Na manhã desta sexta-feira (21) a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe convidou a imprensa para a prestação de contas do São João da Moda 2023. Na ocasião, estavam presentes o vice-prefeito Helinho Aragão (PP), o secretário de projetos especiais Magno Cumaru, a vereadora de oposição Jéssyca Cavalcanti e integrantes do poder executivo.
Na ocasião, os organizadores do festejo comemoraram os números que foram levantados com relação a injeção na economia do município, que segundo o vice-prefeito Helinho Aragão, girou em torno de 40 milhões de reais durante os dias do evento.
Segundo a administração, o festejo proporcionou a criação de 1.300 empregos diretos e indiretos, além de ter sido direcionados incentivos à agricultura familiar com as feirinhas, distribuição de milho e incentivo às vendas de comidas típicas.
Arrecadação recorde no mês junino: R$ 6.280.895,83
Somente no mês de junho, a Prefeitura levantou que circularam pelo município algo em torno de 6 milhões de reais, inclusive uma arrecadação recorde comparada entre 2017 e 2022. Ano passado, a economia representou uma injeção de pouco mais de 3 milhões.
Evento custou mais de 5 milhões de reais para a Prefeitura e a empresa concessionária
Foi apresentado os gastos que foram empregados, tanto pela Prefeitura como pela empresa que venceu a licitação. Ao todo, o evento custou 5.327.589,76 (cinco milhões, duzentos e trinta e sete mil, quinhentos e oitenta e nove reais e setenta e seis centavos).
Por parte da Prefeitura foi empregado o valor de R$ 2.761.899,76 (dois milhões, setecentos e sessenta e um, oitocentos e noventa e nove reais e setenta e seis centavos), que segundo a gestão foi direcionado ao pagamento de atrações artísticas do palco principal, dos polos alternativos e do trio pé-de-serra que se apresentaram nas mais de 60 quadrilhas do festival Fogoió dos Oito Baixos, dos sítios e das escolas.
já a concessionária Happy, aportou R$ 2.475.690,00 (dois milhões, quatrocentos e setenta e cinco, seiscentos e noventa reais e zero centavos). O dinheiro foi empregado em atrações musicais (2.020.000,00), piso easyfloor (158.200,00), buffet (42.200,00), comunicação visual do pátio da moda (57.824,50), Staff e produção (84.565,50), decoração (105.500,00) e rádio comunicadores (7.400,00).
Na prestação, o vice-prefeito destacou que todos os artistas locais já receberam seus devidos cachês.
Segurança
Foram instaladas 16 câmeras de segurança no Parque Wellington Monteiro, além de postos de segurança integrados com monitoramento realizado pela GCM e Polícia Militar, no qual, mais de 500 homens e mulheres trabalharam na segurança do evento. Além disso, o São João da Moda 2023 contou com duas novidades nessa área de segurança: o Alerta Celular e a instalação da delegacia da Polícia Civil no local.
Saúde
O posto de saúde instalado no local foi ampliado para melhor receber quem necessitasse de atendimento, junto com a disponibilidade de veículos de apoio e ambulâncias.
Ação Social
Na ação social, o uso de libras durante as apresentações foi aplicado em todos os dias de festa, além da instalação do Camarote da Acessibilidade próximo ao palco principal.
Cerca de 450 mil pessoas passaram pelo festejo
Outro ponto de destaque é o público de mais de 450 mil pessoas que passaram pelos polos da festa durante as noites de evento, com alguns destes dias quebrando recordes de público diários.
Confira a apresentação via slides: