
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e novo líder do PSDB no estado, deputado Álvaro Porto, declarou nesta quarta-feira (3) que a legenda não faz mais parte da base do governo Raquel Lyra (PSD).
“O PSDB de Pernambuco não faz mais parte do governo Raquel Lyra. O PSDB em Pernambuco não está mais apoiando o governo Raquel Lyra”, afirmou Porto, destacando que o partido adotará uma postura de independência.
Atualmente, o PSDB conta com três deputados estaduais: Álvaro Porto, Débora Almeida e Izaías Régis. Segundo Porto, Izaías passou a integrar a nova executiva estadual, enquanto Débora recusou o convite.
A recente intervenção da executiva nacional do PSDB no diretório estadual gerou uma debandada de lideranças do partido, incluindo a vice-governadora Priscila Krause e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. No entanto, Porto afirmou que alguns prefeitos que assinaram a desfiliação em massa teriam sido pressionados e entraram em contato para manifestar o desejo de permanecer na sigla.
Sobre um possível alinhamento com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), Porto afirmou que a legenda ainda não tem uma definição, mas garantiu que não seguirá no projeto político de Raquel Lyra.
“Teremos vários candidatos a governador e a gente vai analisar o que é bom para o partido e onde o partido vai estar. Com certeza, com o que vem acontecendo no estado de Pernambuco, o PSDB não vai continuar no projeto da atual governadora”, concluiu.