Coletiva de imprensa é realizada por professores na Câmara de Santa Cruz do Capibaribe

Na ocasião, afirmaram que há erros na utilização de recursos do Fundeb e em pagamento de gratificações

Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo

Na tarde desta segunda-feira (19) o SINDUPROM – Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco – realizou uma coletiva de imprensa para apresentar dados financeiros relacionados à educação.

O objetivo é mostrar a toda sociedade a viabilidade para concessão do reajuste salarial pleiteado pela categoria e autorizado pelo MEC (Ministério da Educação) de 14,95%. Participaram da coletiva, os vereadores Nailson Ramos (MDB), Demir da Saúde (PSDB), Nega (PSD) e Jéssyca Cavalcanti (PSDB).

Na ocasião, os professores questionaram o pagamento de alguns benefícios, como Auxilio Transporte e Bolsa Auxílio, que segundo eles, não foi esclarecido quem teria recebido esses valores.

Outro ponto destacado pelos profissionais da educação é com relação a continuidade do repasse de recursos oriundos do Fundeb para pagamento de suplementação da previdência. Em março deste ano, o promotor Dr. Ariano Tércio já havia recomendado a Prefeitura que não fizesse o repasse com este recurso.

Além disso, eles taxaram do que classificam de “farra das gratificações”, onde apresentaram divergências de valores pagos por gratificação de trabalhadores da área. Segundo o Sindicato, o pagamento das gratificações incorretas ultrapassa 378 mil reais.

O número de contratados pela gestão municipal também foi tema da coletiva. Os professores criticaram o fato de se ter atualmente na folha de pagamento, um número maior de servidores contratados em detrimento de efetivos, o que ocasiona numa perda de recursos a serem repassados ao Santa Cruz Prev, tendo em vista que o contratado contribui para o Regime Geral de Previdência do INSS.

Além disso, os professores fizeram recorte de falas proferidas durante a coletiva de imprensa promovido pela Prefeitura e rebateram.

Todos os dados apresentados na coletiva foram extraídos através dos portais que dão transparência a tais valores, conforme informou os professores na coletiva.

Confira a apresentação clicando no link abaixo:

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter