Secretaria de Saúde de Pernambuco recomenda uso de máscaras em ambientes fechados

Uso da proteção não é obrigatória e Estado confirmou circulação da subvariante da Ômicron

Mesmo não sendo de uso obrigatório, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) recomendou que as pessoas utilizem máscaras em ambientes fechados. A orientação é baseada no aumento dos números da circulação viral, especialmente em pacientes com sintomas leves de Covid-19, imunossuprimidos e idosos.

“A recomendação, que não é uma obrigação, vem diante de um momento de maior circulação viral, notadamente com aumento dos casos leves”, segundo a SES-PE.

Atualmente, o uso do equipamento é obrigatório no Estado apenas em hospitais, serviços de saúde e farmácias, transporte público e escolas. Na última semana, Pernambuco voltou a registrar mais de 1 mil casos diários de Covid-19, total que não era contabilizado há dois meses.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não vai haver nenhuma alteração, pelo menos neste momento, nos protocolos em vigor. “O Governo de Pernambuco continua monitorando de forma permanente e criteriosa a evolução do cenário epidemiológico da Covid-19”.

Subvariante da Ômicron

O Estado fez um sequenciamento genético através do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/FiocrizPE) e de 101 amostras positivas para a Covid-19, nove genomas foram identificados como da BA.4. Oito deles foram assintomáticos e um apresentou sintomas leves. Três dos pacientes não apresentavam registro de nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 nos sistemas de informação, dois não tinham tomado a primeira dose de reforço e um só tinha tomado uma dose

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter