31 de maio de 2021

Colisão entre motos é registrado no distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz

 

Colisão foi registrada por câmera de monitoramento (Divulgação)

 

Na noite do último sábado (29) uma colisão aconteceu na rua João Barbosa no distrito de Poço Fundo em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito, duas motocicletas colidiram nas proximidades do cruzamento que fica próximo do Açougue local.

Devido à colisão, um dos envolvidos precisou ser socorrido para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h e o outro não quis receber cuidados hospitalares.

Postado por: Eliton Araujo

31 de maio de 2021

Postado por: Eliton Araujo

31 de maio de 2021

Santa Cruz do Capibaribe tem 4 novos óbitos por Covid-19 no final de semana

Município atinge 130 mortes desde o início da pandemia

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através de boletim com atualizações dos casos de Covid-19, confirmou 4 novos óbitos ocasionados pela doença no município. Além das mortes, a cidade teve 47 novos casos da Covid-19.

A cidade já soma 6.947 casos desde o início da pandemia no ano passado, onde 6.345 pessoas já estão recuperadas. Atualmente 16 pessoas seguem internadas.

Postado por: Eliton Araujo

31 de maio de 2021

Postado por: Eliton Araujo

31 de maio de 2021

Rádio Debate – Visita de ministros à Santa Cruz e polêmica após declaração do Coronel Meira, em pauta

 

O programa Rádio Debate desta segunda-feira (31), abordou polêmica do final de semana envolvendo o presidente estadual do PTB, Coronel Meira, e o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP). O coronel esteve em comitiva do governo federal dos ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo), que visitou o município nesse domingo (30).

Em vídeo de uma apoiadora divulgado nas redes sociais, Meira disse estranhar a maneira que cilindros de oxigênio estavam sendo retirados do prédio do Hospital de Campanha do município.

Para ele, seria “muita coincidência, em pleno domingo, a retirada de cilindros” e que isso seria ‘querendo colocar uma mentira, sobre a falta de oxigênio’.

Ainda na noite de ontem, Fábio Aragão publicou vídeo repudiando as colocações e, na manhã de hoje, emitiu nota afirmando que entrará com uma ação na justiça.

Em participação durante o Programa, o vice-prefeito Helinho Aragão considerou as falas como ‘uma irresponsabilidade’. Helinho garantiu que os equipamentos precisam ser reabastecidos de forma constante e que o trabalho é feito com a máxima higienização possível.

Confira a nota do prefeito Fábio

“Em face dos vídeos que estão circulando nas redes sociais, onde o Coronel Meira faz acusações caluniosas contra minha pessoa e a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, gostaria de esclarecer que todas essas acusações são mentirosas e totalmente descabidas. Não vou permitir nenhum tipo de calúnia e fakenews. Informo também, que hoje estarei entrando com uma ação contra esse cidadão, pois quando acusamos alguém, precisamos de provas. É inadmissível que em um momento tão difícil, venha alguém tentar causar o caos e atrapalhar o que vem sendo realizado pelo governo municipal. Fakenews é crime!

Estamos passando por um dos piores momentos da pandemia, onde o consumo de oxigênio praticamente quadruplicou em nosso município, por isso é necessário abastecer todos os dias os cilindros de oxigênio. Há algum tempo, já estamos trabalhando no limite, mas não mediremos esforços para oferecer todo atendimento necessário aos infectados pelo coronavírus. O momento precisa ser de união e colaboração de todos. É muito importante que a população continue fazendo sua parte: usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Estamos trabalhando dia e noite para passarmos por essa pandemia o mais breve possível”, disse o prefeito.

 

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Postado por: Eliton Araujo

31 de maio de 2021

Polícia Militar apreende drogas durante rondas em Pão de Açúcar

 

Dois suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe 

 

Indivíduos foram encontrados com crack e indicaram onde estavam as outras drogas (Ademilton Silva / Blog da Polo)

 

Na noite do último sábado (29), durante rondas em Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte), a Polícia Militar fez uma apreensão significativa de drogas.

Em posse de dois indivíduos identificados como Antônio Severino Bezerra Filho (23) e Eduardo de Lima Alves (18), foram encontradas duas pedras de crack e 80 porções de maconha.

Inicialmente os policiais encontraram o crack e quando questionados, os suspeitos apontaram onde havia mais entorpecentes escondidos, na residência de um deles.

Os dois foram conduzidos para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficaram à disposição da Justiça.

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Taquaritinga do Norte amplia a vacinação contra o Covid-19

 

 

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte anunciou mais uma medida de enfrentamento ao Covid-19 no município, com a ampliação do público apto para receber a imunização através das doses fornecidas pelo Estado.

Até hoje (31), o município já recebeu 7.773 doses dos imunizantes. Destes, já foram aplicados mais de 6.500 doses, entre dose 01 e dose 02.

A partir de hoje (31), a vacinação está sendo ampliada, conforme abaixo:

Grupo de comorbidade com idade entre 18 a 58 anos;

Gestantes e puérperas a partir de 18 anos;

Pessoas com deficiência permanente grave de 18 a 58 anos;

Pessoas com idade a partir de 59 anos;

Profissionais da educação entre 40 e 58 anos;

Trabalhadores da limpeza urbana entre 40 e 58 anos;

Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo (Toyota) entre 40 e 58 anos.

É sabido que precisamos realizar a vacinação o quanto antes, porém precisamos seguir as orientações e determinações baseadas nas notas técnicas para evitar problemas futuros com a prestação de contas da vacinação.

A imunização vem acontecendo de forma gradativa, conforme recebimento das doses.

No ato da vacina é precisa estar com o CPF, comprovante de residência, documento que comprove vínculo (no caso de trabalhadores da educação); laudo médico (no caso das comorbidades); carteira de habilitação categoria D, documento do carro (toyoteiro); nota fiscal da carga ou carteira de trabalho (para os caminhoneiros).

Além da vacinação, o governo municipal investe em ações como barreiras sanitárias, testes rápidos, atendimentos na Ala Covid e a vacinação em todos os Postos de Saúde da Família.

Assessoria

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Moda Center recebe visita de ministros do Turismo e Saúde

 

Síndico do centro atacadista apresentou demandas aos ministros

 

 

Neste domingo (30), o Moda Center Santa Cruz recebeu a visita dos ministros do Turismo, Gilson Machado, e da Saúde, Marcelo Queiroga. A visita aconteceu em meio a uma agenda de compromissos que ambos realizavam em cidades do agreste pernambucano.

As autoridades foram recepcionadas pelo síndico José Gomes Filho (Menininho), que aproveitou, durante um breve tour da comitiva no Moda Center, para destacar algumas demandas de interesse direto do centro atacadista.

“Foi uma visita muito importante dessas autoridades, onde eles puderam, mesmo que brevemente, conhecer o Moda Center. Falei para eles de nosso potencial empreendedor e do impacto econômico que nossos comerciantes geram em todo o país, além de cobrar de ambos por mais vacinas contra a Covid-19 e a inclusão de nosso gigante em uma rota de turismo nacional de compras”, pontuou o síndico.

Além dos ministros, a comitiva foi composta por vereadores locais, o prefeito do município Fábio Aragão (PP), secretários municipais e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

Assessoria

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Santa Cruz inicia vacinação contra Covid-19 em novos grupos prioritários

O município ampliou os grupos de profissionais prioritários, de pessoas com comorbidades maiores 18 anos e de público em geral a partir de 59 anos

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe anunciou, na última sexta-feira (28), uma nova etapa na vacinação contra a covid-19 no município. Foi aberto o agendamento para trabalhadores da educação, profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, caminhoneiros, forças de segurança pública, todos a partir de 40 anos.

Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos e pessoas de 59 anos com ou sem comorbidades, além dos grupos que já foram anunciados anteriormente estão incluídos nesta fase. Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.vacinasantacruz.com.br. A imunização acontece no Cecap (Casa da Criança), das 8h às 15h.

 

Documentação

É preciso apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, cópia do CPF, comprovante de residência e laudo médico com cópia para pessoas com comorbidades.

Para os trabalhadores de Educação também será preciso apresentar comprovante de vínculo ativo com a escola (contracheque) ou declaração emitida pela instituição de ensino.

Os profissionais da força de segurança precisam apresentar comprovante de vínculo ativo com o serviço de forças de segurança (contra-cheque) ou declaração emitida pelo serviço que atua. Para os caminhoneiros, devem apresentar Carteira de Trabalho ou nota fiscal nominal de carga recente.

Assessoria

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2021

Postado por: Walter Miro

30 de maio de 2021

Ministros da Saúde e Turismo visitam Santa Cruz do Capibaribe

Ministros são recebidos por Fábio Aragão. Foto: Jairo Gomes.

Dois ministros do governo Bolsonaro estiveram em Santa Cruz do Capibaribe neste domingo (30).

Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo) foram recepcionados pelo prefeito Fábio Aragão e visitaram unidades de saúde do município.

Nesse fim de semana, a agenda dos dois foi direcionada pelo presidente Bolsonaro para o estado de Pernambuco, em especial a região Agreste, que enfrenta período mais crítico da pandemia do novo coronavírus.

Antes, os ministros também passaram por Caruaru e Toritama, além de outros municípios da região.

Na Capital da Moda, além de visitarem o Hospital de Campanha, os dois conheceram o Moda Center, fechado em virtude do último decreto estadual.

O prefeito Fábio Aragão, além de explicar o momento que o município atravessa, aproveitou a ocasião para repassar as demandas na saúde.

O deputado Diogo Moraes, secretários municipais e vereadores, estiveram na comitiva, acompanhada de apoiadores do governo federal no município.

Postado por: Janielson Santos

30 de maio de 2021

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2021

Plantão – Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural do Brejo da Madre de Deus

 

Vítima foi socorrida para a Policlínica do distrito de São Domingos, no Brejo (Ademilton Silva/ Blog da Polo)

 

Na noite deste sábado (29) um homem sofreu uma tentativa de homicídio no Sítio Miguel Velho, zona rural do Brejo da Madre de Deus.

De acordo com as primeiras informações, o homem identificado apenas por “Lula perna de borracha”, foi alvejado por dois disparos que atingiram suas mãos.

Após o ocorrido, ele foi socorrido para a Policlínica do distrito de São Domingos, onde foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Seu quadro de saúde é estável.

A Polícia Civil investiga o caso para chegar ao(s) autor(es) do crime e identificar a motivação.

Postado por: Eliton Araujo

29 de maio de 2021

Postado por: Eliton Araujo

29 de maio de 2021

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

 

Os Requerimentos: Nas Curtinhas da semana passada, apontei que dois requerimentos polêmicos do vereador situacionista de Brejo, Jobson Barros (PL), foram aprovados: criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), com objetivo de investigar as movimentações financeiras do mês de dezembro na gestão do ex-prefeito Hilário Paulo (PSD), visando e esclarecer pagamento de servidores naquele mês e parte do 13° salário e também, a criação de uma Comissão para investigar a dívida de mais de R$ 14 milhões ao IPRESB e esclarecer os motivos do não repasse.

Projeto de Resolução: A novidade é que a Mesa Diretora da Câmara de Brejo transformou os referidos requerimentos em Projeto de Resolução: 004 e 005/2021. Ambos foram apresentados na última sessão, 25/05, e encaminhados às comissões. Resta agora acompanharmos os tramites e a celeridade dos projetos para que as comissões sejam, de fato, colocadas em práticas e uma resposta à sociedade seja dada. Tudo isso está nas mãos, principalmente, do Presidente Silvano (PSD).

150 mil: Esse foi o valor citado, na última sessão da câmara de Brejo, pelo vereador Dr. Jan (PSD) em relação ao gasto com combustível em transporte da educação, pela gestão Roberto Asfora (PL), nesses primeiros meses de governo. Em conversa com esse colunista, Dr. Jan afirmou que irá formalizar seus questionamentos, pois vê com estranheza os valores em um período de pandemia, se comparado com valores em períodos com aulas normais na gestão passada.

Cadê as contas?: Essa é a cobrança do vereador Ronaldo César (PSD) em relação às contas de 2017 do prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero (PSB), e que tem o parecer de reprovação do Tribunal de Conta do Estado (TCE). Até o momento o Presidente da Casa, Demir (PDT), não colocou em votação.

Embasamento: O vereador Ronaldo se baseia no pedido do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) com atuação junto ao TCE-PE, que requisitou ao presidente, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do recebimento do Ofício (nº 68381/2021), informações sobre o julgamento da Prestação de Contas Reprovada do Exercício de 2017, do prefeito Lero (PSB), nos autos do Processo TC nº 18100869-5.

Mais de ano: O prazo do ofício encaminhado ao presidente Demir, por parte do MPCO-PE, extrapolou em 18/03/2021. Já as contas da gestão Lero de 2017, com parecer de rejeição do TCE, está na casa de leis desde 10/02/2020, ou seja, há mais de um ano.

Nada haver: Em conversa com o vereador Ronaldo César, questionei se o problema de não colocar em votação a referida conta, por parte do presidente Demir, seria devido às comissões da casa não estarem funcionando por conta de um mandado de segurança impetrado por parte da oposição, com a justificativa de não respeito à proporcionalidade. Segundo Ronaldo, esses pareceres, regimentalmente, já deveria no mínimo ter sido dado, desde o ano passado, gestão do ex-presidente Professor Jurandir (PP).

Suficiente: Segundo Ronaldo, o presidente Demir só foi intimado em relação às comissões em 18 de março 2021, ou seja, com 77 dias de mandato. Ainda segundo Ronaldo, as cobranças por parte da bancada de oposição para que as contas fossem votadas já eram existentes.

A prova: Segundo o vereador Ronaldo, uma prova que esses pareceres estão prontos, é que a votação das referidas contas estava marcada para o dia 29 de outubro de 2020. Contudo, devido a um mandato de segurança impetrado pelo jurídico do prefeito Lero, alegando que não houve uma intimação pessoal para sua defesa na Câmara, a votação não ocorreu.

Pedir muito: O questionamento que fazemos é de que forma Câmara de Taquaritinga está funcionando? Pois as comissões estão paralisadas por conta de um mandato de segurança, as sessões não estão funcionando nem mesmo online, com a justificativa do decreto Estadual em relação à pandemia. Nesse contexto, parece que apreciar uma conta que está a mais de um ano na casa, seria pedir demais.

Mais um: Assim como muitos parlamentares e políticos de oposição em Taquaritinga do Norte, o vereador Ronaldo Cesar foi mais a afirmar que a Câmara é conduzida por terceiros e não pelo presidente. O vereador Demir conseguiu um feito que muitos lutam e não consegue, se tornar presidente da câmara, contudo é necessário mostrar que tem as rédeas e mostrar sua marca de forma positiva. Caso contrário, o mantra de que ele não comanda irá pegar.

Quase um mês: Segundo a vereadora Jéssyca Cavalcanti, já faz quase um mês que houve a solicitação, de sua autoria, para que a secretária de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Lívia Borba, compareça a câmara de vereadores para prestar esclarecimento em relação ao combate à pandemia e até agora nada.

Dose dupla: Em conversa com esse colunista, Jéssyca afirmou que irá oficializar um pedido de data de comparecimento da secretária, além de também solicitar a presença da secretária de finanças, Janaína Marques, para esclarecer como se encontram as finanças do munícipio em períodos de pandemias, assim como os gastos.

Repetindo: Mais uma vez exponho a observação de que essas solicitações de presença de secretários para esclarecimentos a Câmara de Vereadores surgem devido às brechas dadas pelo governo Fábio Aragão. Falta ao poder Executivo Municipal um canal institucional semanal, a exemplo das lives que ocorriam na gestão passada e ocorrem em alguns governos, com o prefeito e secretários explicando e propagando como a gestão está agindo no combate a pandemia. Governo que tem minoria no Legislativo tem que se preocupar com os mínimos detalhes.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor

Postado por: Janielson Santos

29 de maio de 2021

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!