O Retalho Criativo é um projeto inédito no Polo de Confecções do Agreste pernambucano, voltado para a formação e produção artística de pessoas trans, travestis e desobedientes de gênero, com participação aberta a todas as cidades do Agreste pernambucano.
Com foco na economia criativa e sustentável, o projeto oferece uma oportunidade para o público-alvo participar de encontros formativos gratuitos e culminar em uma mostra cultural que celebrará a diversidade e a resistência através da moda.
O projeto tem como objetivo promover uma Mostra de Produção de Moda e Vestuário, na qual as peças criadas durante as formações serão expostas ao público, tendo sido criadas por participantes das oficinas e workshops. Este evento final será a culminância de uma série de atividades formativas, debates e intervenções artísticas, sendo este, um espaço para compartilhar conhecimentos, experiências e fortalecer a comunidade LGBTQIAPN+ na região.
As inscrições para o projeto já começaram e vão até o dia 10 de janeiro, quando está previsto para iniciar as atividades.
Conheça a equipe principal do projeto:
Ana Karolyne Pereira Diniz (Karol Diniz) – Produtora Executiva e Facilitadora
Filha da Sulanca, Karol é estilista, modelista e artesã têxtil. Mulher racializada e bissexual, é técnica em vestuário pelo SENAI e produtora cultural e audiovisual pelo M.I.N.A.S. do Porto Digital. Karol coordena o projeto com seu ateliê “Reforma”, abordando novas formas de produzir moda de maneira consciente e sustentável. Seu trabalho foca em economia circular, empreendedorismo feminino e equidade de gênero.
Alane Dantas Pimenta (Kaleidoscope) – Diretora de Fotografia
Mãe solo, mulher bissexual, nascida em Santa Cruz do Capibaribe, Alane é fotógrafa e artista visual formanda pela UFRPE. Ela também é produtora audiovisual pela K2K Filme e M.I.N.A.S. Porto Digital, com quatro anos de experiência na área e ganhadora do 10° Prêmio de Fotografia de Pernambuco. Seu trabalho está profundamente enraizado nas relações entre os seres humanos com a natureza, especialmente no bioma da Caatinga.
Kevin Hacling Alves Gomes (Kevs/Kev/KVS) – Assistente Administrativo
Kevin é um híbrido de pesquisador, professor, produtor cultural e artista experimental. Criatura do agreste pernambucano, gay pardo e doutorando em Ciências Sociais pela UFCG, tem se dedicado à produção artística experimental, explorando aquarela, colagens e poesias. Além disso, é tradutor e defensor de uma prática artística e política que desafia normas de gênero.
Thales Silva de Oliveira (Thales América) – Assistente de Produção
Pansexual, Agênere, Multiartista e doutorande de Ciências Sociais na UFCG, Thales é bailarine de jazz, ballet e dança contemporânea. Nasceu em São Paulo e atualmente reside em Pernambuco. Thales traz uma perspectiva interdisciplinar ao projeto, que inclui arte performática, teatro e resistência política. Já recebeu prêmios por seu trabalho em dança e participa de iniciativas artísticas na região.
Inscrições Gratuitas
As inscrições para o Retalho Criativo já estão abertas e são totalmente gratuitas! Podem se inscrever pessoas trans, travestis e desobedientes de gênero que residam no Agreste de Pernambuco. O processo seletivo será realizado por meio de formulário online, disponível nas redes sociais do projeto e em espaços físicos de Santa Cruz do Capibaribe e região. Além disso, o projeto irá fornecer transporte e alimentação para as atividades formativas e a produção das peças.
As vagas são limitadas, e a participação nas oficinas formativas garantirá uma experiência imersiva com profissionais qualificados, além de uma quantia em dinheiro como comissão pelas peças confeccionadas.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Para mais informações e inscrição, siga o projeto no Instagram: @RETALHOCRIATIVO_