Pesquisar

RESUMÓRIO – Com professor Tenório

A RODA – A semana iniciou com a notícia de um pneu de ônibus escolar que saltou do eixo em Santa Cruz do Capibaribe, ressuscitando mil e muitas discussões sobre o tema transporte. A informação é que em poucos minutos, um ônibus reserva chegou no local e os estudantes foram transportados para as escolas normalmente. Se fosse do outro lado do rio, seriam levados na carroceria de um caminhão e a zuada seria ainda maior.

O IMPORTANTE – O muído com a roda solta foi tão grande que até parece que importa mais do que o fato de nenhum estudante ter se ferido ou perdido aula no dia. Segundo o próprio prefeito, é um absurdo e não pode acontecer, fato! Como fizeram política no passado com problemas no transporte escolar, o troco vem naturalmente. Bom seria que não existissem mais os problemas e, automaticamente, os muídos nem no velho nem no Novo Tempo.

AS TENDAS – Ainda no início da semana, os feirantes de Cacimba de Baixo sentiram falta das tendas que sempre estiveram na feira. Para uns já seria o feito da saída de Vando da Sertec do grupo Taboquinha, para outros, a retirada foi apenas um empréstimo para os desfiles cívicos. Alguém bem que poderia nos dizer se ano passado teve ou não teve empréstimo de tendas para desfile, já que não teve desligamento de vereador do grupo.

ESPÓLIO – Vando da Sertec se foi do grupo vermelho reclamando que não tinha quase espaço na gestão e o clima segue tenso por conta de interesse no espólio que ele dizia quase não ter. Carlinhos da Cohab, outrora acusado de ter uma banda da gestão, supostamente estaria interessado neste espólio de Vando. Normal, normal, normal, política não é lugar para o óbvio. Se fosse, a insatisfação de Carlinhos se resolveria com o prefeito propondo uma troca dos espaços dele com os espaços de qualquer outro vereador do grupo.

OS ÁUDIOS – A vereadora Nega, bem ao seu estilo, tratou de deixar claro seu atual posicionamento quanto à possibilidade de junção entre verdes e azuis. Em grupo de WhatsApp, ela declarou que se essa junção acontecer ela vai abrir mão da sua candidatura a vereadora em 2024 e ser militante de Fábio Aragão.

EXCESSOS – A banca aponta favoritismo para não união nesse momento do jogo, mas caso aconteça ou a vereadora muda de opinião, não seria a primeira vez que isso aconteceria, ou as polêmicas da ligação elétrica irregular na sua instituição e todas as críticas feitas pela vereadora a gestão municipal serão definitivamente coisas do passado.

OUVIR PARA MUDAR – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, segue ouvindo o povo pernambucano nas plenárias do Ouvir para Mudar, processo para construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Esta semana e na próxima será a vez de Caruaru e Santa Cruz.

OS NÃO OUVIDOS – Será que Raquel Lyra ouviu os cinco secretários que entregaram seus cargos nos primeiros meses da gestão? Não é comum a demora para montar uma equipe como foi a dela e também não é comum tantas entregas de cargos em tão pouco tempo de governo.

MELHOR AQUI – Segundo alguém que não lembro quem, as mudanças nos comandos das Secretarias de Santa Cruz do Capibaribe são situações melhores do que o que vem acontecendo nas do governo do estado. Aqui é só um rodízio e no estado já são cinco secretários que deixaram o cargo e a conversa é que tem mais uma na agulha.

VISITA – A primeira visita de Raquel Lyra a Santa Cruz como governadora será bem no início de seu mandato. Tomara que ela seja recebida de forma mais calorosa do que Paulo Câmara e Eduardo Campos já foram em determinados momentos. O negócio está tão feio que não se admira algum grupo político ficar satisfeito com “migalhas”, sem nem precisar de cartaz.

ARAPUÁ – Se a Amazônia fosse aqui, não existiria o desenfreado desmatamento que acontece há décadas na região. Digo isso, porque somos a terra da confecção e de ambientalistas fervorosos. Depois da polêmica com a Serra do Exu e com o Açude da Manhosa, o BO ambiental da semana foi o descarte de metralha no riacho Arapuá, com participação especial de máquina e servidor do município em pleno feriado do dia 7 de setembro.

NOTA – Como de costume no governo, aquela velha nota foi emitida, enfatizando o afastamento do servidor encarregado pela máquina. Faltou falar sobre a orientação/punição dos responsáveis pela metralha recolhida. Vamos aguardar o desfecho de mais uma polêmica ambiental em Santa Cruz.

LERO NO EXTERIOR – O prefeito de Taquaritinga, Ivanildo Lero, está na Zoropa, mas parece que só o período suficiente para o vice Gena Lins não assumir. Em Santa Cruz, quando o vice Zé Augusto Maia assumiu, deu reajuste aos servidores. No Brejo, quando Josivaldo assumiu, exonerou cargos comissionados e o que será que Gena faria caso assumisse?

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter