31 de julho de 2020

Edson Vieira comenta reabertura de bares, lanchonetes e restaurantes a partir de hoje

O prefeito também comentou a possibilidade da volta das feiras no polo de confecções

Nos últimos dias o prefeito se reuniu com comerciantes para falar da possibilidade de reabertura de estabelecimentos de variados ramos (Assessoria)

Na edição de hoje do programa Rádio Debate, o prefeito Edson Vieira comentou a reunião realizada ontem com prefeitos da região e representantes do Governo do Estado, onde foi cogitada a possibilidade de retorno das feiras no Polo de Confecções no mês de agosto.

De acordo com o prefeito, o anúncio de uma possível abertura no dia 10 foi uma informação vazada, pois o Governo do Estado ainda aguarda a análise dos dados da semana para fazer um balanço sobre a evolução do mês de julho e assim poder determinar uma data de retorno das feiras.

Edson disse que além do dia 10, o dia 17 é cogitado para o retorno das atividades.

“Vamos realizar uma nova reunião nos próximos e esperamos que o estado se mantenha interessado em manter a data da abertura para o dia 10, no máximo o dia 17”, afirmou.

O prefeito comentou que o Governo do Estado se preocupa com as feiras de Caruaru e Toritama, pois possuem modelos de pontos de comercialização diferentes, com boxes, lojas, mas também bancas de feira, situação onde Santa Cruz do Capibaribe acaba tendo vantagem para um possível retorno.

“Os protocolos de higiene e segurança para o Calçadão e o Moda Center serão semelhantes, pois a estrutura é muito parecida, e são no mesmo local, então as medidas válidas serão para os dois espaços”, detalhou.

Sobre o plano de retomada econômica e convivência com o novo coronavírus, Edson afirmou que o Agreste está conseguindo manter dados de estabilidade, e por isso o Governo do Estado permitiu o avanço nas etapas de retomada.

“Nossa cidade entendeu que estávamos em condições aceitáveis para a abertura de alguns estabelecimentos e emitimos alguns decretos neste sentido, o estado entendeu que o Agreste vai avançar para a chamada Etapa 6, e nós insistimos para sermos inseridos nesta etapa”, comentou Edson.

Sobre a abertura dos bares, Edson Vieira explicou que acabou decidindo antecipar a abertura de academias, bares, restaurantes, lanchonetes e similares para esta sexta-feira, por entender que nem todos os ramos de comércio puderam se manter no período de pandemia, mesmo sob adequações.

“Vendo que alguns bares, restaurantes e lanchonetes não conseguiram se adequar a essa realidade do delivery, não estavam conseguindo trabalhar de nenhuma maneira, decidimos antecipar em alguns dias, no estado a abertura será a partir de segunda, mas decidimos antecipar para hoje às 16 horas até 22 horas em Santa Cruz do Capibaribe”, explicou.

Apesar da abertura gradual, Edson cobrou responsabilidade da população.

“Por mais que a imprensa e a gestão pública fale, a permanência depende da população, cada um precisa ser seu próprio fiscal, os donos de bares e restaurantes precisam ser vigilantes, o que nos pediram pra fazer, nós estamos fazendo”, disse.

Acompanhe abaixo a edição de hoje do programa:

Por questões técnicas não foi possível publicar a edição do Rádio Debate de ontem, como todos os dias postamos no Blog da Polo ao final das tardes, você pode acompanhar a edição logo abaixo:

Postado por: Walter Miro

31 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

31 de julho de 2020

Governo de Pernambuco mantém aulas presenciais suspensas até 15 de agosto

Imagem ilustrativa (Acervo / Blog da Polo)

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (31), o Governo de Pernambuco prorrogou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia de 15 de agosto. O plano de retomada, que contém os cronogramas de retorno às aulas presenciais para a educação básica, para o ensino superior e para os cursos livres deverá ser divulgado nos próximos dias.

As aulas em todo o Estado estão suspensas desde o dia 18 de março, devido ao isolamento social como forma de prevenção e propagação do novo coronavírus.

Desde o mês de abril, os estudantes da Rede Pública Estadual estão assistindo às aulas online, através do Educa-PE, iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes, que transmite aulas não presenciais pela internet e por TV aberta para os estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental durante o período de isolamento, além da possibilidade de acessar e utilizar outros materiais.

No último dia 13 de julho, o Governo de Pernambuco, por meio de um decreto estadual, autorizou a realização de aulas práticas presenciais e de estágio para estudantes que estão concluindo o primeiro semestre letivo, contemplando cursos de instituições de ensino superior e de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional em instituições de educação profissional e técnica.

Folha de Pernambuco

Postado por: Walter Miro

31 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

31 de julho de 2020

Jataúba: Prefeitura realiza reuniões educativas sobre Covid-19 na zona rural

A prefeitura de Jataúba, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Agricultura e Conselho de Desenvolvimento rural, está realizando reuniões educativas com o objetivo de prevenir novos casos da covid-19.

As reuniões estão sendo realizadas nas sedes das associações e com o número máximo de até 12 pessoas.

A ideia é fazer com que os participantes sejam multiplicadores das informações dentro da comunidade e, assim, o combate contra o vírus seja reforçado através da prevenção. Os encontros têm a participação do psicólogo Anderson Duque.

Postado por: Janielson Santos

31 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

31 de julho de 2020

Prefeitura de Taquaritinga aponta regras para funcionamento de serviços de alimentação e academias

Reabertura acontece na próxima segunda-feira (03)

Através de sua assessoria, a prefeitura de Taquaritinga do Norte informou sobre os protocolos a serem seguidos por serviços que podem voltar a funcionar a partir da próxima segunda-feira (03), como bares, restaurantes e academias.

De acordo com a gestão municipal, as normas “seguem todos os protocolos de saúde e junto com a evolução do Plano de Convivência com a Covid 19 do Governo do Estado”. O avanço faz parte da 6ª etapa do cronograma estadual.

Confira texto da prefeitura, referente a lanchonetes, bares, restaurantes e academias na Dália da Serra:

Serviços de alimentação devem abrir com 50% da capacidade e horário reduzido, das 6h às 20h. Fica proibido a realização de eventos tipo shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração de pessoas.

A entrada deve ser facilitada para melhor fluxo dos clientes e, se possível, a ampliação de acessos.

Se o estabelecimento tiver mais de uma porta, considerar instituir portas exclusivas para entrada e portas exclusivas para saída dos clientes. Além disso, deve garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre clientes de mesas diferentes, respeitando um limite máximo de 10 pessoas por mesa.

Já as academias de ginásticas devem limitar a quantidade de alunos dentro dos estabelecimentos, obedecendo à ocupação simultânea de 1 (um) aluno a cada 10 metros quadrados. Tal distanciamento deve ser delimitado com fita e o espaço em que cada aluno se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas.

O distanciamento por aluno deve ser de 1,5 de distância. Os aparelhos de musculação devem ser alocados a distância mínima de 2 metros entre os aparelhos, bem como os demais, seguindo as orientações contidas no Protocolo Setorial para Academias e Similares disponibilizados pelo Governo do Estado.

Outros seguimentos que também evoluíram para a etapa 6 foram os escritórios que terão que funcionar com 50% de sua capacidade e os comércios de veículos e locadoras que poderão a partir do decreto, funcionar com 100% de sua capacidade.

O decreto entra em vigor a partir da próxima segunda – feira (03), e deve ser seguido criteriosamente por todos. Para isto, haverá fiscalização no municio quanto as normas estabelecidas.

O uso de máscaras continua sendo obrigatório para todas as pessoas que estiverem em vias públicas e estabelecimentos.

Postado por: Janielson Santos

31 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

31 de julho de 2020

Covid-19: Santa Cruz registra dois óbitos, confira os dados da região

Representação gráfica do Sars-CoV-2, causador do Covid-19 (Reprodução / Internet)

Santa Cruz do Capibaribe

Nas últimas 24 horas, o município de Santa Cruz do Capibaribe acabou confirmando 35 novos casos de Covid-19, chegando a 1.920 confirmações desde o início da pandemia.

Também subiu o número de pacientes que receberam alta, com 52 pessoas que não apresentam mais nenhum tipo de sintoma e tiveram liberação médica, são agora 1.227 os recuperados na cidade.

Infelizmente, Santa Cruz do Capibaribe somou mais dois óbitos, chegando agora a 41 o número de pessoas que não resistiram ao tratamento. A Secretaria de Saúde não informou maiores detalhes, como gênero ou idade dos pacientes.

Taquaritinga

No município de Taquaritinga do Norte, foram confirmados 17 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Não há definição de gênero ou idade dos pacientes. Há neste momento 47 casos em investigação.

Em Taquaritinga, desde o início da pandemia, já foram confirmados 157 casos, com 117 pacientes recuperados. Seis pacientes acabaram falecendo.

Brejo

Nesta quinta, a Secretaria de Saúde de Brejo da Madre de Deus informou que foram confirmados 11 novos casos de Covid-19, sendo seis homens (15, 18, 18, 28, 57 e 84 anos), uma criança do sexo feminino (6 anos) e quatro mulheres (22, 41, 56 e 77 anos de idade). Atualmente, 76 casos suspeitos estão em investigação.

De acordo com a Secretaria, 23 pacientes tiveram alta nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, o município registrou 571 casos, com 419 pacientes já recuperados. Dos pacientes ainda em tratamento, 132 encontram-se em quarentena domiciliar, cinco internados, 17 pacientes vieram a óbito.

Jataúba

A Secretaria de Saúde de Jataúba, informou que nas últimas 24 horas, foram confirmados seis novos casos da Covid-19 no município, tratando-se de três mulheres (23, 28 e 52 anos) uma criança sexo feminino (1 ano) e dois homens (34 e 69 anos de idade). Na quinta, três pacientes receberam alta e um caso segue sob investigação.

Jataúba confirmou até hoje, 228 casos da doença, com 143 recuperados e cinco óbitos.

O município tem atualmente 80 pacientes com a Covid-19, com 74 pacientes em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, seis internados em hospitais de referência (fora do município).

Toritama

No município de Toritama, três novos casos de Covid-19 foram confirmados, sem maiores detalhes sobre idade ou gênero dos pacientes.

Na cidade, já são 368 os registros, com 238 pacientes recuperados e 17 casos sob investigação. Desde o início da pandemia, aconteceram 21 óbitos.

Postado por: Walter Miro

31 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de julho de 2020

Edson Vieira decreta reabertura de academias, restaurantes, lanchonetes e similares

Foi publicado nesta quinta-feira (30) decreto municipal em Santa Cruz do Capibaribe onde define reabertura de alguns estabelecimentos que estavam fechados desde o início da pandemia.

Com isso, academias, restaurantes, lanchonetes e similares podem voltar a funcionar seguindo critérios de medidas sanitárias e aglomeração mínima.

No documento, o prefeito faz as seguintes considerações:

A decisão atende ao avanço de flexibilização para região agreste em plano do governo do estado. A região passou para etapa 6 do plano de convivência com a Covid-19.

De acordo com o decreto as medidas já estão em vigor no município, confira as regras:

Postado por: Janielson Santos

30 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de julho de 2020

Governo sinaliza reabertura do Polo de Confecções para 10 de agosto, informa Edson Vieira

Em reunião realizada nesta quinta-feira (30), o Governo do Estado sinalizou positivamente para a reabertura do Polo de confecções de Pernambuco. O retorno das atividades de feira deve acontecer no próximo dia 10 de agosto, de acordo com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira.

Além de Edson, estiveram na videoconferência de hoje com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, representantes de Caruaru e Toritama e os secretários do Governo, José Neto (Casa Civil), Coronel Torres e Luciana Albuquerque (Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde).

Em pauta, entre outras coisas, os protocolos que serão adotados, com a possível retomada das feiras.

“Fizemos diversas cobranças ao Governo do Estado para que reavaliasse o acompanhamento da Covid-19 na região e estudasse uma forma de diminuir os impactos econômicos, tendo em vista que as feiras estão suspensas desde março”, disse o prefeito de Santa Cruz, através de sua assessoria.

“Apresentamos nossa situação que mostra os casos estáveis e, diante disso, a reabertura é um caminho natural. Só peço que a população seja ciente que devem continuar a seguir as recomendações sanitárias”, avaliou o gestor.

Os cuidados preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas são primordiais para essa reabertura.

Números – Santa Cruz do Capibaribe já confirmou 1.885 (1.081 Homens e 804 Mulheres) casos da Covid-19, sendo que 1.175 já se encontram recuperados. 636 estão em monitoramento domiciliar e 35 em internação hospitalar. A cidade soma 39 óbitos

Postado por: Janielson Santos

30 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de julho de 2020

Visitas serão retomadas em agosto nos presídios de Pernambuco

Presídios de Pernambuco retomarão com visitas de detentos a partir de 8 de agosto. As unidades estão fechadas para visitação desde o dia 20 de março. A informação foi confirmada pelo governo nesta quinta-feira (30).

A partir do dia 1º até o dia 8 do próximo mês, as pessoas podem comparecer às unidades para fazer suas carteiras de visitantes. O Sistema Prisional do Estado tem 31.654 presos.

As 23 unidades contabilizam 1.321 presos com teste positivo para a Covid-19 e oito mortes causadas pela doença provocada pelo novo coronavírus.

Para cada pessoa privada de liberdade, será permitida a visita de uma pessoa a cada 15 dias. Não será permitida a visita de crianças, mulheres grávidas e idosos com mais de 60 anos.

De acordo com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, 2.200 presos que estavam no grupo de risco foram liberados. Mas, nenhum deles relacionado com crimes graves.

Postado por: Janielson Santos

30 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de julho de 2020

Gari sofre acidente de trabalho durante coleta de lixo em Santa Cruz do Capibaribe

Apesar da bota de proteção, o vidro chegou a perfurar o solado, a palmilha e cortou o pé do trabalhador (Fernando Lagosta)

Na tarde de ontem (29), um dos garis que atua na coleta de lixo em Santa Cruz do Capibaribe sofreu um acidente de trabalho enquanto fazia a coleta no bairro São Miguel.

O homem teria pego algumas sacolas quando acabou pisando em uma bolsa onde estavam restos de vidro de um copo quebrado e um pedaço do vidro acabou cortando o seu pé esquerdo.

Nem mesmo a espessura do solado foi suficiente para evitar o corte, uma vez que o estilhaço de formato pontiagudo media cerca de cinco centímetros.

Trabalhadores durante a coleta de lixo em Santa Cruz do Capibaribe (Fernando Lagosta)

Moradores das imediações de onde o fato ocorreu ajudaram o profissional, lavando o corte e fazendo um curativo antes de encaminhá-lo ao atendimento médico.

Profissionais da área solicitam sempre à população que não coloque objetos cortantes junto de outros resíduos sem a devida identificação, ou dentro de um recipiente resistente, além das sacolas plásticas, evitando assim novos acidentes.

Postado por: Walter Miro

30 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de julho de 2020

Ex-presidiário de SP é acusado de agredir a mãe em São Domingos

Imagem: Arquivo Blog da Polo.

Um homem de 33 anos foi apresentado na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, apontado por agredir a mãe no distrito de São Domingos em Brejo da Madre de Deus.

De acordo com relatos do pai do detido, a Guarda Municipal foi chamada para interferir na situação.

Em entrevista ao Programa Cidade Notícia da Rádio Polo, o pai contou ainda que o homem tem passagem por assalto em São Paulo e estaria respondendo parte da pena em liberdade, após passar um ano preso.

Atualização

O pai contou à nossa equipe de reportagem que as agressões teriam acontecido também à companheira do detido. Porém, em contato com nossa redação, posteriormente, a mulher negou que tenha sido agredida e que isso ocorreu apenas com a sogra dela.

A companheira do homem levado à delegacia acrescentou, ainda, que uma fiança foi paga e ele foi liberado.

Postado por: Janielson Santos

30 de julho de 2020

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!