
Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavirus, não é possível realizar as tradicionais festas juninas com fogueiras, fogos, e reuniões familiares em uma celebração cultural comparada ao Natal para a região Nordeste.
Uma orientação do Ministério Público sugere aos municípios pernambucanos que não permitam a realização de fogueiras, para evitar a fumaça que poderia ser prejudicial aos pacientes com doenças respiratórias, entre elas o Covid-19, e também possíveis aglomerações nas residências.
Mas mesmo assim, muitas famílias não querem quebrar a tradição do dia em que tradicionalmente todos os anos é celebrada a véspera de São João, estão decorando suas casas com bandeiras, balões e outros adereços ligados aos festejos juninos.
Em Santa Cruz do Capibaribe, lojas de itens decorativos estão com uma boa procura pelos produtos, e já nas primeiras horas desta quarta-feira (23), alguns dos itens já estavam esgotados.
De acordo com a vendedora Marciele Almeida, da loja Faça a Festa, que funciona na rua Saldanha da Gama, Centro, as últimas bandeiras com imagens de São João já estavam sendo procuradas pelos clientes nesta manhã.
“As pessoas procuraram manter a tradição e decorar suas casas para a noite de São João, independente da festa, vai ser um encontro das famílias em casa e assim como em outros anos, nós oferecemos toda a decoração para manter o ambiente no clima da festa junina”, explicou.
Ainda de acordo com a vendedora, com cerca de 50 reais é possível garantir a decoração junina com todos os itens das festas, como bandeiras, balões e demais adereços.