30 de setembro de 2020

É amanhã! Diógenis Freitas, candidato a prefeito em Jataúba, será entrevistado na Rádio Polo

Dando sequência à rodada de entrevistas com candidatos a prefeito em Jataúba, a Rádio Polo receberá, nessa quinta-feira (01), o candidato do PSOL, Diógenis Freitas.

As entrevistas, com transmissão pelo Facebook e Youtube da emissora, terão duração de 1h e serão conduzidas pelos jornalistas Janielson Santos e Walter Miro, a partir das 11h.

Dra. Cátia Ribeiro (Republicanos) seria entrevistada nessa quarta (30), porém, alegando ‘motivos superiores’, não compareceu à emissora (leia aqui). Na sexta-feira (02), Jackson Buraco (MDB) encerra a rodada. A sequencia foi definida em sorteio com a presença de representantes das três coligações.

Durante o processo eleitoral, a Rádio Polo faz o mesmo com postulantes de outros quatro municípios: Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Postado por: Janielson Santos

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Professores da rede estadual decretam greve em PE

Em votação realizada na tarde desta quarta-feira (30), através de assembleia virtual, os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco decidiram pela decretação de greve. Essa foi a escolha de 73% dos participantes na reunião, cerca de 1.500 docentes de todo o Estado. Outros 22% votaram por decretar a greve apenas na segunda-feira (5), após uma nova rodada de conversas com representantes do Governo do Estado, enquanto outros 6% se abstiveram. 

Um ofício será enviado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) para notificar o Governo do Estado e, na próxima segunda, os docentes farão uma nova reunião virtual para discutir os detalhes da deflagração da greve, que deve acontecer no máximo até a meia-noite da terça (6). O dia 6 de outubro foi a data estabelecida para o retorno das atividades presenciais, começando com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio.

A decisão pela greve acontece no mesmo dia em que o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE), que reúne docentes das escolas da rede particular do Estado, decretaram estado de greve. Ambas as ações reagem à decisão do Governo estadual de permitir, a partir da próxima semana, a volta das aulas presenciais. Existe uma queixa generalizada da categoria, incluindo os profissionais das redes pública e privada, de que não tiveram voz na elaboração dos protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus nas unidades de ensino. 

Os servidores do Estado usam como base para discordar do retorno neste momento um parecer da Rede Solidária em Defesa da Vida (RedeSol-PE), assinado por epidemiologistas referendados, sobre o tema. O documento diz que, no atual momento, ainda há riscos no retorno dessa atividade. 

“A melhor maneira de ter uma volta às aulas segura é, em primeiro lugar, controlando a transmissão comunitária do vírus. Reaberturas feitas em picos epidêmicos ou em locais com pouco tempo de melhora geral do número de casos podem comprometer todo esforço empenhado ao longo dos meses de imposição de medidas não farmacológicas de distanciamento físico para deter a disseminação do vírus”, detalha um trecho do parecer. 

Folha de Pernambuco

Postado por: Janielson Santos

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Justiça determina distribuição de kits merenda em Jataúba, Justiça Eleitoral condena candidato por uso de fake news – Ouça o Rádio Debate desta quarta (30)

A Justiça determinou a distribuição de kits merenda aos alunos da Rede Municipal de ensino de Jataúba pela prefeitura municipal, os alunos estariam sendo penalizados pela falta de distribuição de merenda no período da pandemia.

A prefeitura está alegando que não dispõe de recursos para a distribuição da merenda no município, no entanto, outras cidades da região realizaram normalmente a entrega de alimentos.

A Justiça Eleitoral puniu um candidato a prefeito de Cabo de Santo Agostinho pelo uso de fake news contra candidatos a prefeito do município, uma prática proibida e que a Justiça Eleitoral está vigilante quanto a esta prática e inclusive o próprio presidente do TSE já se pronunciou contra o uso deste recurso nas eleições.

Na última segunda-feira (28), o atual síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho concedeu entrevista ao programa Estúdio Livre, da Rádio Polo, ele é candidato à reeleição, nas eleições do dia 8 de outubro, a entrevista foi repercutida na edição de hoje do Rádio Debate.

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

RESUMÓRIO – Com Professor Tenório

ELE VEIO – Paulo Câmara finalmente veio a Santa Cruz do Capibaribe. Inaugurou obras, declarou apoio ao grupo Taboquinha e recebeu um monte de pedidos do vereador Carlinhos da Cohab. Não houve protesto significativo, o que já é um progresso, pois críticas nas redes sociais já são tradição nas visitas do governador a nossa cidade.

CONSEGUIU – E finalmente o vereador Helinho Aragão do PSB conseguiu conversar com o Governador Paulo Câmara, graças a Fábio Aragão do PP. Com certeza, a pauta foi bem diferente daquela que Helinho tinha em mente alguns meses atrás, mas o importante é que ele viu quem realmente era importante.

ELE VEM? – E depois da inauguração de um outdoor com carreata programada, a expectativa agora é pelo possível sobrevoo do presidente Jair Bolsonaro no Polo de Confecções. Ainda não está confirmado, mas será comemorado por simpatizantes. Possivelmente, o presidente vai passar por cima do povo, dessa vez num helicóptero. A única cidade pernambucana que Bolsonaro venceu merecia uma pequena parada pra um pastel com coca e uma partidinha de sinuca.

PESQUISAS – A semana promete mais um festival de pesquisas, apostas e sugestas eleitorais em Santa Cruz. Depois do que sofrerem em 2016, os Taboquinhas estão usando o verso de pesquisa para papel de rascunho, de tantas que estão fazendo.

SOSSEGO – O bom de não ser candidato a nada nem trabalhar pra nenhum candidato é poder passar o final de semana sossegado, com a família, descansando, assistindo, sem precisar estar pra cima e pra baixo na peregrinação da busca por voto ou animando a torcida.

DEPENDENTE – O projeto independente do vereador Ernesto Maia não aguentou o parará do primeiro evento de rua. Ele estava acompanhando a carreata Taboquinha posando pra foto, certamente, reconhecendo que ainda é dependente do grupo pra conseguir mais um mandato de vereador.

QUEM GANHOU E ONDE TINHA MAIS? – Em toda eleição, duas perguntas que se repetem exaustivamente são: Quem ganhou o debate? Onde tinha mais gente? No caso de Santa Cruz, ainda não teve debate e não consegui contar as pessoas nos três eventos do final de semana, mas vou pelo menos trazer um fato pitoresco de cada um.

VERDE – No movimento Verde tinha um carro, praticamente simbolizando um andor, com um danado de um carneiro em cima. Não sei por que acharam que aquilo seria legal. Já os carneirinhos de bichinhos de pelúcia nos painéis dos carros ficaram bonitchinhos. Destaque para um caminhão de som bem azulzinho, que faz mais barulho do que qualquer girândola.

AZUL – Na agremiação Azul, tem uma comissão de frente formada por belas jovens e, na ponta direita, um rapaz sem soltar a mão de uma delas. Talvez ele tenha vivido alguma experiência desagradável em campanhas passadas ou conhece histórias.

VERMELHO – Um fato que chamou a atenção no Vermelho foi a vitalidade de José Augusto Maia, correndo do reboque de um filho para o reboque do outro, para demostrar que apoia os dois e não tem filho favorito nesta eleição.

DOIS PRA TRÊS – Diferentemente de muitas cidades, Santa Cruz tem dois padroeiros, Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel. Em ano de eleição municipal, se fala em Taboquinhas acompanhando um andor e Bocas Pretas o outro, de forma espontânea, para não misturar as comitivas. Agora com os Carneirinhos, ninguém sabe como vai ser. Como este ano não teve procissão, houve apenas a carreata, foi tudo tranquilo.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

Postado por: Janielson Santos

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Guarda Civil de Brejo recupera moto que havia sido roubada de moto-taxista minutos após o assalto

Moto foi recuperada minutos após o assalto (Fernando Lagosta / Blog da Polo)

Um moto-taxista que trabalha no distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus) viveu momentos de terror e por pouco não perdeu seu instrumento de trabalho.

A vítima relatou que aceitou fazer uma corrida para um suposto passageiro, que informou o local para onde iria, subiu na moto e seguiu em silêncio.

Minutos após, o suposto passageiro anunciou um assalto, colocando uma arma nas costas do motoqueiro e informando que atiraria, caso ele não parasse a motocicleta imediatamente.

O profissional desceu da moto e viu o assaltante sair em disparada. O mototaxista caminhou por alguns minutos, até que avistou uma viatura da Guarda Civil Municipal de Brejo, a quem solicitou ajuda.

Após informar as características da moto, os guardas saíram em busca do assaltante, e acabaram o encontrando em um bairro do distrito de São Domingos, porém, ao avistar a viatura, ele empreendeu fuga.

Após alguns quilômetros de perseguição, o bandido abandonou a moto e se escondeu em um local de vegetação alta. Os Guardas ainda realizaram buscas, porém, não encontraram o assaltante.

A motocicleta foi levada para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para a tomada dos procedimentos legais e o moto-taxista foi informado da recuperação do veículo, para poder reaver seu veículo.

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Dra. Cátia alega ‘motivos superiores’ e falta entrevista na Rádio Polo

A Dra. Cátia Ribeiro (Republicanos) não compareceu a entrevista agendada na Rádio Polo, nesta quarta-feira (30). Ela seria a primeira participante da sequência com candidatos a prefeitura de Jataúba, nas eleições 2020.

Em nota encaminhada à emissora na manhã de hoje, faltando aproximadamente 1h30 para entrevista, a coligação relatou ‘motivos superiores’. Confira o comunicado, na íntegra:

Sequência

A Rádio Polo mantém as entrevistas agendadas para essa semana com os candidatos a prefeito Diógenis Freitas (PSOL) e Jackson Buraco (MDB).

Além de Jataúba, a Rádio Polo realiza entrevistas com candidatos de outros quatro municípios: Toritama, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe. Além disso, a emissora programa um Debate com candidatos a prefeito da Capital da Moda, na ultima semana de campanha.

Postado por: Janielson Santos

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Trio de falsos policiais é preso em Santa Cruz

Imagem ilustrativa (Acervo / Blog da Polo)

Na última segunda-feira (28) um casal foi preso e um adolescente de 15 anos foi encaminhado à Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, acusados de tentativa de extorsão.

Os três, naturais de Patos-PB, estavam na cidade se passando por supostos policiais federais, tentando extorquir comerciantes.

Daniela Melo Oliveira, José Jefferson de Oliveira e o adolescente abordavam as vítimas apresentando um distintivo falso da Polícia Federal, alegavam estar investigando uma denúncia de exercício ilegal da profissão no comércio local e exigiam a quantia de r$ 2 mil para evitar uma suposta autuação.

O trio acabou sendo detido após uma das vítimas fazer uma denúncia à Polícia Civil e marcar a entrega de propina aos falsários na avenida 29 de Dezembro, onde policiais acompanharam a movimentação e conseguiram deter o trio.

Foi apreendido ainda na operação um carro com o chassi adulterado, o casal deve responder por receptação dolosa e extorsão.

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Briga de família acaba com pai e filho assassinados na zona rural de Brejo

Pai e filho foram assassinados após luta corporal (Reprodução / WhatsApp e Facebook)

Uma discussão entre membros de uma família acabou em uma tragédia no final da tarde desta terça-feira (29), no sítio Pitombeira, zona rural de Brejo da Madre de Deus.

O agricultor Romeu Batista Silva (62) e seu filho, Eliakym Batista Silva (25) estavam em um sítio, quando teriam chegado ao local um irmão identificado como Rivaldo e um sobrinho identificado como Rinaldo.

Os quatro iniciaram uma discussão e acabaram entrando em luta corporal, Rivaldo acabou matando seu irmão, Romeu, e Rinaldo matou o primo, Eliakym, com golpes de arma branca.

As discussões teriam iniciado após a morte dos pais de Romeu e Rivaldo, pela divisão da herança, que sempre gerava divergências entre eles.

Rivaldo inclusive já teria matado animais pertencentes a outros irmãos, pelo fato de que eles teriam entrado em um espaço de propriedade sua, além de ser conhecido na localidade por sempre provocar confusões com vizinhos.

Os dois homens que praticaram o homicídio estão foragidos.

Postado por: Walter Miro

30 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

Paulo Câmara anuncia investimento de R$ 47,2 milhões na agricultura familiar de Pernambuco

Foto: Heudes Regis/SEI

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira (29), um investimento de R$ 47,2 milhões voltado para os agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco e para a população em situação de vulnerabilidade social.

O valor investido é proveniente da edição 2020-2021 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Federal, na modalidade Compra com Doação Simultânea, e do Programa Leite de Todos (PAA Leite).

A iniciativa, segundo o governo, beneficiará cerca de 700 mil pessoas em 134 municípios do Estado. O anúncio, no Recife, contou com a presença do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

“É um olhar importante para a Zona Rural, para o setor produtivo e para quem atua no campo. E um olhar importante também para a questão nutricional da nossa população. Vai ao encontro do que a gente acredita, de fazer parcerias e, ao mesmo tempo, movimentar o setor econômico, principalmente em uma camada social que precisa desse apoio. Vai fazer a diferença para os próximos meses, tão difíceis diante do momento que estamos enfrentando na pandemia do novo coronavírus”, afirmou Paulo Câmara.

Fonte: Folha de Pernambuco

Postado por: Janielson Santos

29 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

É amanhã! Dra. Cátia Ribeiro será entrevistada na Rádio Polo

Tem início nessa quarta-feira (30), na Rádio Polo, a rodada de entrevistas com candidatos que disputam a prefeitura de Jataúba nestas eleições. Em ordem definida em sorteio, Dra. Cátia Ribeiro (Republicanos), será a primeira participante.

As entrevistas, com transmissão pelo facebook e youtube da emissora, terão duração de 1h e serão conduzidas pelos jornalistas Janielson Santos e Walter Miro, a partir das 11h.

Na próxima quinta-feira (01), será a vez do candidato do PSOL, Diógenis Freitas e na sexta-feira (02), Jackson Buraco (MDB) fecha a rodada.

Durante o processo eleitoral, a Rádio Polo faz o mesmo com postulantes de outros quatro municípios: Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Postado por: Janielson Santos

29 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

“Nossa gestão é pautada na seriedade, transparência e honestidade”, afirma José Gomes Filho

José Gomes Filho é candidato à reeleição no Moda Center Santa Cruz (Divulgação / Assessoria)

Na manhã desta segunda-feira (28), o empresário José Gomes Filho, o “Menininho”, concedeu entrevista ao programa Estúdio Livre, da Rádio Polo, onde falou sobre projetos de sua candidatura de reeleição a síndico do Moda Center Santa Cruz.

Menininho e assegurou que o grupo que ele representa indicou que tinha interesse em que ele colocasse novamente o nome à disposição, em virtude da pandemia do novo coronavírus, que afetou diretamente sua gestão em 2020, para que pudesse deixar sua marca no centro atacadista, caso reeleito.

A eleição para escolha da nova diretoria do Moda Center Santa Cruz acontecerá no dia 8 de outubro.

Infraestrutura

O atual síndico do Moda Center assegura que o ideal para o modelo de gestão do espaço é o investimento em estruturas para a funcionalidade do centro atacadista.

“O ideal para o emprego da taxa de condomínio que é paga pelos condôminos é o investimento nos espaços do próprio Moda Center, esta semana, por exemplo, inauguramos um Centro Administrativo que irá reunir o SAC, Posto Ambulatorial, gerências de Logística e Segurança, Farmácia, Central de Monitoramento, ou seja, são estruturas que o condômino pode ver e usufruir”, apontou.

Manutenção do EMP

Questionado sobre a necessidade de um novo evento para promoção do Moda Center Santa Cruz, proposta defendida pela chapa opositora, José Gomes Filho foi enfático ao dizer que fazer um evento que tem como ponto culminante apresentações musicais, não acrescenta ao centro atacadista.

“Hoje Santa Cruz do Capibaribe não é vista como um local que produz roupas de qualidade inferior e preço mais baixo, aqui se produz moda e outros centros do Brasil reconhecem isso, a mídia do estado e até de outros cantos do país vem aqui na semana do EMP, produzem material de divulgação espontânea. Temos rodadas de negócios, espaço para o Calçadão, ‘Aniversário do Moda Center’, é o tipo de festa que políticos fazem na cidade, não agrega em volume de negócios”, detalhou.

Entrevista com o candidato aconteceu no estúdio da Rádio Polo (Divulgação / Assessoria)

Venda de patrimônio

José Gomes Filho explicou um dos pontos criticados pela chapa de oposição, que diz respeito aos espaços vendidos recentemente no Moda Center.

“Algumas lojas que estavam cedidas ao funcionamento de espaços como o Expresso Cidadão, renderiam cerca de 5 mil reais por mês, em condomínio, não deixa de ser um valor considerável, porém, estas mesmas lojas foram vendidas por cinco milhões, através de leilão, um processo legal e cujo dinheiro da venda está sendo investido no próprio Moda Center, por isso foram feitos leilões nos últimos anos. Nossa gestão é pautada na seriedade, transparência, e honestidade, se qualquer condômino for até nosso Centro Administrativo, poderá acessar os dados e conferir os balanços financeiros”, disse.

Conforto térmico

Um dos pontos mais criticados pelos condôminos e visitantes do Moda Center Santa Cruz, são as altas temperaturas registradas, principalmente nas feiras de alta temporada, o candidato à reeleição apontou investimentos feitos no conforto térmico pela atual gestão, assegurando que caso tenha mais um mandato como síndico, irá investir na área.

“Recentemente foi feito um investimento para fazer a retirada de ar quente que conseguiu reduzir a temperatura em até 4 graus em determinados setores, porém precisamos encontrar a viabilidade de tornar o espaço mais confortável, é difícil, pois a própria construção do Moda Center dificulta isso, no entanto, buscamos constantemente além do modelo, o valor para poder tornar o espaço ainda mais possível de se trabalhar e comprar”, falou.

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

ÁUDIO – As Curtinhas do Romenyck

Esta semana, nas Curtinhas do Romenyck, nosso colunista falou sobre o início da campanha de rua em Santa Cruz do Capibaribe.

Você confere o quadro ao vivo na Rádio Polo, todas as segundas-feiras, às 16h.

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

Indivíduo é preso por tráfico na zona rural de Taquaritinga do Norte

Imagem ilustrativa (Acervo / Blog da Polo)

Neste final de semana, a Polícia Militar prendeu um homem acusado de tráfico de drogas na comunidade Silva de Cima, zona rural de Taquaritinga do Norte.

Uma viatura da PM realizava rondas na localidade, quando avistou Weverson Aragão Lucas (22) em atitude suspeita próximo a um carro que estava com as portas abertas.

Policiais se aproximaram dele e perceberam que ele ficou aparentemente nervoso, o indivíduo foi abordado e com ele, foi encontrada uma pequena porção de maconha.

O carro foi revistado, porém, nenhuma quantidade de droga foi encontrada no veículo. Policiais questionaram Weverson, se ele teria mais entorpecentes em sua casa, ele negou e autorizou a entrada do efetivo.

No interior da casa, a PM encontrou 46 pedras fracionadas e uma pedra grande de crack, com cerca de 20 gramas, dez porções fracionadas de maconha e 30 gramas em uma bolsa plástica, uma balança de precisão, sacos para embalagem da droga, dinheiro e dois aparelhos celulares de procedência duvidosa.

Weverson assumiu comercializar drogas há um determinado tempo, porém, não quis informar quem teria entregue os entorpecentes a ele.

O homem foi conduzido para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, para a adoção das medidas legais.

Postado por: Walter Miro

29 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

28 de setembro de 2020

Começa a campanha eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe – Ouça o Rádio Debate desta segunda-feira (28)

Teve início de maneira oficial a campanha eleitoral para o pleito de 15 de novembro, no primeiro dia de propaganda de rua, os três grupos políticos de Santa Cruz do Capibaribe realizaram eventos de rua pelos bairros da cidade.

Um dos pontos altos dos eventos da semana, foi a pouca utilização dos fogos de artifício, em comparação com anos anteriores.

Lideranças políticas do município, como o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o ex-deputado federal José Augusto Maia (Republicanos) estavam presentes nos eventos dos seus respectivos grupos.

Na última sexta-feira, o candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, Fábio de Jairo (MDB) concedeu entrevista ao programa Estúdio Livre, da Rádio Polo, e suas falas foram analisadas na edição de hoje do programa.

Postado por: Walter Miro

28 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

28 de setembro de 2020

Homem é detido após esfaquear a companheira em Santa Cruz do Capibaribe

Mulher foi atendida na UPA de Santa Cruz do Capibaribe (Acervo / Blog da Polo)

Neste final de semana, um homem foi conduzido para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe após esfaquear a própria companheira.

A Polícia Civil esteve na UPA e conversou com uma mulher, vítima de agressão provocada por seu companheiro após uma discussão por ciúmes, quando ambos estavam embriagados.

A mulher chegou a ser ferida por cortes provocados por uma faca de mesa, e foi socorrida por vizinhos, após ouvirem o pedido de socorro.

Os policiais ouviram a mulher na Unidade de Pronto Atendimento e se deslocaram até o local onde ela mora há cerca de duas semanas.

Populares informaram onde o acusado estaria e buscas foram feitas, onde acabou sendo localizado Damião Bezerra do Nascimento (28).

Ele foi levado para a realização de um exame traumatológico e em seguida, acabou sendo levado para a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi autuado por tentativa de homicídio.

Postado por: Walter Miro

28 de setembro de 2020

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!