Estado foi atingido por temporal e enchentes que prejudicou milhares de pessoas
Em uma edição especial do programa Estúdio Livre, a Rádio Polo recebeu na manhã desta segunda-feira (13), o advogado e também comentarista político Ralph Lagos. Na oportunidade, o tema debatido entre ambos foi em relação a tragédia que afetou o estado do Rio Grande do Sul.
Nos últimos dias, acompanhado das dores e das perdas que milhares de famílias tiveram, existem as pessoas que compartilham e potencializam fake news e que também tem afetado as vidas humanas tão destruídas pelo temporal e pelas enchentes registradas no estado.
Já foi confirmado a morte de 148 pessoas e mais de 615 mil estão sem moradia. A Defesa Civil ainda contabiliza 124 pessoas desaparecidas e 806 feridas.
Dentre os dois maiores exemplos de vídeos que já foram desmentidos pelas autoridades, são um que apresenta uma mulher afirmando que as doações estavam sendo retidas para aguardar a chegada do presidente da República, Lula, para que fosse feita a distribuição e o registro de fotos e vídeos, e o segundo é de uma vaca sendo arrastada por uma forte correnteza, onde o vídeo circula nas redes sociais como se fosse no RS, mas, de acordo com o site Fato ou Fake, esse registro se deu durante a passagem de um furacão no México, em 2020.
Ouça o programa na íntegra: