Foi empossado na tarde desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, o único gari que foi eleito prefeito no Brasil. Nerivan Alvares de Lima (MDB), popularmente conhecido como “Nerivan Gari”, venceu o pleito na cidade de Caraúbas, no estado da Paraíba, e tomou posse para o cargo que terá duração de quatro anos.
Nerivan tem 38 anos, é concursado há mais de 15 anos e já disputou a prefeitura por duas vezes. Em 2020, ele empatou em números de votos, mas foi derrotado por conta da idade. A lei eleitoral estipula que, em caso de empate entre candidatos a prefeito em cidades onde não há eleitorado suficiente para justificar um segundo turno, a eleição é desempatada conforme alguns critérios, e a idade é o primeiro deles. Nesse caso, vence o candidato mais velho, e assim ocorreu em Caraúbas, onde foi reeleito Silvano Dudu.
Na eleição de 2024, houve o registro de 432 candidatos que têm como profissão gari, mas apenas três deles concorreram ao Executivo e apenas Nerivan saiu vencedor. A cidade de Caraúbas fica na divisa da Paraíba com Pernambuco e tem aproximadamente 4 mil habitantes.
Nerivan Gari tem como vice Tomaz Bezerra (PODE). Além deles, foram empossados também os vereadores e vereadoras: Neide de Silvano (Republicanos); Pedro Correia (MDB); Jani (MDB); Maria do Salgadinho (Republicanos); Bugi Costa (MDB); Chico de Caraúbas (MDB); Nero (Republicanos); Agenor Felipe (MDB) e Nequinho (Republicanos).
Pedro Correia é eleito presidente da Câmara
Após a posse do prefeito, os vereadores empossados também realizaram a eleição da nova Mesa Diretora que irá comandar a Câmara de Caraúbas pelos próximos dois anos. Com 5 votos contra 4, Pedro Correia (MDB) foi eleito presidente, tendo na composição o vereador Chico de Caraúbas (MDB) como vice-presidente; Jani (MDB) como Primeira-secretária e Bugi Costa como Segundo-secretário.
A chapa derrotada foi encabeçada pela vereadora Neide de Dudu, esposa do ex-prefeito Silvano Dudu.