RESUMÓRIO – Com professor Tenório

VOTAÇÕES – O santa-cruzense é apaixonado por política e eleição. Quarta-feira (23/05) foi dia de muitos acompanharem a reunião da Assembleia Legislativa de Pernambuco, só para saber em primeira mão o resultado da votação que poderia levar Diogo Moraes ao seu quarto mandato. O indicado da ALEPE venceu o indicado da governadora por 30 a 18 votos. Raquel nem parece que já foi deputada, pois insiste em não querer entender como funciona aquela casa de leis.

QUARTO MANDATO – Agora é oficial, Diogo Moraes é tetra! Quem já foi intitulado de ser da cozinha do governador, agora vai ser pela primeira vez deputado de oposição. Será que ele vai ser o quadragésimo alguma coisa a ser atendido pela governadora no mandato mais especial de sua vida?

COMEMORAÇÃO TRIPLA – Comemora Rodrigo Novaes pela indicação ao cargo de conselheiro do TCE e comemora mais ainda Diogo Moraes, que sai da condição de primeiro suplente e assume de forma definitiva seu quarto mandato de deputado. Comemora também o presidente da ALEPE, Álvaro Porto, que além de vencer mais uma quebra de braço contra a governadora Raquel Lyra, emplaca suas duas indicações ao TCE.

CORDIALIDADE – O combativo deputado estadual, Abimael Santos, foi bem cortês ao parabenizar Diogo Moraes pela sua volta à ALEPE e reafirmar que o deputado representa uma vitória da esquerda na região. Abimael já não está mais só na defesa do Polo de Confecções. Se isso o deixa feliz, é pouco provável, pois Diogão é da ixquerda.

PADRINHOS – Alguém que não lembro quem, me disse certa vez que Diogo Moraes teve e tem os melhores padrinhos políticos que alguém pode ter. Primeiro foi Eduardo Campos, depois Guilherme Uchôa e agora o atual presidente da ALEPE, Álvaro Porto. E pensar que durante um bom tempo Ernesto Maia tinha o atualmente sumido Zé Augusto Maia como padrinho político.

FIGURANTE – A acirrada disputa entre Rodrigo Novaes e Joaquim Lira invisibilizou a figurativa postulação de Osvir Thomaz, que foi esquecido por muita gente, não pelo Resumório. Bom de voto feito um ex-vereador aqui de Santa Cruz que mudou de lado e até hoje escuta piadinhas de seus ex-aliados.

MILHO – A CPI do milho em Santa Cruz segue a passos curtos. A abertura dos trabalhos na manhã desta quarta (24) foi marcada, apesar de mais uma divergência, pela definição da composição dos membros que irão compor a CPI. Se não chegarem a um entendimento jurídico, já podem pensar numa outra forma de resolução dessa eterna divergência, tipo, par ou ímpar. Para ficar num clima mais rural, podem decidir com uma partida de sueca. Quem vencer, diz como tem de ser e pronto.

UNIÃO – Em Taquaritinga do Norte, o ex-prefeito Evilásio Araújo encontrou uma nova forma de unir grupo político. Já que o grupo Calabar está dividido com duas pré-candidaturas a prefeito, a do empresário Allyson Dias e a do vice-prefeito Gena Lins, o Barack Obama do Agreste resolveu deixar seu nome à disposição para disputa de 2024. Não entendi como isso funciona, mas ter três pré-candidaturas é a estratégia de união dele.

A TURMA DO “A” – O prefeito de Taquaritinga e sua comitiva foram à ALEPE na terça-feira para comemorar o retorno de Diogo Moraes ao mandato de deputado estadual. Aproveitaram para tirar a tradicional foto com Diogo já fazendo o “A” de Allysson Dias.

TENSÃO NA PALESTINA – O clima segue tenso na Palestina e não me refiro ao Oriente Médio. Falo do clima para gestão municipal depois das fortes críticas dos vereadores Capilé da Palestina e Jéssyca Cavalcanti sobre a condição em que se encontra o bairro. O ataque pode não ter sido orquestrado, mas o bombardeio duplo, num intervalo curto de tempo, atinge em cheio o objetivo ou o alvo.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter