Sabe como identificar pesquisas falsas? TRE orienta eleitores

com a grande quantidade de informações que circulam principalmente nas redes sociais relacionados a política, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alertou aos eleitores para a divulgação, intencional ou não, de supostas pesquisas com resultados que não retratam a realidade do cenário político.

Visando diminuir a desinformação e o combate a pesquisas falsas ou irregulares, o presidente do órgão, Orson Lemos, trouxe dicas de como as pessoas podem conferir a veracidade das pesquisas pelo número do registro, com esse dado, basta pesquisa-lo no site PesqEle (Clique aqui) e confirmar as informações do levantamento.

“Toda a pesquisa tem que ter um número de ordens onde ela está devidamente autorizada. Com aquele número da pesquisa, você vai lá, pesquisa a numeração e, ao fazer isso, ele vai te dar a entidade que fez a pesquisa, o período e até todos os critérios e cidades”, orientou o diretor.

Lemos também ressaltou que a plataforma do PesqEle é uma maneira do eleitor constatar se determinada pesquisa está divulgando resultados fidedignos de números pesquisados ou se está divulgando dados estaduais como nacionais.

Denúncias

Além disso, ele orientou que eleitores que percebam a divulgação de informações falsas, possam registrar o fato no sistema Pardal do TSE pela web ou por smartphone.

O aplicativo permite o envio de denúncias ao Ministério Público Eleitoral (MPE), com relatos de supostos casos de propaganda eleitoral antecipada e de outros ilícitos eleitorais, que demandam atuação da Promotoria ou da Procuradoria Eleitoral.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter