Um antigo sonho que já foi pauta de diversas campanhas eleitorais, municipal e estadual, acaba de ser confirmado para a população de Santa Cruz do Capibaribe. O presidente Lula anunciou, na manhã desta terça-feira (12), que a cidade é uma das 100 contempladas com a construção de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).
Desde que a possibilidade foi levantada pelo prefeito Fábio Aragão, replicada pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e também pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB), que foram iniciados uma campanha de “torcida” para que a cidade fosse contemplada.
Os Institutos Federais (IFs) oferecem educação básica e superior e são especializadas no ensino profissional e tecnológico. As instituições fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% das vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada com o ensino médio.
Existe uma diferença entre os IFs e uma Universidade Federal, sendo esta última apenas para cursos superiores de graduação e pós-graduação. Os IFs têm em sua extensa grade de especialização, cursos de formação básica, técnica e tecnológica, com cursos de qualificação profissional técnico, mas também conta com graduação e pós-graduação.
No anúncio, o prefeito Fábio Aragão e o vice-prefeito Helinho Aragão foram à Brasília para presenciar o ato de anúncio que contemplou o município. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
O local de construção deve ser próximo à UPA 24h de Santa Cruz do Capibaribe, conforme indicou o prefeito em uma recente entrevista ao programa Rádio Debate da Rádio Polo.
O prazo estipulado pelo presidente Lula é de que haja a inauguração de todos esses institutos até o final de 2026, período que marca o final do mandato atual do presidente.
Confira abaixo a lista completa dos 100 municípios contemplados: