Propositura foi do deputado estadual Eriberto Filho
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou no último dia 16 de abril, um ‘Voto de Aplausos’ direcionado ao professor de História, Romenyck Stiffen bem como a Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves da Silva, que fica em Santa Cruz do Capibaribe, pela idealização do projeto ‘Parlamento Simulado’.
A proposta do Voto de Aplausos da Alepe é de autoria do deputado Eriberto Filho.
“O parlamento simulado é o mais jovem projeto que tirei do papel na @eremlasoficial e enquanto professor se junta a outros que tenho muito orgulho, a exemplo do “Júri Simulado” e do “Minha cidade, minha história”. E nesse contexto, esse filho caçula já nos rende frutos, impactando nossos alunos, e reconhecimento, a exemplo do Voto de Aplausos proposto pelo deputado @eribertomedeirosfilho , após ser apresentado ao mesmo pelo @soucapiledapalestina , e aprovado pela @assembleiape . Apenas gratidão!”, escreveu Romenyck.
O projeto
Coordenado pelo professor Romenyck, o primeiro projeto Parlamento Simulado envolveu alunos da EREM Luiz Alves da Silva. A culminância do projeto aconteceu na sexta-feira, dia 5 de abril deste ano, com a realização de uma sessão simulada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.
De acordo com o professor, o objetivo com o projeto é fazer os alunos conhecerem a função dos três poderes e o projeto em questão trabalha a fundo o poder legislativo. A primeira parte do projeto foi sua apresentação e explicação de como funcionam os poderes; Em seguida cada turma escolheu entre os candidatos (alunos) os vereadores simulados, foram 16 ao total.
Cada turma foi dividida em 4 grupos, onde cada um elaborou um requerimento e um projeto que foram apresentados pelos representantes durante esta sessão simulada. O projeto começou na segunda quinzena de fevereiro e a apresentação das pautas elaboradas aconteceu na sexta (5).
O Parlamento Simulado foi prestigiado por diversas autoridades, a exemplo de vereadores do município, do prefeito Fábio Aragão, do vice-prefeito Helinho Aragão, do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), de representantes do Ministério Público de Pernambuco e da Gerência Regional de Educação de Caruaru (GRE).Mais fotos podem ser acessadas aqui.