SEGUE A LÍDER – Aos poucos, vamos conhecendo e nos surpreendendo com o perfil dos recém-eleitos vereadores de Santa Cruz do Capibaribe que nunca ocuparam cargo eletivo. A jovem Millena Soares de Iapoi, na sua primeira entrevista na Rádio Polo, quando questionada sobre as lideranças do grupo Verde já emplacou um ensurdecedor: “Eu fui a única eleita do partido aqui em Santa Cruz do Capibaribe, então a liderança sou eu”.
MARRENTA – Eleita com 655 votos ela está com uma marra dessas, imaginem se ela tivesse 1.972 votos como a vereadora Nega obteve em 2020 e fosse a mais votada da Câmara, o que essa menina teria dito sobre as lideranças do grupo verde?
ENQUETE MENTAL – A fala de Millena Soares de Iapoi repercutiu bastante nas redes sociais e já cabe uma enquete mental. A jovem vereadora foi arrogante ou demonstrou personalidade?
A DIREITA – Durante a pré-campanha e talvez um iniciozinho da campanha, os candidatos Robson Ferreira e Alessandra Vieira disputaram entre si o título de representante da Direita em Santa Cruz. A cidade que deu quatro vitórias ao ex-presidente Bolsonaro em quatro turnos elegeu Adilson Bolsonaro vereador e agora já não se tem mais dúvidas de quem é o genuíno representante da Direita em Santa Cruz, ou pelo menos o único com mandato eletivo.
EMOTIVA – A primeira reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz foi marcada por discursos emotivos e muitas caras de tristeza já que as urnas anunciaram no dia 6 de outubro uma significativa renovação naquela Casa de Leis. Teve até vereador não reeleito pedindo emprego aos colegas eleitos.
PRESIDÊNCIA – Ainda sobre a Câmara de Vereadores, mais ou menos 10 eleitos pela situação sonham em presidir a casa e a oposição sonha em fazer um inferninho na eleição da presidência. A disputa interna será entre os vereadores jovens, chamados de cabeças pretas e os vereadores mais experientes, chamados de cabeças brancas.
FAVORITO – O experiente vereador Galego de Mourinha desponta como favorito em rodas de conversas. A história mostra que nesse tipo de eleição os favoritos quase sempre se dão mal. Isso é mais uma escrita a ser quebrada entre tantas que já foram. O importante é que o presidente seja cabeça preta ou cabeça branca não invente de fazer uma reforma na Câmara por que isso sim, dá um azar enorme para o presidente.
ÁGUA JORRANDO – Chamou TAMBÉM a atenção muita água caindo do teto da Câmara de Vereadores na primeira reunião pós-eleição, mas antes que alguém lembre o grande e polêmico valor da reforma conduzida pelo ex-presidente Capilé ou pense que os testes da chegada da água do São Francisco começaram por lá, foi apenas um probleminha de jardinagem já devidamente esclarecido.
DIPLOMAÇÃO – A justiça eleitoral já divulgou a data e o local da diplomação dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. Será no dia 11 de novembro, às 16 horas, no Auditório do Moda Center. Ao que tudo indica, a tradição da posse no dia 1º de janeiro na Câmara de Vereadores será mantida. Alguns precisarão vir da praia para tomar posse, entrar de recesso e voltar para o litoral.
ENCOLHEU – Segundo alguém que lembro muito bem quem, não basta ser bonito, tem de funcionar. A fala se referia à libido e à Central de Feiras e Mercados, que foi inaugurada, mas não funciona ainda. Para piorar a situação e comparação, o negócio encolheu. Segundo um grupo de feirantes que esteve essa semana lá juntamente com a vereadora Jessyca Cavalcanti, o tamanho dos bancos que estão construindo estão menores do que os usados atualmente pelos feirantes.