O TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) deu início a distribuição dos modelos mais atuais das urnas eletrônicas para os polos eleitorais localizados no interior do estado. Conforme orientação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as urnas dos modelos 2020 e 2022 serão substituídas por estarem em seu ciclo final de uso e serão recolhidas para descarte.
Em Pernambuco, as mudanças foram iniciadas pelo polo eleitoral de Petrolina, que foi o primeiro a receber as novas urnas. A cidade sertaneja foi contemplada com 980 novos equipamentos.
De acordo com o chefe da Seção de Gestão de Urnas Eletrônicas do TRE-PE, Edvan Feitosa, a troca desses equipamentos vai acontecer, neste momento, em 10 dos 18 polos eleitorais do estado que estão localizados no interior. A próxima cidade a ser contemplada, seguindo o cronograma de distribuição, é Afogados da Ingazeira, no Sertão, que vai receber 691 equipamentos modelo 2022.
As novas máquinas serão, ainda, distribuídas aos polos eleitorais de Ouricuri, Petrolândia, Serra Talhada, Limoeiro, Arcoverde, Carpina e Surubim. Além de Palmares que receberá urnas do modelo 2015. Ao todo, Pernambuco recebeu 9.407 urnas eletrônicas do modelo 2022 e, no total, 23.979 urnas serão utilizadas nas eleições municipais de 2024.