Subiu para 111 casos confirmados da Varíola dos Macacos (Monkeypox) em Pernambuco. O boletim divulgado pelo Governo do Estado ainda apontou que 496 registros estão em investigação.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o vírus já circula de maneira comunitária na qual não é possível saber a origem da infecção. Para atender os pacientes, estão disponíveis em todo o estado 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que já atuam como referência na rede de urgência e emergência, além de 12 UPAEs (Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada) que também podem ser procuradas pelos doentes.
Nas unidades de saúde, os pacientes contam com consultas médicas ambulatoriais no interior, hospitais regionais e as grandes emergências. A coleta de material biológico das lesões cutâneas nos casos enquadrados como suspeitos é feita na própria unidade de saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco destacou que todos os serviços de saúde devem realizar a notificação compulsória e imediata, em até 24 horas, dos casos suspeitos ou confirmados de varíola dos macacos. Em caso suspeito da doença, as vigilâncias municipais devem realizar o rastreamento de contatos.