livres, Calçadão Miguel Arraes de Alencar, Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva e Wellington Monteiro e destacou que em breve, o deputado Diogo Moraes deve anunciar a licitação para cobertura da Central de Feiras e Abastecimento.

Assista a entrevista na íntegra.

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Entrevista de Miguel Coelho e de Carlinhos da Cohab repercutem no Rádio Debate desta quinta-feira (27)

Miguel em evento realizado em Santa Cruz do Capibaribe ao lado de Edson e Alessandra (Acervo/Blog da Polo)

Exaltando sobre sua administração em Petrolina e trazendo diversas críticas ao atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o pré-candidato ao governo Miguel Coelho concedeu entrevista à Rádio Polo e ela foi tema do programa Rádio Debate na manhã de hoje.

O pré-candidato ao governo criticou diversas áreas que, no seu entendimento, a Frente Popular deixou a desejar, a exemplo de rodovias estaduais como a PE-145, a PE-090 dentre outras.

Miguel ainda abordou a posição de Edson e Alessandra, que estão filiados ao PSDB, e de acordo com Coelho, a possibilidade de saída da sigla é real. Miguel frisou que estará empenhado na volta de Edson à Assembleia, e que considera legítima uma disputa de deputada federal de Alessandra.

Vereador Carlinhos da Cohab criticou Edson Vieira, Zé Augusto e Sílvio Costa Filho (Acervo/Blog da Polo)

Além da pauta envolvendo Miguel Coelho, o vereador de situação de Santa Cruz do Capibaribe, Carlinhos da Cohab (PP) foi entrevistado na Rádio Filadélfia FM ontem e comentou os bastidores que estão ‘fervilhando’ com a aproximação das eleições de 2022.

Dentre os temas discutidos, o vereador citou que a possível candidatura de Edson Vieira a deputado estadual é única e exclusivamente um projeto político familiar que não traz nenhum benefício para a população. Além disso, Carlinhos taxou Edson de ‘Machista’ por optar pela sua candidatura em detrimento da atual deputada Alessandra Vieira, esposa do ex-prefeito.

Na segunda parte da entrevista, o vereador criticou a definição de Zé Augusto em apoiar Sílvio Costa Filho para deputado federal. O grupo Taboquinha na liderança do prefeito Fábio Aragão (PP), decidiu apoiar Eduardo da Fonte (PP) e Diogo Moraes (PSB). Zé ainda não declarou seu apoio para nenhum cargo em disputa para 2022.

Ouça o Rádio Debate desta quinta-feira.

Postado por: Eliton Araujo

27 de janeiro de 2022

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!