Um homem suspeito de praticar diversos furtos em Santa Cruz do Capibaribe foi detido pela Polícia Militar nesta quarta-feira (24). O fato inusitado chamou a atenção porque o indivíduo foi flagrado escondido dentro de uma caixa d’água na residência de sua mãe, localizada no Loteamento Cruzeiro, no bairro Palestina.
O suspeito, conhecido pelo apelido de “Nego”, já vinha sendo procurado. Ele é apontado como o autor do furto de uma motocicleta Bros de dentro de uma residência no Loteamento Flórida, crime que foi registrado por câmeras de segurança e ganhou grande repercussão na cidade nos últimos dias.
Durante as diligências da ocorrência, os policiais militares conseguiram localizar a motocicleta furtada no Sítio Camarinhas, na zona rural de Brejo da Madre de Deus. Ao ser questionado pela corporação, “Nego” confessou o crime e relatou que havia trocado o veículo por pedras de crack.
De acordo com a Polícia Militar, o homem é considerado de alta periculosidade no âmbito de crimes patrimoniais e possui uma extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, receptação e furtos. Ele também vinha sendo investigado por participação em outros crimes recentes no município.
Após a captura na caixa d’água, o elemento foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram adotados os procedimentos cabíveis para sua autuação.
Um comerciante foi vítima de um golpe financeiro e procurou a Delegacia de Polícia Civil após sofrer um prejuízo de R$ 800 na Central de Feiras e Mercados de Santa Cruz do Capibaribe.
De acordo com o relato da vítima, o crime aconteceu após ele ser abordado por uma mulher que vestia roupas semelhantes às de funcionários da operadora de telefonia. A suspeita ofereceu um suposto plano telefônico com um custo bem mais baixo que o praticado no mercado.
Interessado na oferta, o comerciante forneceu seus dados pessoais e permitiu que a mulher tirasse uma fotografia de seu rosto, acreditando que a imagem fazia parte do procedimento padrão para a contratação e ativação do serviço. No entanto, pouco tempo depois da abordagem, a vítima percebeu uma movimentação indevida em sua conta bancária e confirmou o desfalque de R$ 800.
O caso foi formalmente registrado na Delegacia local, que já iniciou as investigações para tentar identificar e localizar a mulher responsável pelo estelionato.
As autoridades policiais aproveitam o ocorrido para alertar a população e orientar que os consumidores redobrem a atenção, evitando o fornecimento de documentos, dados pessoais ou fotografias fora de lojas físicas autorizadas ou dos canais digitais oficiais das operadoras.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpre agenda institucional em Santa Cruz do Capibaribe nesta sexta-feira (26), onde participa oficialmente do encerramento da programação do São João da Moda 2026. A visita da chefe do Executivo estadual reforça a presença e o apoio do Governo do Estado a um dos principais e mais movimentados festejos juninos do Agreste pernambucano.
Além dos compromissos institucionais no município, a expectativa é de que a governadora acompanhe de perto a última noite da festividade, que se consolidou como um forte indutor econômico para a região, alavancando os setores de comércio, turismo e serviços locais.
Thiaguinho, Calcinha Preta e Rey Vaqueiro encerram a festa
Para fechar com chave de ouro a edição de 2026, a programação desta sexta-feira promete atrair uma multidão ao Parque Wellington Monteiro. O palco principal receberá três grandes atrações de peso nacional: Rey Vaqueiro, Thiaguinho e a banda de forró Calcinha Preta. Ainda sobem ao palco Mandacaru Capibaribe e Leidinha Santos.
A Casa do Povo Santa-cruzense está entre as sete câmaras, no Estado, a obter a certificação máxima em transparência
Transparência, responsabilidade e compromisso com a população marcaram a Audiência Pública de Prestação de Contas do Primeiro Semestre Legislativo de 2026. Em cumprimento à Resolução nº 002/2017, os vereadores apresentaram um balanço das atividades legislativas e financeiras desenvolvidas pela Câmara Municipal ao longo dos primeiros meses do ano.
Durante a audiência, realizada na terça-feira (16), no Plenário da Casa de Leis, os parlamentares destacaram a atuação legislativa e o trabalho desenvolvido em atendimento às demandas da população.
No período, foram apresentados 127 Projetos de Lei do Legislativo, 16 Projetos de Lei do Executivo e 35 Projetos de Resolução. Dessas matérias, 82 foram transformadas em leis e 15 em resoluções. Também tramitaram 953 requerimentos, 110 votos de aplausos e diversas outras proposições.
“Seguindo a mesma linha do ano passado, chegamos ao final do primeiro semestre com uma produção legislativa muito próxima da registrada no mesmo período anterior. Isso demonstra que o trabalho individual de cada parlamentar permanece firme e reforça o compromisso da atual legislatura com os interesses da população”, destacou o presidente Augusto Maia (MDB).
Na prestação de conta financeira, foram detalhadas as receitas e despesas executadas entre janeiro e maio, evidenciando o cumprimento dos limites legais. Os gastos com pessoal corresponderam a 53% da receita, índice abaixo do teto de 70% estabelecido pela legislação.
“Fico muito feliz em fazer parte desta legislatura e ver os números e os recursos desta Casa sendo apresentados com total transparência para toda a cidade. Isso apenas reforça o que temos percebido nas ruas: o reconhecimento da população pelo trabalho que a Câmara vem desenvolvendo”, ressaltou o vice-presidente Marlos da Cohab (MDB).
O Departamento de Comunicação Institucional também apresentou os indicadores de alcance, produção de conteúdo e engajamento nas plataformas digitais, além dos resultados da divulgação das ações legislativas em blogs e emissoras de rádio.
Após a audiência pública, foi realizada a entrega dos gabinetes reformados, seguida de um café da manhã junino de confraternização entre vereadores, servidores e profissionais da imprensa, celebrando mais uma etapa dos avanços estruturais e administrativos da Casa de Leis.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, assinou o Decreto nº 041/2026 que oficializa a prorrogação do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal com a Fazenda Pública do Município, o “REFIS Santa Cruz do Capibaribe 2026”.
Com a publicação do documento, os contribuintes do município ganharam mais tempo para negociar seus débitos fiscais. O programa foi estendido e seguirá ativo até o dia 30 de novembro de 2026. A medida está respaldada no Art. 6º da Lei Municipal nº 4.175/2026, que instituiu originalmente o programa de renegociação.
O encerramento do São João da Moda 2026, nesta sexta-feira, dia 26 de junho, será marcado pelo ecletismo e pela estreia de grandes nomes nacionais na Capital da Moda. Rey Vaqueiro e o cantor Thiaguinho são os estreantes que prometem fechar o evento com chave de ouro.
Rey Vaqueiro chega como um dos principais nomes do piseiro e do forró de vaquejada da atualidade, puxando o coro com sucessos como “Sua Preferência”. Já Thiaguinho trará toda a sua “Ousadia e Alegria” com muito pagode, embalando a arena ao som de “Falta Você” e “Tá Vendo Aquela Lua”.
A noite de despedida também terá o forró icônico da banda Calcinha Preta, o talento regional de Mandacaru Capibaribe e a cantora Leidinha Santos.
O programa Rádio Debate, da Rádio Polo, desta quinta-feira (25) abordou duas novas pesquisas eleitorais divulgadas em relação à corrida presidencial no Brasil. Os institutos Indexa e Gerp trouxeram novos números e a destacada polarização entre o atual presidente Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
A segunda rodada da pesquisa da Indexa, mostra que a disputa presidencial de 2026 segue concentrada entre os dois principais polos políticos do país. O presidente Lula (PT) lidera a corrida ao Planalto, com 42% das intenções de voto, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 31%. Ronaldo Caiado (PSD) tem 5%, enquanto Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão) aparecem com 3% cada. Joaquim Barbosa (DC) e Augusto Cury (Avante) marcam 1%. Samara Martins (UP) e Cabo Daciolo (Mobiliza) têm 0%. Votos brancos e nulos somam 8%, e 6% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
O levantamento também mostra que Lula derrotaria Flávio em um eventual segundo turno, por 47% a 40%. Em relação à rodada anterior, em maio, o presidente avançou um ponto percentual, e o senador caiu um. Na comparação com a rodada anterior, realizada em maio, Lula oscilou de 39% para 42%, e Flávio Bolsonaro passou de 30% para 31%. Caiado recuou de 7% para 5%, Zema caiu de 5% para 3%, e Renan Santos subiu de 2% para 3%.
A segunda rodada da pesquisa nacional da Indexa Pesquisas foi realizada entre os dias 18 e 20 de junho de 2026, por meio de entrevistas telefônicas com 2.000 eleitores distribuídos em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08944/2026.
Pesquisa Gerp
Já na pesquisa Gerp, o instituto apontou empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro nos cenários de 1º e 2º turno. No cenário medido para o 1º turno, Lula registra 37% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece logo em seguida com 34%.
Cenários de 2º Turno
O instituto Gerp testou três possíveis confrontos diretos para a segunda etapa da disputa eleitoral, evidenciando a polarização e a força de nomes da direita e do centro:
Cenário 1: Em um embate direto entre os dois principais líderes da pesquisa, Flávio Bolsonaro pontua 42% contra 40% de Lula, configurando empate técnico linear. Brancos, nulos ou nenhum somam 14,8%, e 3,5% não souberam ou não responderam.
Cenário 2: Contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Zema atinge 36%. Nesse quadro, o índice de eleitores que optaram por nenhum chega a 21,4%, e 4,3% não responderam.
Cenário 3: Diante do ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), o presidente Lula registra 39% frente a 38% de Caiado, mantendo a margem estreita de disputa. Os votos brancos, nulos ou nenhum somam 18,6%, enquanto 4,5% não souberam ou não responderam.
O instituto Gerp entrevistou 2.000 eleitores ouvidos em todo o país entre os dias 15 a 20 de junho de 2026. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, e a pesquisa foi registrada no TSE sob o n° BR-09657/2026.
Uma nova pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Gerp nesta quarta-feira (24) aponta um cenário de equilíbrio acirrado na corrida pela Presidência da República. De acordo com o levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem em situação de empate técnico tanto nas projeções de primeiro turno quanto nas simulações de segundo turno, considerando a margem de erro de 2,19 pontos percentuais.
No cenário medido para o 1º turno, Lula registra 37% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece logo em seguida com 34%.
Cenários de 2º Turno
O instituto Gerp testou três possíveis confrontos diretos para a segunda etapa da disputa eleitoral, evidenciando a polarização e a força de nomes da direita e do centro:
Cenário 1: Em um embate direto entre os dois principais líderes da pesquisa, Flávio Bolsonaro pontua 42% contra 40% de Lula, configurando empate técnico linear. Brancos, nulos ou nenhum somam 14,8%, e 3,5% não souberam ou não responderam.
Cenário 2: Contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Zema atinge 36%. Nesse quadro, o índice de eleitores que optaram por nenhum chega a 21,4%, e 4,3% não responderam.
Cenário 3: Diante do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), o presidente Lula registra 39% frente a 38% de Caiado, mantendo a margem estreita de disputa. Os votos brancos, nulos ou nenhum somam 18,6%, enquanto 4,5% não souberam ou não responderam.
Ficha Técnica da Pesquisa
Entrevistas: 2.000 eleitores ouvidos em todo o país.
Período de campo: De 15 a 20 de junho de 2026.
Margem de erro: 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.
O presidente Lula em viagem à França / Crédito: Ricardo Stuckert/Presidência da República
A segunda rodada da pesquisa nacional da Indexa Pesquisas mostra que a disputa presidencial de 2026 segue concentrada entre os dois principais polos políticos do país. O presidente Lula (PT) lidera a corrida ao Planalto, com 42% das intenções de voto, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 31%.
Os demais nomes testados permanecem distantes. Ronaldo Caiado (PSD) tem 5%, enquanto Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão) aparecem com 3% cada. Joaquim Barbosa (DC) e Augusto Cury (Avante) marcam 1%. Samara Martins (UP) e Cabo Daciolo (Mobiliza) têm 0%. Votos brancos e nulos somam 8%, e 6% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
O levantamento também mostra que Lula derrotaria Flávio em um eventual segundo turno, por 47% a 40%. Em relação à rodada anterior, em maio, o presidente avançou um ponto percentual, e o senador caiu um.
Na comparação com a rodada anterior, realizada em maio, Lula oscilou de 39% para 42%, e Flávio Bolsonaro passou de 30% para 31%. Entre os candidatos alternativos, o desempenho continua baixo: Caiado recuou de 7% para 5%, Zema caiu de 5% para 3%, e Renan Santos subiu de 2% para 3%.
Os recortes regionais mostram que os nomes de fora da polarização ainda têm desempenho localizado. Zema alcança seu melhor resultado no Sudeste, com 5%. Caiado chega a 10% no Centro-Oeste. Já Renan Santos enfrenta o desafio do desconhecimento: 32% dos brasileiros dizem não conhecê-lo o suficiente para opinar. No Sul, o índice sobe para 41%.
A pesquisa também indica alto grau de decisão do eleitorado. Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados dizem que o voto já está definido. Outros 25% afirmam que ainda podem mudar de escolha, e 8% não souberam ou não opinaram.
Entre os eleitores de Lula, 81% dizem que a decisão já está tomada. Entre os apoiadores de Flávio Bolsonaro, o percentual é de 74%. A fidelidade do voto de 2022 também se mantém elevada: 84% dos que dizem ter votado em Lula no segundo turno afirmam que votarão novamente no petista; entre os que votaram em Jair Bolsonaro, 69% declaram voto em Flávio.
Em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente aparece com 47%, contra 40% do senador. Brancos e nulos somam 9%, e 4% não souberam ou não responderam. Contra Renan Santos, Lula venceria por 48% a 28%.
Pix e crime organizado
A pesquisa também abordou o PIX e o combate ao crime organizado. Segundo a Indexa, o sistema de pagamentos instantâneos está amplamente incorporado ao cotidiano dos brasileiros e desperta interesse sempre que surgem discussões sobre mudanças em sua utilização, fiscalização ou regulamentação.
No tema da segurança pública, o levantamento aponta amplo apoio a medidas de combate às facções criminosas. A pesquisa identifica convergência entre eleitores de diferentes campos políticos sobre a necessidade de fortalecer políticas públicas contra o crime organizado, embora haja diferenças sobre quais estratégias devem ser priorizadas.
Metodologia
A segunda rodada da pesquisa nacional da Indexa Pesquisas foi realizada entre os dias 18 e 20 de junho de 2026, por meio de entrevistas telefônicas com 2.000 eleitores distribuídos em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08944/2026.
O Instituto Opinião, que atua desde 2007 no segmento de pesquisas eleitorais, opinião pública e análise de cenários políticos, passou a se chamar Indexa Pesquisas. Segundo a empresa, o reposicionamento integra um processo de expansão e consolidação da marca, mantendo a mesma estrutura técnica, equipe e metodologia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a nova liderança do governo no Senado Federal. A decisão foi tomada após um entendimento direto entre o chefe do Executivo e o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou oficialmente a função de articulador na Casa.
Em seu primeiro mandato no Senado, a parlamentar pernambucana passa a ocupar um dos postos mais estratégicos da base governista no Congresso Nacional. Em nota oficial, o presidente Lula destacou que a principal missão de Teresa Leitão será conduzir o debate e acelerar a votação de projetos considerados cruciais para o governo.
Entre as prioridades imediatas na Casa estão:
Fim da escala 6×1: Articulação política para o avanço da proposta que extingue a jornada de trabalho de seis dias por um de descanso.
PEC da Segurança Pública: Condução das negociações em torno da Proposta de Emenda à Constituição voltada para a área de segurança.
Projetos prioritários: Coordenação e alinhamento de outras matérias de interesse do governo que já estão em tramitação.
Saída de Jaques Wagner
A mudança no comando da liderança ocorre logo após o senador Jaques Wagner ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão em operação deflagrada pela Polícia Federal. O envolvimento do parlamentar baiano nas investigações acabou intensificando a pressão de bastidores para a sua substituição, visando blindar e reorganizar a articulação política do Palácio do Planalto no Senado.
O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), cumpriu uma importante agenda administrativa em Brasília nesta semana para receber uma das principais honrarias de gestão pública do país. O município conquistou o primeiro lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
“Esse primeiro lugar coloca Toritama no topo do Nordeste e é o fruto de muito trabalho, dedicação e transparência de toda a nossa equipe. Ter uma contabilidade pública organizada e confiável perante o Governo Federal abre portas e prova que cuidamos do dinheiro público com o máximo de responsabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou o prefeito Sérgio.
Na prática, a premiação da STN funciona como um selo de excelência e avalia de forma rigorosa se o ente público envia corretamente as suas prestações de contas por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Para definir o ranking nacional, o órgão realiza uma série de cruzamentos de dados e verificações técnicas de documentos cruciais, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
A comitiva na capital federal, que conta com a presença da primeira-dama Fernanda Florêncio, da secretária da Fazenda, Rita de Cássia, e de servidores da pasta. O resultado consolida Toritama como referência em contabilidade organizada, transparência e controle interno.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço oficial da Operação São João 2026, realizada entre os dias 19 e 24 de junho nas rodovias federais de Pernambuco. O período foi marcado por um intenso fluxo de veículos, especialmente nas BRs 232 e 428, principais rotas de acesso aos polos festivos do Agreste e Sertão do estado.
Balanço de Acidentes e Vítimas
Durante os cinco dias de operação, foram contabilizados 59 sinistros, que resultaram em 63 pessoas feridas e 6 mortes. Do total de vítimas fatais, quatro eram motociclistas e duas eram ciclistas.
Em comparação com o ano anterior (quando a operação ocorreu entre 18 e 24 de junho, coincidindo com o feriado de Corpus Christi), houve um aumento no número de acidentes e feridos, mas uma leve redução nas mortes. Em 2025, foram registrados 49 sinistros, 53 feridos e 7 óbitos.
Fiscalização e Lei Seca
Com a Lei Seca completando 18 anos, o combate à mistura de álcool e direção foi uma das prioridades das equipes. No total, a PRF fiscalizou 5.329 veículos e 7.034 pessoas.
Testes de bafômetro: 4.436 exames realizados.
Autuações por alcoolemia: 120 motoristas foram autuados.
Prisões por embriaguez: 3 condutores foram detidos por estarem sob efeito de álcool.
Principais Infrações Registradas
O excesso de velocidade liderou as irregularidades nas rodovias, sendo flagrado em 342 imagens de radar. O balanço apontou ainda outras autuações expressivas:
Ultrapassagem em local proibido: 266 autuações.
Tráfego pelo acostamento: 220 autuações.
Não uso do cinto de segurança: 172 autuações.
Falta de capacete: 79 autuações.
Ausência da cadeirinha infantil: 25 autuações.
A fiscalização também recolheu 247 veículos irregulares para o pátio e registrou 331,7 toneladas de mercadorias com excesso de peso, gerando 27 autuações específicas, além de outras 99 pelo desrespeito à Lei do Descanso.
Ações Educativas e Segurança Viária
As atividades educativas de trânsito alcançaram 3.782 pessoas através de abordagens direcionadas e do projeto Cinema Rodoviário. O suporte da Carreta do Cinema PRF, inclusive, continuará disponível na Estação Ferroviária de Caruaru até o dia 27 de junho.
Com foco na prevenção de acidentes graves, os agentes removeram 104 animais de grande porte das margens das pistas e prestaram auxílio mecânico ou operacional a 146 motoristas ao longo do feriado.
Combate ao Crime
No campo criminal, as ações da PRF resultaram na detenção de 36 pessoas por delitos diversos, como tráfico de entorpecentes, uso de documento falso, receptação de veículos e adulteração de sinais identificadores. Ao todo, foram apreendidos 23,7 kg de maconha, 136 m³ de madeira ilegal e 10 veículos roubados foram recuperados.
Os custos das grandes atrações do São João da Moda 2026 de Santa Cruz do Capibaribe continuam sendo atualizados no Portal da Transparência. A nova remessa de dados revela o valor do cachê do cantor Xand Avião, que se apresentou no último domingo (21) arrastando uma multidão no trio elétrico durante o retorno das tradicionais drilhas, no bloco “Mêi da Rua”. A apresentação do comandante custou R$ 800 mil.
Além de Xand, os valores de outros grandes nomes do cenário nacional e regional que compõem a grade oficial do festejo, que segue com programação até esta sexta-feira (26), também foram detalhados. Entre eles, destacam-se a dupla Matheus e Kauan, que se apresentou no dia 19, e o cantor Natanzinho Lima, atração do primeiro fim de semana do evento.
O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h.
De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h. As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores.
A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).
Na noite da última segunda-feira (22), Pedro Victor Alves da Silva, de 23 anos, foi vítima de um homicídio na zona rural de Taquaritinga do Norte, especificamente na comunidade de Placas, no Agreste pernambucano.
Relatos indicam que a vítima estava em seu quarto quando o imóvel foi invadido por ao menos quatro homens encapuzados e armados, que arrombaram a entrada e dispararam diversas vezes contra o jovem.
Uma testemunha que estava no local informou que os suspeitos trancaram os demais ocupantes da casa, incluindo uma criança de 1 ano, em outro cômodo antes de iniciarem o ataque. Gritos de socorro foram ouvidos logo após a sequência de tiros.
O SAMU chegou a ser acionado e removeu Pedro Victor para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva, também conhecido como Hospital da Dália da Serra. Contudo, devido às múltiplas perfurações, estimadas entre 10 e 14 disparos pela equipe médica, o jovem não resistiu e veio a óbito na unidade.
Agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar estiveram presentes para os levantamentos iniciais. O caso agora está sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Taquaritinga do Norte, que busca descobrir a autoria e as causas do crime.
A noite da terça-feira, 23 de junho, véspera de São João, guardará um momento histórico para o público santa-cruzense. O cantor Zezé di Camargo se apresentará em carreira solo pela primeira vez no palco principal do São João da Moda, trazendo seu aclamado projeto “Rústico”.
O artista, que já esteve se apresentando no festejo em edições anteriores ao lado do irmão Luciano, promete emocionar gerações com hinos do sertanejo como “É o Amor”, “No Dia em que Eu Saí de Casa” e “Flores em Vida”.
Para deixar a noite ainda mais especial, o público vai forrozear ao som da banda Magníficos, com clássicos como “Me Usa”, do cantor Nando Cordel e do grupo local Decentes do Forró.
O programa Rádio Debate, da Rádio Polo, desta segunda-feira (22) abordou a visita do presidenciável Romeu Zema (Novo), ex-governador de Minas Gerais, que esteve em Pernambuco e visitou Santa Cruz do Capibaribe no último sábado (20).
Dentre os pontos analisados, os debatedores comentaram sobre a vinda do ex-governador mineiro, principalmente para conhecer o Moda Center. A visita foi articulada pelo presidente do partido Novo em Pernambuco, Técio Teles, que também esteve acompanhando Zema nas agendas no Estado.
Pesquisa Datafolha
A outra pauta abordada foi a nova pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Datafolha, que mostrou o presidente Lula (PT) na liderança com 41% das intenções de voto no cenário de 1º turno, dez pontos à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 31%. No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, o presidente tinha 40%, e o senador, os mesmos 31%.
Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) vem com 3%, Aécio Neves (PSDB), Augusto Cury (Avante), Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP) têm 2% cada. Cabo Daciolo (Mobiliza), Joaquim Barbosa (DC) e Rui Costa Pimenta (PCO) aparecem com 1%. Hertz Dias (PSTU) e Edmilson Costa (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7% e Não sabe atingiu 4%.
Cenário de 2º turno
No cenário de 2º turno, Lula aparece com 47%, contra 43% de Flávio Bolsonaro. O cenário é o mesmo do levantamento anterior, de 22 de maio.
O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho, segundo dados informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número BR-09956/2026.
O maior centro atacadista de confecções da América Latina está pronto para um dos períodos mais lucrativos. Impulsionada pelo ciclo junino de 2026, a indústria têxtil de Pernambuco vive um momento de otimismo, tendo o Moda Center como o principal catalisador desse crescimento econômico.
De acordo com a edição especial de São João do ICETEC (Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e de Confecções), divulgada pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) em parceria com a Macro BI Consultoria, 77% dos empresários do setor afirmam que os resultados comerciais deste ano serão melhores ou muito melhores na comparação com o mesmo período de 2025.
O cenário positivo é impulsionado principalmente pela intensa movimentação de compradores no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, maior centro atacadista de confecções e principal vitrine comercial da produção regional durante o período junino. Apenas 11,5% dos entrevistados preveem estabilidade e outros 11,5% estimam um cenário inferior. Os dados completos estão disponíveis no site oficial da instituição (www.ntcpe.org.br).
O Motor Econômico do São João
O fluxo massivo de compradores que desembarca nas dependências do Moda Center neste período reflete o peso estratégico das festas juninas para o faturamento do Agreste. Para quase 90% do arranjo produtivo local, o São João é um pilar de sustentação indispensável:
🟣 51,9% consideram o impacto de crescimento (entre 15% e 30%);
🟣 28,8% definem como alto (alta de 30% a 50%);
🟣 7,7% classificam o impacto financeiro como muito alto (crescimento acima de 50%).
Além disso, o levantamento do ICETEC revelou que o São João exerce um impacto muito mais amplo e profundo sobre a dinâmica econômica regional do que o Dia das Mães, gerando estoques mais robustos, maior mobilização industrial e uma circulação recorde de clientes nos corredores e boxes do Moda Center.
Produção a Todo Vapor e Geração de Emprego
Para dar conta da demanda que abastece feirantes e lojistas de todo o país no Moda Center, as indústrias anteciparam o ritmo operacional. No período da coleta de dados, 57,7% das fábricas já estavam com a produção junina ativa e 86,5% confirmaram um aumento real no volume de peças produzidas.
Essa engrenagem acelerada movimentou o mercado de trabalho local. Para absorver os pedidos:
🟣 15,4% das indústrias ampliaram o uso de facções externas;
🟣 13,5% estenderam as jornadas com horas extras;
🟣 9,6% recorreram a contratos temporários (onde 72,7% dessas vagas absorveram de 1 a 5 novos trabalhadores por empresa).
Desafios
Apesar do cenário de vendas aquecidas no Moda Center, o empresariado lida com pressões inflacionárias. Para garantir a sustentabilidade do negócio, 69,3% das empresas realizaram reajustes nos preços finais dos produtos.
Os principais gargalos apontados foram os custos com matéria-prima (40,4%), seguidos por logística (32,7%) e mão de obra (21,2%). Além disso, 53,8% relataram dificuldades no abastecimento de insumos. No longo prazo, a concorrência agressiva com produtos importados (46,2%) continua no topo das preocupações, seguida pela escassez de mão de obra em períodos de pico (19,2%).
Perfil do Consumidor e a Força da Loja Física
O raio-X do mercado mostra que o cliente que frequenta o Polo de Confecções está mais cauteloso: 80,8% dos produtores percebem uma maior sensibilidade aos preços.
Mesmo com o avanço digital, a presença física no Moda Center continua sendo a liderança absoluta de vendas. A eficiência no escoamento impressionou: 96,1% das empresas indicaram melhora ou grande melhora nos níveis de estoque.
“Os dados apresentados confirmam que o São João não é apenas uma manifestação cultural, mas sim um dos motores econômicos mais vitais para o Polo de Confecções de Pernambuco. O alto índice de confiança demonstra a maturidade e a agilidade comercial das nossas indústrias em responder com rapidez e eficiência ao mercado nacional”, ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.
Com 53,8% dos produtores declarando-se totalmente satisfeitos com o ciclo de 2026, Santa Cruz do Capibaribe consolida sua força e o Moda Center reafirma sua posição de liderança como a grande vitrine da moda do Nordeste.
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que conta com o apoio da ex-prefeita Madalena Britto, esteve na noite de ontem em Arcoverde, no Sertão, ao lado do pré-candidato ao governo do estado, João Campos. O encontro reuniu lideranças políticas e a população para um diálogo sobre o projeto do PSB para Pernambuco. A agenda reforçou a unidade do grupo de oposição na cidade em torno da candidatura de João Campos em 2026.
“Estou muito feliz e orgulhoso de fazer parte desse time, de defender João na Assembleia Legislativa, de defender o povo pernambucano e o povo de Arcoverde. Estou aqui como deputado estadual, ao lado de Dona Madalena e de todo o grupo político. Há dois anos, mostramos um caminho para Arcoverde, mas infelizmente a cidade não seguiu por ele e hoje vive às duras penas, numa realidade que não oferece oportunidades ao seu povo. Por isso, estamos nos unindo para representar Arcoverde na Assembleia, junto com Dona Madalena e todo esse grupo que segue como oposição na cidade. Luiz Inácio Lula da Silva está com João, com Humberto, com Marília, com Carlos Costa e com os deputados que estão aqui neste palanque. João é o candidato de Lula”, afirmou Diogo Moraes.
João Campos destacou o início de uma caminhada construída no diálogo direto com a população. “Estamos só começando essa caminhada. Para quem acha que o tempo bom foi quando Eduardo era governador e Lula presidente, é porque ainda não tem noção do que vai ser a partir de primeiro de janeiro de 2027, com esse time no governo, Lula em Brasília e o povo de Pernambuco mandando no estado”, disse o pré-candidato.
A ex-prefeita Madalena Britto também participou do encontro e reafirmou o apoio ao grupo. “João, Arcoverde sempre torceu por você, assim como torceu por seu pai. Estivemos sempre lado a lado, e nessa confiança você pode esperar que Arcoverde vai te dar o mesmo carinho. Eu vejo em você essa esperança, e você sabe fazer política como a gente sempre quis”, declarou.
O segundo final de semana do São João da Moda foi marcado por eventos grandiosos, entre eles o “No Mêi da Rua”, que trouxe de volta as drilhas, formato que não era realizado em Santa Cruz do Capibaribe há mais de uma década e que levou mais de 40 mil pessoas para dançar pelas ruas da cidade. O domingo reuniu Xand Avião, um dos artistas mais consagrados do Brasil, e Elifas Júnior, o Rei das Drilhas, artista pernambucano que consolidou sua carreira se apresentando em quadrilhas e micaretas por todo o estado.
O final de semana começou com os shows de sexta-feira na Arena da Moda, onde Juciê, Lipe Lucena, Wesley Safadão e a dupla Matheus e Kauan, em apresentação inédita no evento, comandaram a festa. A noite coincidiu com o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, e o show de Wesley Safadão acompanhou o primeiro tempo da vitória brasileira sobre o Haiti, com os gols sendo festejados ao som de muito forró.
No domingo, mais de 30 mil pessoas ocuparam a PE-160 para acompanhar a apresentação de Elifas Júnior e um grandioso show de Xand Avião, que durante cerca de duas horas cantou sucessos para um público de todas as idades, que não parou de dançar um só instante.
“Esta é uma cidade muito especial na minha trajetória, eu amo Santa Cruz do Capibaribe. Nesta noite foi um show que me permitiu voltar a apresentar um repertório que eu gosto de trazer para o público e que, como vocês puderam ver, é consagrado. Além disso, ver tantas pessoas de todas as idades, aqueles que com certeza iam aos shows na sua juventude hoje com seus filhos ali aproveitando, isso é muito especial”, disse Xand Avião.
Nesta terça-feira (23), o São João da Moda continua com apresentações no Polo Forró da Ema e no Palco Principal, com a banda local Decentes do Forró e ainda Nando Cordel, Magníficos e Zezé di Camargo.
O distrito de Pão de Açúcar viveu um sábado (20) de festa e tradição com a programação do São João Serrano 2026. Promovido pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte, o evento atraiu público expressivo para a localidade conhecida nacionalmente como a Capital da Camisaria.
A programação começou à tarde, no Arraial da Dona Gilza. O espaço recebeu apresentações dos alunos da Escola Municipal Gilzenete Guerra e show do Trio Caçulas do Forró, com foco na valorização de artistas locais e na participação da comunidade escolar.
À noite, a festa seguiu com uma grade que uniu tradição e música regional. Subiram ao palco Coroné do Pife, a Quadrilha Girassol, o Coral Dálias da Serra, Leidinha Santos e Adriano Silva. A área de shows registrou público expressivo.
Para a gestão municipal, o resultado confirma a estratégia de descentralizar os festejos. “O São João Serrano é mais que festa: é geração de renda, é turismo e é o orgulho da nossa gente. Pão de Açúcar mostrou a força da nossa cultura popular”, afirmou o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins.
O impacto econômico foi registrado diretamente pelo comércio local. Donos de bares e vendedores ambulantes relataram aumento significativo nas vendas durante o evento. A segurança e a organização também foram pontos elogiados pelo público presente.
O São João Serrano 2026 segue com programação em outras localidades do município até o dia 11 de julho. A proposta é valorizar a identidade cultural, impulsionar o turismo e fortalecer a economia local. A programação completa pode ser conferida no Instagram da prefeitura de Taquaritinga do Norte.
Uma tentativa de homicídio foi registrada no Loteamento Residencial Cruzeiro, em Santa Cruz do Capibaribe. A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma ocorrência envolvendo uma pessoa esfaqueada no endereço mencionado.
Ao chegar ao local, a guarnição identificou a vítima como Roberto de França Silva. O jovem apresentava duas perfurações por golpes de faca na região das costas. Com a chegada de uma equipe do SAMU, o ferido recebeu os primeiros atendimentos e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local para passar por uma avaliação médica detalhada.
Foto: Ademilton Silva
De acordo com relatos da própria vítima aos policiais, o autor do crime seria um indivíduo conhecido pelo apelido de “Nego”, que reside nas proximidades de onde o fato aconteceu.
A Polícia Militar realizou rondas na localidade com o objetivo de capturar o agressor, porém, até o momento, ele não foi localizado. O caso deve ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe.
O tradicional “São João da Rádio Polo edição 2026” segue movimentando as manhãs da emissora com muito forró e cultura regional. O projeto traz artistas locais e do Agreste para se apresentarem ao vivo no programa Estúdio Livre, que vai ao ar das 11h ao meio-dia.
Já passaram pelos estúdios, o cantor Bidinga do Acordeon, Laís Vaqueira, Thaís Gomes, Trio Forrozado, Augusto do Acordeon, Leidinha Santos, Axé e Forrozão Tá nas Bases e Jota do Acordeon.
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
Foto: Lucas Carvalho
A programação continua nesta sexta-feira (19) com a banda Jeito Dengoso. Nesta segunda-feira, o comando do fole ficou por conta de Dida de Nan, e o encerramento desta edição do projeto será com o cantor Valdo e Forrozão das Gameleiras, na próxima sexta-feira (26).
Confira abaixo as apresentações que já ocorreram na emissora:
Na terça-feira (23), véspera de São João, a programação ganha um tom de pura descontração com o esperado “Arraial da Polo”. Neste dia, os próprios funcionários e locutores da emissora assumem os microfones para cantar (ou tentar) ao vivo, garantindo uma manhã de muita resenha e alegria para os ouvintes.
São João da Moda 2026
Além das apresentações no estúdio, a Rádio Polo segue com uma cobertura jornalística detalhada do São João da Moda 2026. A equipe acompanha de perto todos os detalhes do festejo na Arena da Moda — que começou no dia 13 e vai até 26 de junho —, trazendo transmissões ao vivo dos shows, bastidores e entrevistas exclusivas com os artistas e com o público.
O prazo da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro termina nesta quinta-feira (25). Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avaliar os relatórios médicos e o comportamento do ex-presidente para decidir se prorroga o benefício ou se determina o retorno dele ao regime fechado.
Bolsonaro, de 71 anos, cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Ele obteve o direito à prisão domiciliar em março deste ano, pelo prazo de 90 dias, após ser internado em Brasília com broncopneumonia. Antes disso, ele estava custodiado em uma sala de Estado-Maior no Complexo da Papuda.
Defesa alega piora na saúde e pede novos exames
Os advogados de Bolsonaro solicitaram a Moraes autorização para a realização de uma nova bateria de exames (incluindo tomografia, endoscopia e pHmetria). O objetivo é investigar quadros de esofagite, refluxo e gastrite crônica.
Segundo o relatório médico enviado ao STF:
O ex-presidente apresentou uma piora considerável nas crises de soluço, demandando doses de medicamentos no limite terapêutico de segurança.
Ele passou por uma cirurgia no ombro direito em maio e mantém queixas de fadiga, cansaço e oscilações no equilíbrio.
O quadro cardiológico e a pressão arterial permanecem estáveis.
Apreensão de arma e uso de remédios psiquiátricos
Um fato que pode complicar a situação do ex-presidente foi a apreensão, no último dia 15, de uma pistola Glock 9mm pertencente a Bolsonaro. A arma estava em um veículo conduzido por um militar do GSI responsável por sua segurança, que alegou estar levando a pistola para manutenção. Como o Certificado de Registro (Craf) não estava no carro, o armamento foi retido pela Polícia Civil do DF.
Moraes exigiu explicações da defesa sobre o episódio na reta final do prazo da domiciliar. Em resposta ao STF, os advogados justificaram que a própria segurança desativou o percussor da arma, tornando-a inoperante, sem o conhecimento do político. A medida teria sido tomada devido ao impacto de medicações psiquiátricas na cognição de Bolsonaro, remédios que, segundo a defesa, motivaram inclusive o episódio anterior de rompimento de sua tornozeleira eletrônica.
Especialistas apontam que a apreensão da arma pode ser considerada uma falta grave, dando margem para que o ministro regrida o regime ou imponha novas restrições. Contudo, por se tratar de um paciente idoso e com a saúde debilitada, há chances de a prisão domiciliar ser mantida sob novas condições.
As restrições atuais da prisão domiciliar:
Atualmente, Bolsonaro cumpre as seguintes medidas restritivas:
Uso de tornozeleira eletrônica e monitoramento presencial na área externa de sua residência;
Vistoria em todos os veículos que deixam o local;
Proibição de manifestações em um raio de 1 km de distância;
Proibição do uso de celulares, redes sociais e gravação de áudios ou vídeos;
Autorização para receber apenas advogados, médicos e familiares (visitas de políticos estão suspensas).