Jéssyca apontou tratamento dado aos professores como justificativa
Os vereadores de oposição de Santa Cruz do Capibaribe, aprovaram na tarde desta quinta-feira (25) durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, um requerimento de ‘Voto de Repúdio’, de autoria da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PSDB) ao prefeito Fábio Aragão (PP).
Como justificativa, a vereadora alegou que o tratamento dado a categoria dos professores do município, que desde janeiro lutam pelo reajuste salarial de 14,95%, tem sido prejudicado, principalmente em relação a não garantir o aumento e atacar direitos já adquiridos pela categoria.
Jéssyca se debruçou sobre a instituição do Piso Nacional do Magistério, criado através da Lei 11.738/2008, que garante o direito aos profissionais. Uma Portaria Interministerial publicada no dia 29 de dezembro de 2022 no Diário Oficial da União (DOU), calculou o percentual do aumento.
“Infelizmente, o prefeito Fábio Aragão tem atuado de forma truculenta, fechando canais de diálogo, agindo de forma agressiva com os educadores de nosso município e se negando a garantir os direitos”, destacou Jéssyca.
O Voto de Repúdio foi aprovado por 9 votos a 6. Foram favoráveis os vereadores: Capilé da Palestina, Jéssyca Cavalcanti, Demir da Saúde, Nego Zé, Nega, Zé Boi, Nailson Ramos, Zezin Buxin e Caetano.
Se posicionaram contrários: Flávio Pontes, Augusto Maia, Emanuel Ramos, Irmão Soares, Vando da Sertec e Carlinhos da Cohab.