
CUSCUZ DO PASSARIM – Depois do deputado estadual Edson Vieira, foi a vez do ex-prefeito de Santa Cruz, Fábio Aragão, aparecer na sua rede social fazendo cuscuz. O cuscuz do passarim foi sem aula de história e com muito sal. Bem que poderia ter encaixado um comentário sobre a Guerra dos Mascates ou sobre a Confederação do Equador.
DUELO CULINÁRIO – Nesse embalo, poderemos ter em 2026 uma disputa eleitoral e culinária. Fica a dúvida se o deputado estadual Diogo Moraes sabe fazer cuscuz. É a humanização das redes sociais e a nova forma de se comunicar com o povo levada ao extremo. Vejo a hora todo político aparecer comendo torrada e falando de boca cheia nos vídeos das redes sociais. Já não bastava os pastéis de feira.
CRESCEU – O fim de semana em Santa Cruz foi marcado pela 15ª edição do Forró do Menino, que cresceu e ficou de cabelos brancos. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o deputado federal Fernando Filho marcaram presença no forró e nas rádios da cidade para uma rodada de entrevistas, sempre acompanhados dos anfitriões Edson e Alessandra Vieira.
POLÍTICA E FUTEBOL – Enquanto alguns esperam João Campos declarar oficialmente que será candidato e a montagem das duas principais chapas majoritárias que disputarão o Governo do Estado, com as vagas para o Senado, enquanto outros aguardam as definições das possíveis candidaturas de Fábio Aragão e Drª Cátia Ribeiro, tem quem espere apenas a primeira vitória do Sport no Campeonato Brasileiro. “Quem espera, sempre cansa”. E um eleitor/torcedor cansado fica abusado facilmente.
APROVADO – Finalmente, a gestão Taboquinha conseguiu aprovar o empréstimo do FINISA para construção do falado Hospital Fernando Aragão e um monte de obras. Foi preciso uma hecatombe para a aprovação acontecer. Condução, saúde financeira, meios para fiscalizar, é tudo narrativa. O segredo foi uma hecatombe e a maioria na Câmara de Vereadores. Agora é esperar que o prefeito Helinho Aragão seja mais eficiente na execução dos recursos do que a governadora Raquel Lyra.
FELICIDADE – Nunca antes na história dessa cidade, talvez por falta de saúde financeira, se comemorou tanto um empréstimo a juros. Como diziam os Mamonas Assassinas, a minha felicidade é um crediário do FINISA.
DISCURSOS – A aprovação do projeto de lei sobre empréstimo do FINISA foi marcada por discursos simbólicos. Muito sim, sim, sim em alusão ao contra, contra, contra de Jéssyca na legislatura passada. Troca de farpas, princípio de vaias, aplausos e muitos agradecimentos marcaram a sessão chamada por alguns parlamentares de histórica. Narrativas à parte, o povo que vive fora da bolha política quer hospital bom funcionando, Via Expressa, pavimentações, Matadouro, paisagismo dos canais do centro e muito mais. Cuidem!
DA MODA – Competir com Campina Grande, Caruaru, Petrolina e Surubim não é fácil. Por isso, nosso São João não é o maior nem o melhor é o DA MODA. E começa amanhã o tirinete, com grandes atrações e grandes expectativas. O povo para curtir, os organizadores para que não haja falhas e a oposição para botar defeito.
SABIDO – Como se não bastasse o resultado da última eleição municipal em Santa Cruz, as oposições assistem, sem camarote do São João da Moda, um movimento de adesões ao grupo Taboquinha que só tende a aumentar. O pulo ou despulo mais falado, no momento, foi o do ex-vereador Ernesto Maia, que voltou para o vermelho. Certamente, deixará de ser chamado de ex-sabido pelos atuais aliados e voltará a ser considerado um sábio.
BOM DE PERDÃO – De voto não, mas de perdão Ernesto Maia é muito bom. Conseguiu o do ex-prefeito Edson Vieira, com a KMC, e o perdão do atual prefeito Helinho Aragão com a denúncia sobre um tio em Matinhas, na Paraíba.