31 de maio de 2020

Decreto assinado neste domingo mantém restrições no comércio em Pernambuco

Feiras no Polo de Confecções seguem suspensas

Decreto assinado neste domingo (31), pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), mantém medidas restritivas no estado visando o combate à pandemia do coronavírus.

Entre as medidas, Paulo Câmara manteve suspensão das feiras no Polo de Confecções e a interdição de parques e praias.

Escolas e universidades públicas e privadas seguem fechadas. O decreto aponta que as unidades de ensino seguem fechadas até o dia 30 de junho.

O documento renova a permissão para os serviços considerados essenciais, como mercados, farmácias e padarias.

O decreto deste domingo também autoriza a abertura dos shoppings, entretanto, de forma restrita apenas às agências da Caixa Econômica Federal e de forma exclusiva ao beneficiários do auxílio emergencial.

Todos os outros serviços, categorizados como não-essenciais pelo Governo do Estado, continuam com o funcionamento suspenso, como restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração.

Academias e outros serviços considerados “não essenciais” seguem suspensos

Também permanece suspenso o funcionamento de salões de beleza, barbearias, academias e a realização de partidas de futebol.

Postado por: Janielson Santos

31 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

31 de maio de 2020

Conselho Tutelar alerta os pais sobre necessidade de manter os filhos matriculados durante pandemia

Imagem ilustrativa (Reprodução / Internet)

A pandemia causada pelo novo coronavírus acabou trazendo alteração na rotina em vários sentidos para toda a sociedade, e as pessoas que têm filhos em idade escolar estão tendo ainda mais desafios a serem enfrentados.

Muitas delas estão tranbalhando de casa e conciliando o tempo para também acompanhar as atividades escolares que já estão sendo orerecidas aos alunos de maneira remota.

Mas várias pessoas estão tendo dificuldade em manter os filhos na escola, em virtude da situação financeira delas e já admitem a possibilidade de retirarem as crianças e adolescentes da escola até o final do ano, ou enquanto as atividades não sejam normalizadas.

Porém, mesmo retirando os estudantes das escolas particulares, eles precisam serem matriculados em alguma rede de ensino, seja municipal ou estadual, conforme a idade do aluno.

Imagem ilustrativa (Reprodução / Internet)

O conselheiro tutelar Marivaldo Andrade explica que o fato de simplesmente retirar o estudante da escola e não matriculá-lo em outra, mesmo em meio ao ano letivo, pode incidir em um crime.

“Os pais que tiverem esta conduta, podem ser punidos, é uma situação que configura abandono intelectual, que é quando os pais deixam de garantir a educação do filho sem justa causa”, detalha.

Marivaldo aconselha ainda os pais a consultarem as escolas para firmarem negociações excepcionais.

“As escolas particulares estão realizando acordo e oferecendo descontos aos pais, inclusive há uma orientação do Ministério Público neste sentido, para que os filhos permaneçam matriculados e os pais possam pagar as mensalidades com descontos”, lembrou.

O conselheiro finalizou, afirmando que mesmo que os responsáveis insistam em retirar os estudantes de alguma escola da rede privada, independente do motivo, pode buscar uma vaga na rede pública para que possa garantir o acesso à educação.

“A Secretaria de Educação já foi acionada e assegurou que poderá garantir a vaga destes alunos, caso o responsável encontre alguma dificuldade em matricular o estudante, deve acionar o Conselho Tutelar”, afirmou Marivaldo.

Postado por: Walter Miro

30 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de maio de 2020

Covid-19: Santa Cruz do Capibaribe registra mais 10 casos e a terceira morte

Vitima fatal foi um idoso diabético e hipertenso

Morreu o terceiro paciente acometido pela Covid-19 em Santa Cruz do Capibaribe. A informação foi confirmada há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde no boletim diário de acompanhamento de casos.

O paciente era um homem de 72 anos, que estava internado no Hospital de Campanha desde o dia 25 de maio. Ele tinha histórico de hipertensão, diabetes e obesidade.

Os dados da secretaria também apontam um acréscimo de dez casos da doença, elevando o número para 81 confirmações. Destas, 17 pessoas se recuperaram. Há ainda 34 casos sob investigação e 250 já foram descartados.

Confira a nota da prefeitura lamentando o ocorrido:

“Hoje lamentamos o falecimento de mais uma pessoa para a Covid-19. Era um homem de 72 anos, que já tinha obesidade, diabetes e hipertensão.

Ele estava internado no Hospital de Campanha desde dia 25 de maio e infelizmente não resistiu.

Hoje também confirmamos mais 10 casos de Covid-19, e lembramos a cada um de vocês que só podemos vencer essa luta juntos, cada um fazendo a sua parte para combater o Coronavírus.

Fique em casa, proteja você e sua família!”

Postado por: Janielson Santos

30 de maio de 2020

Toritama registra mais 9 casos e chega a 76 confirmações da Covid-19

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do município de Toritama, neste sábado (30), aponta registro de nove novos casos da Covid-19 na Capital do Jeans.

Com a atualização, subiu para 76 confirmações da doença provocada pelo novo coronavírus. O número de pessoas recuperadas segue em 18.

A Secretaria informou que 26 casos suspeitos estão sob investigação. Toritama registrou quatro óbitos, até o momento.

Gráfico mostra que a grande maioria das pessoas infectadas com o vírus em Toritama, residem no centro da cidade

Jataúba chega a 70 confirmações; há 19 recuperados

Um novo caso positivo foi divulgado neste sábado, pela Secretaria de Saúde de Jataúba. Trata-se de uma idosa de 74 anos.

Há em Jataúba um total de 19 pessoas recuperadas do novo coronavírus. Duas pessoas da cidade faleceram, durante a pandemia.

Nesse momento, 44 pessoas estão sendo acompanhandos de maneira domiciliar, dois internados em hospitais de referência no estado e outros três internados no próprio município.

Brejo da Madre de Deus

Já em Brejo da Madre de Deus não houve alteração nos dados, comparados ao dia de ontem. O município segue com registro de 126 confirmações.

Postado por: Janielson Santos

30 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de maio de 2020

Novas viaturas passam a compor GCM em Taquaritinga do Norte

Na manhã deste sábado (30), o Prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, fez a entrega oficial das duas viaturas novas que agora passam a compor a frota da Guarda local.

“Carros 0km que chegam para intensificar o trabalho da Guarda, garantindo mais segurança para a população”, disse assessoria em nota.

De acordo com a prefeitura, as viaturas são frutos de emendas de bancada parlamentar.

Postado por: Janielson Santos

30 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Santa Cruz do Capibaribe salta de 54 para 71 confirmações de Covid-19

Com mais 17 novos casos divulgados pela secretaria de saúde, o município de Santa Cruz do Capibaribe chegou a 71 confirmações da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Os dados foram atualizados na noite desta sexta-feira (29).

De acordo com a pasta, 13 pessoas estão recuperadas da doença, no município.

Postado por: Janielson Santos

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Atualização: Jataúba confirma oito novos casos do novo coronavírus

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta-feira (29), que nas últimas 24 horas foram confirmados oito novos casos da Covid-19 no município, sendo três homens (29, 35 e 42 anos) e cinco mulheres (duas de 22; 46, 53 e 74 anos de idade).

De acordo com a pasta, um dos casos confirmados hoje, foi realizado em laboratório particular.

Com a atualização, o município tem atualmente 48 pacientes ainda com a covid-19. Destes, 44 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, um paciente internado em hospital de referência e outros três internados no município.

Jataúba confirmou até, o momento, 69 casos da doença e tem 19 recuperados. Além disso, duas pessoas infelizmente faleceram.

A secretaria informou que outros três casos estão sendo investigados.

Postado por: Janielson Santos

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

+18 casos: Toritama sobe para 67 confirmações da Covid-19

O município de Toritama contabiliza 67 confirmados do novo coronavírus. A atualização do boletim diário foi divulgado a poucos minutos, pela secretaria de saúde.

Nesta sexta-feira (29), foram divulgados 18 novos casos. Há ainda 24 pessoas sob investigação.

A secretaria informou que 18 pacientes estão recuperados e o município registrou 4 mortes pela Covid-19.

Postado por: Janielson Santos

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Apoiador de Allan vai até Toritama checar existência de empresa que alugou geradores a Santa Cruz, Avaliação do presidente na pandemia – Ouça o Rádio Debate desta sexta-feira (29)

A Igreja Vale da Bênção e representantes da Igreja Católica de Santa Cruz do Capibaribe emitiram nota de repúdio contra o vereador Joab Gomes (Progressistas), ainda a respeito das declarações do parlamentar sobre o suposto gasto milionário com festejos religiosos ao longo do ano que seriam pagos pela prefeitura municipal.

Um pré-candidato a vereador que segue o projeto da Terceira Via foi até Toritama fazer um vídeo mostrando que o endereço da empresa citada que teria alugado geradores à Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe não ofereceria este tipo de produtos. A empresa seria sediada na cidade de Toritama.

Allan Carneiro foi questionado sobre uma posição quanto à gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e afirmou haver uma “guerra de governadores querendo derrubar o presidente”. A fala foi um dos temas repercutidos, pois nas redes sociais, agradou muitos dos seus novos aliados, mas desagradou outras pessoas.

Uma pesquisa do instituto DataFolha apontou um aumento na reprovação da condução do presidente Bolsonaro no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Desde a queda de dois ministros da Saúde em menos de um mês, a aprovação da pasta caiu de 76% para 45%. A gestão dos governadores do país também segue melhor avaliada do que a do presidente neste momento.

E na sexta-feira é dia do tradicional “Bola cheia e bola murcha”.

Hoje o convidado do programa Rádio Debate foi Eliel Antônio.

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Com 13 novos casos, Brejo chega a 126 confirmações da Covid-19; há 30 recuperados

Boletim divulgado nesta sexta-feira (29), em Brejo da Madre de Deus, apontou que o município subiu para 126 confirmações da Covid-19. Nas ultimas horas, foram 13 novos casos.

O município registrou, até o momento, 30 pessoas recuperadas. Há ainda dois casos em investigação.

A secretaria de saúde relatou que 87 pessoas estão sendo monitoradas em suas residências e há cinco internações. Brejo tem quatro óbitos pela doença.

Essa matéria está sendo atualizada. Aguarde.

Postado por: Janielson Santos

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Após reunião com setor econômico, Edson Vieira encaminha ao governador Paulo Câmara informações sobre futura abertura do comércio de acordo com recomendações sanitárias

O prefeito Edson Vieira participou de reunião nesta quinta-feira (Divulgação / Assessoria)

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, um encontro do poder executivo municipal com as diretorias do Moda Center Santa Cruz e Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) do município.

A pauta levantada pelo prefeito Edson Vieira (PSDB), foi de unificar uma proposta com medidas de segurança, planejamentos e estratégias para levar as autoridades sanitárias do estado e ao Governo de Pernambuco um pedido de análise para, após o pico da pandemia, iniciar a reabertura dos centros de compras, Moda Center Santa Cruz e Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

Após o encontro, o prefeito entrou em contato com o governador Paulo Câmara, e repassou as informações sobre a futura abertura no comércio que atenda todas especificações sanitárias. O governador ressaltou que na próxima semana vai apresentar um plano específico conforme indicadores sanitários para o Polo das Confecções.

Edson Vieira falou do objetivo do encontro. “Temos que unificar as propostas para um bem comum de todos. Observamos as sugestões do Moda Center, como também colocamos as ideias que planejamos para o comercio local, em especial o Calçadão Miguel Arraes, além de escutarmos atentamente o ponto de vista da CDL, tudo isso, tendo como foco principal, as medidas sanitárias de segurança no enfrentamento ao novo Coronavírus”, pontuou o prefeito.

Na oportunidade, o gabinete do prefeito ficou de agendar o mais breve possível, um novo encontro da gestão municipal com os dirigentes, acrescentando representantes das autoridades sanitárias para formular um guia prático com todas as normas de segurança para elaboração adequada de uma proposta de reabertura dos parques de feiras da Capital da Moda.

“Tudo que apresentamos aqui são sugestões, nada está definido, vamos unir as propostas no sentido de viabilizarmos com segurança, a reabertura futura do Moda Center Santa Cruz e Calçadão Miguel Arraes”, contou José Gomes Filho, Sindico do Moda Center Santa Cruz.

Integraram as discussões, além do prefeito Edson Vieira, o vice-prefeito Dida de Nan, representantes do Moda Center, CDL, gabinete do prefeito, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Executiva de Comunicação.

Assessoria

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Mulheres trocam agressões durante bebedeira em São Domingos

A Guarda Civil Municipal de São Domingos atuou na ocorrência, com apoio da Polícia Militar (Fernando Lagosta)

Nesta quinta-feira (28), uma bebedeira acabou resultando em agressões no distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus).

Duas mulheres, que são vizinhas, estavam bebendo quando uma delas se levantou e resolveu cobrar uma dívida da outra. Elas entraram em discussão e a mulher que cobrou a dívida acabou atirando bebida contra o rosto da outra.

A vizinha que recebeu o ataque, sacou um copo de vidro e arremessou contra a cabeça na outra, que imediatamente foi até o posto da Guarda Civil Municipal denunciar o fato.

Antes mesmo de sair em diligências, a GCM levou a mulher que sofreu o corte até a Policlínica, onde ela recebeu atendimento. Em seguida, a mulher e o efetivo da Guarda foram até a residência da agressora, que confirmou os fatos.

As duas foram conduzidas até a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para a tomada dos procedimentos legais.

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Homem é ameaçado por vizinho e procura Delegacia de Santa Cruz

Imagem ilustrativa (Fernando Lagosta)

Uma briga de vizinhos acabou motivando uma queixa em Santa Cruz do Capibaribe. Ontem (28) a vítima foi até a delegacia pela terceira vez reclamar do comportamento do vizinho, que tentaria constantemente pedir dinheiro para comprar drogas.

Os pedidos teriam começado com pequenas quantias, que foram subindo de valor ao longo do tempo, conforme a vítima cedia aos pedidos.

Para amedrontar a vítima, o vizinho chegou a dizer que iria encomendar a sua morte pelo valor de 300 reais.

Diante das ameaças, o homem seguiu dando dinheiro ao vizinho, até que no último sábado (23), após uma intensa discussão, a vítima sacou um facão e agrediu o vizinho que o extorquia.

Após a briga, a vítima passou dias sem retornar à sua casa, e quando voltou, percebeu que o vizinho havia cortado de maneira clandestina o fornecimento de energia da casa da vítima.

O vizinho que sofre com as ameaças voltou à delegacia nesta quinta-feira pra novamente prestar queixa do fato e aguardar providências por parte da polícia.

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Igrejas católicas emitem nota e repudiam declarações do vereador Joab Gomes

Postado por: Janielson Santos

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Óticas, contabilidade e construção civil são liberados em novo decreto em Santa Cruz

Imagem ilustrativa (Reprodução / Internet)

Através de um novo decreto pela prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, estarão autorizadas a voltarem às atividades de mais ramos do comércio, com o objetivo de fazer com que mais serviços possam ser oferecidos à população, desde que atendendo medidas de segurança e distanciamento, em virtude da pandemia.

Desta forma, os serviços de óticas, escritórios de contabilidade e serviços de construção civil já estão aptos a funcionarem.

Para as óticas, será necessário que o atendimento aconteça com hora marcada evitando aglomerações em locais de atendimento.

No caso de escritórios de contabilidade, no máximo, cinco pessoas poderão ser atendidas por vez.

Com relação aos serviços de construção civil, são autorizadas a continuidade das obras, desde que o trabalho seja realizado por, no máximo dez pessoas.

Em todos os estabelecimentos autorizados, os trabalhadores deverão usar máscaras e deve ainda ser disponibilizado álcool em gel para higienização de funcionários e clientes.

Os órgãos fiscalizadores terão poder de polícia para agirem de modo a que o decreto seja cumprido de maneira fiel, conforme o texto.

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Postado por: Walter Miro

29 de maio de 2020

Pernambuco anuncia plano de reabertura das atividades econômicas

Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Reprodução / Internet)

Nos últimos dois meses, o Governo de Pernambuco vem realizando uma série de reuniões com representantes de vários setores produtivos para estabelecer os parâmetros para um plano de convivência das atividades econômicas com a pandemia da Covid-19. O estudo foi conduzido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano.

O estudo prevê uma retomada gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posto em prática. A data de início da estratégia dependerá de um conjunto de indicadores definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, do governo estadual.

O plano também inclui a análise da quantidade de trabalhadores por setor e como o retorno de cada atividade influencia em pontos complementares, como o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.

“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o Coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Folha de Pernambuco

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!