Pesquisar

MPPE alerta sobre ‘escala desgastante’ dos médicos de Santa Cruz do Capibaribe

Médicos informaram que estão realizando plantões de 24 horas consecutivos

UPA está temporariamente no prédio do Hospital Raymundo Francelino Aragão (Acervo/Blog da Polo)

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) visando resguardar os cidadãos de Santa Cruz do Capibaribe dos riscos potenciais decorrentes da adoção de escalas de plantão desgastantes para os médicos que atuam nas unidades de saúde do município, recomendou que a Secretaria de Saúde promova uma fiscalização mais rigorosa das escalas de trabalhos dos médicos.

De acordo com o alerta do MPPE, a escala dos médicos deve ser feita de modo a assegurar que nenhum profissional atue em um total de 24h por plantão. A decisão é em conformidade com Parecer-Consulta nº16/2015 do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

O promotor de Justiça, Lúcio Malta Cabral alertou ainda que médicos vinculados à rede de saúde do município informaram que estão realizando plantões de 24 horas consecutivos, ou seja, largando do trabalho em uma unidade de saúde e iniciando a jornada em outra unidade. Tal prática é contraindicada por Conselhos Regionais de Medicina em vários estados, pois fragiliza a saúde do profissional e reduz sua capacidade de prestar o atendimento com a qualidade e eficiência que os pacientes merecem.

Em outros casos, o MPPE também tomou conhecimento de que médicos estavam escalados para plantões no mesmo dia e horário em dois lugares diferentes, o que se configura como uma escala inverídica.

“A realização de duas atividades ao mesmo tempo é prática desaconselhável a qualquer profissional médico, sendo a sua realização, mesmo que em sobreaviso, um agravo à ética médica, estando tal profissional sujeito às sanções dispostas no regimento do corpo clínico do hospital e no Conselho Regional de Medicina”, ressaltou Lúcio Malta Cabral, no texto da recomendação.

O promotor de Justiça estabeleceu prazo de 20 dias para que a Secretaria de Saúde responda se acata ou não as providências recomendadas e alertou que o descumprimento dos termos poderá ocasionar a adoção de medidas mais drásticas, a fim de evitar ameaças à saúde dos profissionais e da população local.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter