O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou, nessa segunda-feira (01), lista prévia dos ex-prefeitos que aparecem com contas rejeitadas e que, em tese, poderão ter dificuldades num possível registro de candidaturas para as eleições deste ano.
Dos nomes listados, aparecem os ex-prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figueroa de Siqueira (Toinho do Pará) e José Augusto Maia (Zé Augusto).
As contas do ex-prefeito Toinho do Pará são referentes ao exercício de 2010 e foi julgado pela Câmara de Vereadores no dia 08 de abril de 2015. Toinho não se movimentou para disputar cargo eletivo esse ano.
Já o candidato a deputado federal, oficializado na convenção realizada no último domingo (31), José Augusto Maia (SD), teve suas contas do exercício financeiro 2008 (último ano de sua administração municipal), julgadas e rejeitadas em 12 de maio de 2016.
O documento do TCE-PE, enviado de maneira atualizada para a Justiça Eleitoral, trata de prefeitos e ex-prefeitos que tiveram contas rejeitadas nos oito anos anteriores ao pleito de 2 de outubro 2022, e acende o alerta para políticos que pretendem disputar as eleições deste ano.