Sob a presidência do deputado estadual pernambucano Diogo Moraes (PSB), a União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale) deu início à maior conferência de sua história. A 26ª edição do encontro foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, com uma palestra do poeta Bráulio Bessa. O encontro reúne legisladores e servidores do legislativo estadual de todo Brasil e está sendo realizado até a próxima sexta-feira (10), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Até o momento, quase 2 mil pessoas estão inscritas.
Este ano, a conferência da Unale aborda a temática “As prerrogativas do Parlamento Estadual”, com o intuito de discutir o papel dos legislativos estaduais na sociedade. Durante seu discurso de abertura, Diogo Moraes destacou a importância da troca de experiências entre os servidores e deputados estaduais de diferentes regiões do Brasil.
“Temos diante de nós a tarefa crucial de unir a produção legislativa à modernidade e à inovação, de forma a efetivamente melhorar a vida das pessoas que representamos. Olhando para o futuro, nossa missão é clara. Devemos encontrar um equilíbrio entre a tradição e a inovação, entre a experiência e a visão. Nossos cidadãos e cidadãs esperam que sejamos capazes de acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e sociais que estão moldando o mundo em que vivemos”, pontuou Diogo.
Durante toda a quarta-feira, representantes de diversos setores de assembleias legislativas e Câmara Distrital se reuniram em 15 salas simultâneas, debatendo temas inerentes a cada setor dos legislativos estaduais.
As atividades seguem hoje, com diversos painéis. Na programação, uma palestra sobre “Comunicação digital e IA na atividade parlamentar”, com Tiago Lucena, Fundador da Escola de Leads. Em seguida, haverá uma mesa redonda, com a temática “Prerrogativas Legislativas”, com a participação de Fábio Esteves, Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, João Trindade, Consultor do Senado Federal, e mediação de Fernando Meneguin, Diretor do Interlegis (Senado Federal).
À tarde, os debates serão sobre “Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Energias renováveis”, com Thiago Longo, Coordenador-Geral do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente (virtual), o senador Cid Gomes, Carlos Nobre, Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, e Osvaldo Moraes, Diretor do departamento para o Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ministra Luciana Santos também terá participação digital.
Em seguida, o painel Políticas de Segurança nas escolas, com participação de Yann Evanovick Leitão Furtado, Coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidades e Inclusão- Secadi, do Ministério da Educação, e Telma Vinha, Pesquisadora da Universidade de Campinas.
Ao final do dia, o ator Nelson Freitas faz a palestra inspiração “Viver melhor”.
A conferência se encerra nesta sexta-feira, com a Assembleia Geral Ordinária que vai eleger a nova direção da Unale.
Assessoria