Pesquisar

POLITICANDO, com o jornalista César Mello

No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Começou – Na cidade de Toritama o vice-prefeito Romerinho Leal deu o pontapé inicial (oficial) em sua pré-campanha a prefeito. Ele promoveu um grande evento na noite desta segunda-feira e reuniu aliados e apoiadores do seu projeto eleitoral.

Apoios – Romerinho recebeu o apoio de várias lideranças locais e foi festejado também por figuras políticas de outras cidades da região, com destaque para o seu pai, Romero Leal, prefeito de Vertentes, que em sua fala na festa taxou o prefeito Edilson Tavares de mentiroso.

Vai entender… – Romero, o pai, disse que o prefeito não honra com compromissos e o desafiou para o debate em torno dos principais pontos da cidade de Toritama, mesmo sendo ele, prefeito de Vertentes…

A vice – No evento foi anunciado o nome daquele que irá compor a chapa oposicionista, ao lado de Romerinho. Trata-se de Helloysa Ferreira, filha da vereadora Rossana, que na Câmara, faz uma forte oposição ao prefeito Edílson Tavares. A jovem foi recebida no evento com muita festa e promete fazer, ao lado de Romerinho, uma dupla competitiva para a disputa de outubro.

Juventude – O anúncio de Helloysa como vice de Romerinho deixa a principal chapa de Oposição com um ar jovial, semelhante com o que acontece no campo situacionista, que tem como representantes os também jovens, Sérgio Colin e Gil Custódio.

Raquel – A governadora Raquel Lyra foi a principal atração da noite. Aliada de Romero e Romerinho, ela já deixou claro que participará de forma efetiva da campanha em Toritama, única cidade da região onde ela não tem o prefeito na cota de aliados políticos.

Em junho – E por falar em Raquel, informações de bastidores dão conta que a governadora virá a Santa Cruz do Capibaribe neste mês de junho. Raquel virá, provavelmente, para a inauguração da cobertura da Central de Feiras e, de quebra, anunciar o seu apoio total ao projeto de reeleição do prefeito Fábio Aragão.

O foguete – E por falar em Fábio, a semana foi marcada por mais uma lapada de adesões ao seu projeto de reeleição. Dentre os vários nomes, destaque para uma turma que aderiu ao projeto de Dida de Nan em 2020 e que agora engatou a marcha à ré.

Mais um – Outro que aderiu ao projeto de Fábio e Helinho, foi Martins, que na época das gestões do ex-prefeito Edson Vieira ficou conhecido como Comandante Martins, pela sua atuação à frente da Guarda Civil Municipal. Reforçando o time – Martins rompeu com Edson em 2020, foi candidato a vereador no grupo liderado até então por Allan Carneiro e exerceu um relevante papel de militante político. Ele obteve 494 votos e agora adere a Fábio e também ao projeto de reeleição do vereador Carlinhos da Cohab, que segue fortalecendo seu time de apoiadores.

Festa em São Domingos – O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, inaugurou a tão sonhada escola municipal de São Domingos. O prédio é um dos maiores e mais bem estruturados do interior de Pernambuco.

Grandiosa – A solenidade de inauguração reuniu uma verdadeira multidão, que emocionada, comemorou a entrega da obra, que conta com 21 salas de aula, todas climatizadas, biblioteca, sala de computação, sala dos professores, um pátio de recreação e uma cozinha moderna, ampliada e totalmente equipada.

Emoção – O prefeito deu uma prova inequívoca de força política, sendo o principal protagonista da maior inauguração popular da história do município, onde a emoção deu o tom, desde os discursos das autoridades no palco do evento, até a festa feita pelas crianças que foram conhecer de perto a estrutura da sua nova escola.

Má influência – Voltando a Santa Cruz do Capibaribe é necessário falar do discurso do vereador Gilson Julião, que na tribuna da Câmara, na última terça-feira, abordou os efeitos danosos da política negacionista propalada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que interferiu diretamente nos números da vacinação em todo o país ao longo dos últimos anos.

Na prática – O resultado prático do negacionismo de Bolsonaro foi o avanço de doenças que estavam ‘sob controle’ das autoridades sanitárias e a reaparição de outras doenças que estavam praticamente erradicadas e que voltaram a ser registradas.

Negacionismo mata“Infelizmente, esse é o resultado de uma política negacionista implantada pelo governo federal nos últimos anos. Com o retorno do governo Lula, a política nacional de imunização ganhou prioridade e vem tentando ser retomada em todo país”, disse Gilson.

Vacinas salvam vidas – Gilson citou em sua fala o vereador Demir da Saúde, que se mostrou preocupado com os números da vacinação na cidade, mesmo sendo, segundo Gilson, parte da base de apoio da candidata bolsonarista, Alessandra Vieira. “Vacinas salvam vidas!”, exclamou Gilson, em sua fala na tribuna da Câmara.

E para finalizar, perguntar não ofende: Afinal de contas, Eduardo da Fonte vai ou não vai levar o PP para o projeto político do casal Edson e Alessandra Vieira?

Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter