30 de junho de 2021

RESUMÓRIO – com o professor Tenório

 

CERTIDÃO DE NASCIMENTO – Sem perder tempo, ao ver o prefeito Fábio Aragão anunciar um ônibus para o transporte escolar vindo de emenda da bancada pernambucana, mas sem citar nome de deputado, o ex-prefeito Edson Vieira apresentou rapidamente a “certidão de nascimento” comprovando a paternidade do ônibus, nascido de uma emenda de seu aliado, o ex-deputado federal, Bruno Araújo.

MINI POLÊMICA – O anúncio de obras ou serviços oriundos de adversários políticos sempre rende uma mini polêmica política, pois nem todos se sentem à vontade de citar ou reconhecer o trabalho dos adversários. Uns citam, outros nem sempre. Até acusação de boicote às vezes aparece. Como diria a Sandra Annenberg, que deselegante!

THE BEST – O futebol nos mostra que nem sempre o melhor vence, a França na Eurocopa que o diga. Mas falando de política, que é um pouco diferente, Capilé da Palestina foi eleito o melhor presidente de Câmara entre as cidades da região.

A ESCOLHA – Em tempos de premiações compradas, importante esclarecer como e onde foi a escolha. Na verdade, foi uma constatação, numa mala entre pessoas que acompanham política diariamente, após analisar o desempenho dos presidentes das câmaras de Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Toritama, Taquaritinga e Santa Cruz.

DIVERGÊNGIAS – Naturalmente, muita gente vai discordar do título. Parabenizem Capilé ou lamentem pelas câmaras das outras cidades. Mas para tentar ser um pouco justo, acompanhem as reuniões, a condução e as polêmicas em todas as casas legislativas analisadas.

PRESTANDO CONTAS – A propósito, quem vive dizendo que vereador não faz nada, mas nunca acompanhou uma sessão da câmara ou até mesmo alguma reunião das comissões, teve prestação de contas na Câmara de Santa Cruz e quem não acompanhou, olhe pelo menos as redes sociais dos vereadores e vejam a produção deles nestes primeiros seis meses do mandato. Tem muito projeto e solicitação bacana e importante. Agente critica pra caramba, mas também precisa reconhecer o trabalho de todos.

INVISÍVEIS – Aqui muito já se falou numa mão invisível guiando os rumos da Câmara de Vereadores. Em Taquaritinga, não é só uma mão invisível, lá um servidor da Câmara era taxado de ser detentor do manto da invisibilidade. Na Dália da Serra, o servidor invisível apareceu após questionamento do vereador oposicionista Hélio de Novo. Em Santa Cruz, quando querem buscar informações sobre perímetro urbano e Serra do Exu, todo mundo sabe onde encontrar a mão invisível.

O SILÊNCIO – Enquanto alguns políticos pelejam para estar na mídia, outros conseguem virar pauta até quando se calam, porque o silêncio deles grita, como por exemplo, Zé Augusto e Carlinhos da Cohab. O vereador do povão, soldado mais combativo da gestão Aragão anda meio calado ultimamente, dando a entender que está insatisfeito com a gestão ou, no mínimo, com alguma situação específica dentro do governo.

CALADINHO – Ernesto Maia está chamando Carlinhos de “Caladinho da Cohab”, por ele não se posicionar diante de pautas negativas do governo. Eu não sei o que está acontecendo, mas em se tratando de defender o governo, Carlinhos é o camisa dez do time lá na Câmara. Um desfalque momentâneo muito importante num campeonato longo de quatro anos e com adversários fortes e experientes.

INÍCIOS CONTURBADOS – Um dia desses, Allan Carneiro chegou a dizer numa entrevista na Rádio Polo que esse era o pior início de gestão em Santa Cruz do Capibaribe. O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, também não vive um de seus melhores momentos a frente do executivo. Escândalo de desvio de vacina e pedido de cassação de chapa de aliados não podem ser colocados na conta do ex-prefeito Hilário Paulo.

ESTATÍSTICA – A equipe do prefeito Fábio Aragão na campanha era a melhor equipe de análise estatística, com pesquisas que apontavam resultados precisos. Mas como o prefeito chegou à conclusão de que as muriçocas em Santa Cruz diminuíram 70% eu não sei e nem imagino como chegaram a essa conclusão.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Secretaria de Defesa Social lança o “Alerta Bike”

 

 

A Secretaria de Defesa Social lançou nesta quarta-feira (30) o programa “Alerta Bike”, mais uma ferramenta para tentar coibir os roubos e a comercialização de bicicletas roubadas no estado de Pernambuco.

Iniciativa semelhante ao já existente e consolidado “Alerta Celular”, ela permite que os proprietários de bicicletas cadastrem informações sobre os veículos, e caso eles venham a ser roubados, quando recuperados pela Polícia, poderão ser devolvidos aos seus legítimos donos.

Através do número de série das bicicletas inseridas no quadro da bicicleta, os cidadãos poderão cadastrá-las e assim como no caso do Alerta Celular, os policiais terão acesso ao sistema de consulta que irá constatar se as bicicletas encontradas com indivíduos em atitude suspeita, são fruto de ações criminosas.

Para cadastrar os dados da bicicleta, o usuário deve acessar o site: www.alerta.sds.pe.gov.br e fazer o cadastro do login e da senha. Na sequência, a ferramenta solicita os dados da bicicleta como: marca, tipo, aro, cor e chassi. Essa numeração pode ser encontrada, por exemplo, abaixo da caixa do movimento central, próximo à gancheira e do cubo da roda traseira, perto da braçadeira do selim, e/ou na parte frontal do quadro da bicicleta. Caso a pessoa seja furtada ou roubada, ela entra no site e clica no botão de alerta. O usuário também pode incluir uma foto ao lado do bem.

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Bidinga do Acordeon promove segunda live solidária nesta quarta

 

 

Nesta quarta-feira o músico Bidinga do Acordeon promove sua segunda live solidária, com o objetivo de angariar fundos para famílias carentes de Santa Cruz do Capibaribe. A primeira live foi realizada ainda em 2020, onde Bidinga conseguiu arrecadar uma quantidade significativa de cestas básicas, que foram doadas a famílias santa-cruzenses em situação de vulnerabilidade. 

A transmissão acontecerá através do Facebook e também pelo canal do cantor no YouTube, onde além dos parceiros, o público poderá realizar doações em dinheiro através do Pix: 047.297.324-05, em favor de Expedito Feitosa Costa e via WhatsApp, poderão também agendar a doação de alimentos pelo número (81) 99224-5390.

A live também será transmitida por emissoras de rádio santa-cruzenses, e pela página do Facebook da Rádio Polo.

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Denúncia de desvio de vacinas em Brejo é discutida no Rádio Debate desta quarta

 

No início desta semana, denúncias envolvendo um suposto roubo de vacinas no distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus), fez com que servidores fossem afastados das suas funções na Secretaria de Saúde, o sub-prefeito de São Domingos, Bartol Neves, já no início do programa falou sobre a denúncia e garantiu que o fato seria analisado. 

Bartol fez questão de salientar que a secretária Anne Gabrielle não estaria envolvida no caso, algo reforçado por nota emitida ainda nesta manhã. Já nesta quarta, o caso foi denunciado na Polícia Federal.

O vereador Carlinhos da Cohab estaria reticente e silencioso com relação às defesas do Governo Fábio e de projetos de interesse do poder executivo, entre eles, matérias já apresentadas na Câmara, como a que envolve a construção de uma unidade de supermercado atacadista no município, sendo necessária uma adequação na Serra do Exu, onde fica o bairro Palestina.

A parte política do Governo Fábio está sendo criticada nos bastidores por problemas em sua articulação, ou a ausência dela.

Denúncias da política nacional sobre o suposto pedido de propina para a compra de vacinas também foi discutida no programa.

 

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Prouni-PE prorroga inscrições até 19 de julho

 

 

Atendendo às solicitações das Instituições de Ensino Superior (IES), para que o calendário fosse estendido e acompanhasse o período de matrículas para o segundo semestre, a coordenação do Prouni-PE prorrogou até o dia 19 de julho as inscrições para as 550 novas vagas de seu segundo edital. O programa vai contemplar estudantes pernambucanos com bolsas de estudos no valor de R$ 500,00 mensais. As inscrições e o edital com o novo cronograma podem ser acessados em: https://prouni.secti.pe.gov.br/

O novo processo seletivo terá como critério de seleção a nota mínima de 350 pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dos anos de 2019 e 2020. As inscrições deverão ser feitas pelos estudantes para a Instituição de Ensino Superior (IES) em que estão matriculados.

O Prouni-PE tem o objetivo de estimular a formação de profissionais qualificados nas habilidades de futuro. Para isso são destinados 70%, ou 385 das vagas totais previstas neste segundo edital, para alunos de graduação das áreas de ciência, tecnologia, engenharias, matemática, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, física, química, oceanografia, biologia e afins. O segundo grupo, com 30% das vagas restantes (165), será formado por alunos dos demais cursos de graduação de nível superior.

O programa é destinado a estudantes não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal, per capita, não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Poderão concorrer os alunos que comprovem vínculo de matrícula nas instituições de ensino superior integrantes do Prouni-PE e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

O Prouni-PE também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do Ensino Fundamental ou Médio das redes públicas municipal ou estadual, em exercício da docência, e que estejam realizando uma nova graduação.

Pessoas com deficiência, nos termos definidos em lei; ou mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem vínculo de matrícula em uma IES integrante do Prouni-PE, também estão aptos a se inscreverem para uma das bolsas.

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Secretário de Saúde espera que toda a população de Pernambuco receba, pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19 até setembro

 

André Longo em entrevista coletiva (Acervo / Blog da Polo)

 

Durante uma audiência pública realizada nesta terça-feira (29) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, o secretário de Saúde, André Longo, estimou que até setembro, toda a população adulta de Pernambuco estará, pelo menos, com uma dose da vacina contra Covid-19.

De acordo com Longo, casos os lotes previstos de vacina para o estado sejam entregues dentro do prazo esperado, a programação poderá inclusive ser antecipada.

“Essa é a projeção que temos, se a entrega de vacinas ocorrer como se espera. Se houver aceleração, podemos antecipar esses prazos”, disse.

Também na audiência, André discutiu a possibilidade de garantir a prioridade da imunização para garçons e entregadores de alimentação.

André Longo disse que não pode alterar as prioridades definidas pela Câmara Técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Os argumentos para priorizar estas categorias são lógicos, mas temos municípios que estão respondendo a processos por atender a categorias que não estavam no plano”, explicou.

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

PRF lança campanha para arrecadação de alimentos

 

 

Uma campanha para arrecadar alimentos às famílias que foram prejudicadas pela pandemia foi lançada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quarta-feira (30), em Pernambuco. A iniciativa, batizada de “Estrada Solidária”, segue até o dia 8 de agosto e pretende formar uma rede de apoio em todo o Brasil.

Qualquer pessoa ou empresa pode colaborar com a campanha doando alimentos não-perecíveis. Os pontos de coleta são as unidades da PRF em todos os estados e no Distrito Federal, incluídos postos, delegacias e superintendências.

Todos os alimentos arrecadados serão entregues para as entidades cadastradas no Programa Pátria Voluntária, que é vinculado ao Ministério da Cidadania.

Em uma cerimônia prevista para o dia 18 de agosto, haverá a divulgação da quantidade de alimentos arrecadados e entregas simbólicas. Na ocasião, será comemorado o aniversário de 93 anos da PRF, completados no dia 24 de julho.

Com informações da Folha de Pernambuco

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Suposto desvio de vacinas de Covid-19 é investigado em Brejo da Madre de Deus

 

 

Desde o início desta semana, surgiu o indício de um suposto desvio de duas ampolas usadas para a vacinação de Covid-19 no distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus). O desvio teria acontecido durante um mutirão de vacinação no dia 01/06.

De acordo com a suposta denúncia, os frascos do imunizante Astrazeneca poderiam ser usados para vacinar dez pessoas. Duas pessoas foram apontadas como envolvidas no esquema de desvio. Uma terceira pessoa consta denunciante.

 

Vacinas desviadas seriam da fabricante Astrazeneca (Acervo / Blog da Polo)

 

Após a repercussão do fato na manhã desta quarta (30), a Secretaria de Saúde de Brejo se pronunciou através de nota, esclarecendo ainda que um inquérito administrativo foi aberto para investigar a denúncia e ainda assegurando que as pessoas envolvidas no processo já foram afastadas de suas funções até que o fato seja apurado.

Também na nota, a secretária Anne Gabrielle foi isentada do fato, assegurando que ela não foi citada na denúncia e que “não existe nada que abale a sua conduta”.

Uma denúncia sobre o fato também foi oferecida à Polícia Federal. Confira a nota:

 

O Governo Municipal de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal de Saúde vem esclarecer o fato ocorrido no mutirão de vacinação contra à COVID-19 no dia 01/06/2021.

Segundo foi repassado ao Poder Público, duas ampolas do imunizante que combate à Covid-19 teriam sido desviadas. Logo que foi informada do ocorrido a administração tratou de abrir um inquérito administrativo e as pessoas envolvidas já foram afastadas das suas funções até que tudo seja apurado.
Todas as medidas legais junto a Polícia Federal e órgãos responsáveis já foram tomadas.

A Prefeitura ainda afirma que a Secretária de Saúde, Anne Gabrielle, não foi citada na denúncia apresentada e que não existe nada que abale a sua conduta.

O Governo Municipal sempre pautou como pontos fundamentais da administração a transparência, seriedade, compromisso e respeito, diante do ocorrido lamentamos profundamente e reforçamos que as medidas já foram tomadas e que aguardaremos o resultado das investigações.

Assessoria de Comunicação

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Segue hoje a entrega dos cartões alimentação do Auxílio Municipal Emergencial em Santa Cruz

 

Distribuição acontece na escola Ivone Gonçalves de Araújo (Acervo / Blog da Polo)

 

Segue nesta quarta-feira (30) e entrega dos cartões alimentação para o Auxílio Municipal Emergencial, onde a população beneficiada poderá usufruir do valor de R$ 200 (duzentos reais), dispostos em duas parcelas de R$ 100 (cem reais) por mês.

A entrega dos cartões está acontecendo na Escola Ivone Gonçalves (antigo Cenecista), na avenida 29 de Dezembro, no centro, das 8h às 12h. Os beneficiados devem apresentar documento de identidade e CPF para receberem o cartão.

A secretária Ivone Aragão aproveitou para reiterar o compromisso da Gestão em ajudar a população mais necessitada.

“Sabemos da importância desse auxílio e vamos continuar trabalhando para que nossa população mais carente possa estar mais tranquila durante essa situação difícil que estamos vivendo”, disse.

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Vacinação contra covid-19 em Santa Cruz é ampliada para pessoas a partir de 44 anos

 

 

Além disso, os grupos liberados anteriormente, como os trabalhadores prioritários acima de 18 anos, pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas, continuam com agendamentos disponíveis.
No caso dos profissionais prioritários, é necessário trabalhar no município e no dia da vacinação, apresentar comprovante de vínculo ativo (contracheque) ou declaração emitida pela instituição de serviço que atua. Toyoteiros precisam apresentar declaração de vínculo com alguma das associações atuantes em Santa Cruz, enquanto caminhoneiros devem levar carteira de trabalho ou nota fiscal da última carga transportada. Por fim, cidadãos com comorbidades, exceto pessoas com síndrome de down,  precisam apresentar cópia do Laudo Médico, enquanto grávidas podem levar o cartão de gestante ou o DNV e Puérperas o resumo da alta.
A vacinação contra Covid-19 segue acontecendo na Quadra CECAP (Casa da Criança), das 08h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo site www.vacinasantacruz.com.br
Assessoria

Postado por: Walter Miro

30 de junho de 2021

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!