Renato Teixeira: Cidadão Pernambucano em Solene Homenagem na Alepe

Renato Teixeira, renomado cantor e compositor paulista, recebeu o título honorífico de Cidadão Pernambucano em uma cerimônia solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na quarta-feira (8).

O deputado Waldemar Borges (MDB), autor da proposição, expressou sua admiração pelo artista em um vídeo, destacando a universalidade de sua poesia. “Quem toca a alma das pessoas como você toca com a beleza da sua poesia não pode ficar trancado em nenhuma cidadania. O poeta é cidadão do universo e a gente se sente muito honrado de ter esse cidadão do universo aqui em Pernambuco”, afirmou Borges.

Antônio Moraes (PP) relembrou a marcante comparação feita por Luiz Gonzaga entre a canção “Romaria” de Teixeira e o clássico “Asa Branca”. Moraes enfatizou a profunda conexão do músico com as raízes culturais de Pernambuco, citando seus shows no campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde ele demonstrava a força da música caipira no estado. 

Um legado de mais de meio século

Com uma carreira de mais de 50 anos e um repertório de 20 discos, Renato Teixeira é um dos grandes nomes da música popular brasileira. O artista recordou uma parceria rejeitada por Luiz Gonzaga, mas ressaltou a gratidão pelos conselhos do Rei do Baião, que previu o legado de sua música. 

“Seu Luiz, do alto da sua sensibilidade e generosidade, me disse: ‘Vamos esperar uns 30 anos, senhor Teixeira. O tempo lhe dirá se eu estou certo ou não. E aprenda uma coisa: esse sucesso seu e meu é um presente de Deus. Por isso, todas as vezes que for cantar a sua Romaria, cante como se fosse a primeira vez, em agradecimento a esse presente que veio do céu.’ Até hoje, todas as vezes que eu canto minha música, lembro dele. Acho que foi assim que minha ligação com esse lugar sedutor foi batizada”, compartilhou Teixeira.

A celebração foi abrilhantada por diversas apresentações culturais, incluindo Camilo do Maracatu Leão Misterioso, o Coral Vozes de Pernambuco da Alepe, o Bloco da Saudade e os cantores Ed Carlos e Maciel Melo, que interpretaram canções de Teixeira acompanhados pelo instrumentista Luizinho de Serra.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter