Rádio Debate: Movimentações políticas no Carnaval, alianças para a Alepe e novos nomes na disputa pelo Governo do Estado

A edição do programa Rádio Debate desta quinta-feira (19) analisou o intenso cenário político que marcou o período carnavalesco em Pernambuco. Entre os destaques, a passagem da governadora Raquel Lyra (PSD) e do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) por Santa Cruz do Capibaribe. As autoridades prestigiaram a 20ª edição da UMADESC, evento religioso que tradicionalmente atrai milhares de jovens e se consolida como um importante ponto de articulação política durante o feriado.

Outro ponto de análise foi o clima de incerteza gerado pela visita do secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba, ao município de Sertânia. A presença do secretário causou especulações sobre um possível novo alinhamento da prefeita Pollyanna Abreu. Atualmente, a gestora mantém o apoio declarado à pré-candidatura de Fábio Aragão (PSD) para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e qualquer sinal de aproximação com outros grupos para a disputa proporcional gera imediata repercussão nos bastidores do Agreste e Sertão.

No âmbito estadual, o debate focou no lançamento de novas pré-candidaturas pela federação que envolve o partido Rede Sustentabilidade. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, foi apresentado como o nome do grupo liderado pelo deputado Túlio Gadêlha para disputar o Governo de Pernambuco. No mesmo evento, foi lançada a pré-candidatura do ex-deputado Paulo Rubem Santiago ao Senado. As postulações fazem parte do manifesto intitulado “Movimento do Sertão ao Cais: Pernambuco é do Povo”, que busca construir uma alternativa à esquerda no tabuleiro eleitoral de 2026.

Você pode conferir as opiniões dos debatedores e o detalhamento dessas articulações ouvindo ou assistindo o programa completo nas plataformas digitais da Rádio Polo.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter