
RECESSO – O legislativo de Santa Cruz vive os dias mais tranquilos do ano, porque está de recesso. Assim que acabar essa pausa nas reuniões ordinárias e extraordinárias, as discussões sobre projeto de financiamento para calçamento e Matadouro também voltam e os dias de sossego acabam. As narrativas seguirão nos holofotes e saberemos, de fato, quanto tempo vai durar aquele clima de paz que encerrou o primeiro semestre.
ENQUETES – Enquanto não o trabalho no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz não volta, com as movimentações que estamos acostumados, as críticas aos vereadores que também estamos acostumados a ler, ver e ouvir seguem nas redes sociais através de enquete de aferição de desempenho dos vereadores.
PROVA DOS NOVE – Não bastasse o resultado desastroso e, ao mesmo tempo, esperado na enquete produzida pelo Blog do Bruno Muniz, um assessor parlamentar teve a brilhante ideia de tirar a prova dos nove e fazer uma outra enquete nas suas redes sociais. O resultado não poderia ser diferente, reprovação em dose dupla para maioria dos parlamentares.
CASSAÇÃO – Enquanto aqui as pessoas gastam energia e brincam de criticar os vereadores nas redes sociais, em Toritama é na vera, pois entram logo com pedido de cassação. A vereadora Carol Gonçalves, que coincidentemente votou favorável à causa dos professores e recebeu aquela cartinha de advertência assinada pelo prefeito Edilson Tavares e o secretário Colin, foi surpreendida com o pedido de cassação feito por um segundo suplente. Seria o rolo compressor indo e voltando?.
ENERGIA – E por falar em energia, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, mais uma vez se destaca com ação pioneira na região e constrói uma usina de geração de energia solar onde era o antigo lixão. A ação foi mais emblemática do que a retirada do lixão, que foi um marco de sua primeira gestão, mas dessa vez ninguém usou saia.
NÚMEROS – A população de Santa Cruz do Capibaribe já está mais do que acostumada a responder questionários de pesquisas eleitorais, pois são tão comuns quanto às reclamações com o desempenho dos vereadores. Toda hora tem pesquisa na rua, os partidos têm as suas debaixo do braço e só mostram quando os números enchem os olhos. São pesquisas para consumo interno, mas os números sempre chegam onde convém chegar.
ASFALTO – Atendendo o coro dos descontentes com a pouca conquista de emendas, o prefeito de Santa Cruz, Fábio Aragão, anunciou na última sexta em seu programa de rádio semanal 3,8 milhões para asfaltamento com emendas do Da Fonte filho.
ESCOLHA – Se somarmos todas as emendas recebidas por todos os grupos políticos da cidade destinadas para pavimentação, vamos perceber que a escolha de qual rua a ser contemplada precisa ser otimizada. Um centro asfaltado é uma belezura, mas uma periferia sem lama é mais ainda.
GALINHA E VOTO – A divulgação das ruas e avenidas que serão asfaltadas com esses 3,8 milhões ainda não foi feita. Se fossem anunciadas com uma justificativa ou com qual foi o critério de escolha seria bem interessante, porque a história pitoresca da cidade fala de churrascos e galinha de capoeira como critério para promessa de calçar rua. Há quem diga que se promete pavimentar rua durante campanha eleitoral, mas eu não acredito nisso, que algum político usaria esse artifício para conseguir votos.
MULTA – O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero foi multado em pouco mais de 9 mil reais pelo TCE-PE por descumprimento parcial de dois Termos de Ajuste de Gestão, relativos a 2022. Segundo a equipe do TCE, foram ignoradas as recomendações com relação à eliminação de pontos de mofo, reparos no revestimento, pintura e correção de problemas com infiltrações em unidades escolares. Se essa turma for a alguns hospitais públicos de Recife, o relatório será imenso e os empréstimos do governo estadual ajudaria bastante no pagamento de multas. Entra ano e sai ano, sai governador e entra governadora e a situação permanece caótica.
O LADO CERTO – O prefeito Fábio Aragão oficializou a doação de terreno para construção de casas populares. As imagens do evento parecem até um TBT com outra cor de camisa. Muita gente que estava lá fazia parte da gestão anterior em evento semelhante, provando que o lado certo é o lado que vence a eleição.
“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”