Maria Edelzuita de Souza, carinhosamente conhecida por ‘Dona Edelzuita’ de 94 anos, superou o recorde de aluna mais idosa do Mundo. Antes dela, quem havia conseguido o feito foi o queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que entrou para o Guinness Book aos 84 anos.
Dona Edelzuita faz parte da turma do 3º módulo do Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. No ano passado, ela decidiu realizar o sonho de aprender a ler e escrever. Segundo relatos dela, a educação na infância foi negada devido seu pai, um lavrador, não permitir que frequentassem a escola, temendo que a alfabetização lhes desse a habilidade de escrever “cartas para os namorados”.
No entanto, sua mãe, uma dona de casa letrada, ensinou-lhe as letras, as sílabas e como juntá-las para formar pequenas palavras. Por muitos anos, essa foi toda a educação formal de Dona Edelzuita.
Ela, mãe de 9 filhos, priorizou a educação dos seus descendentes. Todos concluíram o 2º grau, atual Ensino Médio, e seguiram suas vocações profissionais. Após o falecimento do seu esposo, ela decidiu ir à sala de aula e se matriculou na escola.
“Estudem, no estudo é que se aprende tudo. Na escola se aprende o que é bom. Eu queria ser uma menina de novo para começar agora e terminar só na faculdade”, disse ela.
Dona Edelzuita ainda revelou o desejo de escrever um livro contando a própria história com objetivo de inspirar outras pessoas.
Com informações da Folha de Pernambuco