Pesquisar

Secretaria de Saúde de Pernambuco alerta pais e responsáveis sobre aumento de doenças respiratórias em crianças

Governo autorizou abertura de 80 vagas de UTI pediátrica

André Longo e Jorge Fonseca durante coletiva (Miva Filho/SES)

Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (18) o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou a abertura de novos leitos pediátricos em unidades de saúde espalhadas pelo Estado. Ao lado dele, estava o médico pediatra e vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Eduardo Jorge da Fonseca.

Os casos de doenças respiratórias que se agravaram nas últimas semanas sobrecarregaram as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o que levou o governo do estado a autorizar a abertura de 80 novos leitos de UTI pediátrica. O secretário André Longo confidenciou que a quantidade de profissionais especializados em crianças é a maior dificuldade do momento.

Pernambuco aumento número de leitos pediátricos (Miva Filho/SES)

Devido a essa dificuldade, o governo também nomeou 369 concursados para reforçar a rede pública estadual de saúde. Do total de convocados, são 72 médicos, 129 analistas em saúde (profissionais de nível superior), 166 assistentes em saúde (profissionais de nível médio), além de dois fiscais de vigilância sanitária. Dentre os médicos, 14 são pediatras e 46 são fisioterapeutas, que irão reforçar os plantões em unidades de referência em pediatria.

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) autorizou o reforço nas escalas de plantão de pediatria e de fisioterapia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais e está realizando capacitações dos profissionais.

O secretário de Saúde, André Longo, afirma que a situação é grave e é o “pior momento da pediatria em muitos anos”.

“Nós estamos vivendo um grande aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havíamos visto, com um maior grau de severidade e uma maior frequência de solicitação de leitos pediátricos. Desta vez, com foco nas crianças de até 2 anos predominando o vírus sincicial respiratório (VRS), e naquelas maiores de 2 anos predominando o rinovírus humano (HRV). A rede privada também está pressionada”, destacou.

Nesta quinta-feira (19), o MPPE realiza uma audiência virtual com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Cremepe para discutir sobre a lista de espera de leitos de UTI infantil.

Importância da vacina

Durante a coletiva, André Longo reforçou a necessidade dos pais e responsáveis vacinarem as crianças. De acordo com o gestor, as coberturas para a Covid-19, para a Influenza e para praticamente todas as vacinas do público infantil, estão abaixo das metas no Estado.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter