Pesquisar

Rádio Debate aborda interdição de salas odontológicas em UBSs em Santa Cruz do Capibaribe

 Vereadora Jéssyca e secretária Lívia participam por telefone

A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PSDB) participou do programa Rádio Debate na manhã desta quarta-feira (13) e comentou sobre a interdição, por parte do Conselho Regional de Odontologia (CRO), dos consultórios odontológicos nos postos de saúde dos bairros Oscarzão, Palestina e Dona Lica em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a parlamentar, a situação é ainda mais agravante, tendo em vista que os próprios dentistas relataram em encontro que tiveram com a vereadora de que não estavam sendo atendidos pela gestão no tocante a problemas estruturais e no cumprimento do pagamento do piso salarial da categoria.

“Tá faltando a gestão ter preocupação e um olhar sensível a essas questões, pois além das salas com mofos e infiltrações, no posto do Dona Lica o sugador que é usado nos procedimentos está quebrado e em outros PSFs as cadeiras dos dentistas estão quebradas, estão indo para os postos e dão expediente sem poder atender a população”, disse a vereadora.

A vereadora ainda pontuou que em dezembro de 2021, esteve com o promotor Dr. Lúcio visitando a unidade do Oscarzão e foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde até o momento nenhuma das solicitações foram realizadas.

Em respostas, a secretária de Saúde Lívia Borba, afirmou que já realizou alguns encontros com a categoria, e quanto aos problemas estruturais, já está ciente do caso e autorizou, tanto a mudança de local das unidades de saúde, como está sendo realizado um levantamento para iniciar as reformas pontuais.

“Quanto à questão de receber os odontólogos e cirurgiões dentistas, eu já os recebi na minha sala, já tivemos reuniões e marcamos outra pra daqui a seis meses. A questão da estrutura, é fato que temos postos de saúde que desde que comecei a gestão dei carta branca para que se a gente encontrasse uma casa em melhor condição a gente se mudar, mas realmente temos dificuldades em conseguir. Nesse período passamos por chuvas e tivemos um agravamento nas condições, com maior incidência de mofo, nossa equipe que dá suporte ia nos postos e vimos a necessidade de fazer um levantamento e de licitar uma empresa para fazer a manutenção dos postos, tudo já foi levantado pela gestão e vamos licitar”, disse Lívia Borba.

Ouça o programa na íntegra:

 

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter