Pesquisar

Politicando, com o jornalista César Mello

No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Candidato sim – Pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, o empresário Alysson Dias, o Alissinho, foi entrevistado na manhã desta terça-feira no programa ‘Rádio Debate’, da Rádio Polo. Essa foi a primeira entrevista de Alissinho ao programa, considerado por muitos como um verdadeiro ‘teste de fogo’ para qualquer agente político da região.

Uma perua – Alissinho tratou de rebater a informação de que estaria desmotivado com a pré-campanha, podendo até mesmo desistir da mesma. “Trata-se de uma perua, estamos nos preparando para isso desde 2021 e agora é que estamos firmes e fortes”, disse ele.

Animado todo“Em nenhum momento houve desânimo, muito pelo contrário, pois a cada adesão ficamos mais certos que estamos fazendo a coisa do jeito que é pra ser feito”, falou Alissinho.

Ganhou mais que perdeu – O empresário, que tem o apoio do prefeito Lero e do deputado estadual Diogo Moraes, fez um balanço sobre perdas e ganhos que o seu projeto político sofreu ao longo dos últimos meses. “Tivemos perdas, mas também tivemos muitas adesões, isso faz parte do jogo político, é normal… Tivemos as adesões de Geraldão, de Rael das Placas, de Milton, Fábio, dentre outros”.

Reforços – Milton e Fábio, aos quais Alissinho se referiu são, o presidente da Câmara da Capital do Café, Milton Cícero e Fábio de Jairo, que em 2020 disputou a Prefeitura por um projeto intitulado de ‘3ª via’. “Estão sim conosco, posso cravar que eles estarão em nosso palanque em 2024”.

Parceria – A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus firmou uma importante parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, e levou para o distrito São Domingos uma ação que tem como principal objetivo, facilitar a vida do cidadão que tenha qualquer pendência com a Justiça Eleitoral.

Cidadania – A ação teve início na última terça e vai até esta sexta, às duas da tarde. Serviços que são oferecidos diariamente no cartório eleitoral como: emissão da primeira via do título de eleitor, segunda via do documento, emissão de certidão eleitoral, revisão, cadastramento biométrico e informações sobre a situação eleitoral estão a disposição da população.

Onde e que horas? – Os atendimentos estão ocorrendo na praça, de frente a Casa da Cultura e para ser atendido é necessário levar documento de identidade (ou certidão de nascimento, caso não possua documento de identificação) e comprovante de residência, sem necessidade de agendamento de horário, obedecendo a ordem de chegada ao local.

O subprefeito“Trata-se de uma ação exitosa da Prefeitura junto ao TRE, que disponibiliza serviços essenciais para a população local. O prefeito Roberto Asfora demonstra sensibilidade e zelo com o seu povo, quando busca parcerias e iniciativas como essa, que geram comodidade para que a população necessite destes serviços”, comentou o subprefeito de São Domingos, Bartol Neves.

Audiência pública – A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizará, na próxima terça-feira, dia 19, a 1ª Audiência Pública de revisão do Plano Diretor Participativo. O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores.

O que é? – O Plano Diretor tem como objetivo orientar o crescimento e desenvolvimento urbano, e junto da sociedade, é elaborado para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A Audiência Pública acontece a partir das duas da tarde e qualquer cidadão poderá participar e fazer suas sugestões.

E tome moído – Seguem os ruídos no grupo Boca-Preta de Santa Cruz do Capibaribe. Tudo começou com os episódios de enfrentamento público entre a vereadora Jessyca Cavalcanti e os vereadores Caetano Motos e Zé Boi, em decorrência dos votos dos dois na matéria que estipulou o percentual de remanejamento que o prefeito Fábio Aragão terá direito no orçamento municipal em 2024.

Braba demais – Jessyca ficou uma ‘arara’ com os colegas e não poupou críticas a ambos, deixando subentendido que ambos teriam recebido ‘vantagens’ para votar por um percentual de 15% de remanejamento, quando ela própria havia apresentado uma emenda com um percentual menor, de 10%.

Retrucaram – Os vereadores não gostaram nem um pouco do ‘enquadro’ que levaram de Jessyca, e rebateram também em um tom pesado… No sábado, dois dias após a sessão, Zé Boi descarregou sua ira em participação no programa ‘A Hora do Povo’, que é mantido pelos vereadores da bancada Boca-Preta.

À vontade – Já nesta quarta, o vereador Caetano marcou presença na decisão do Campeonato Municipal de Futsal, entre Porto da Cohab e a Seleção de Santa Cruz. Lá, ele posou para fotos ao lado de Adriano Baé (diretor do Calçadão Miguel Arraes), do vereador Flávio Pontes e do vice-prefeito Helinho Aragão.

Desnecessário“Achei desnecessário. Ele poderia ter evitado essas fotos, poderia estar lá, conversar com eles… Mas acho que as fotos são um pouco demais. Não acho que o eleitor Boca-Preta veja isso como natural, principalmente depois do voto dele e de Zé Boi na última semana”, disse ao editor da coluna, em reserva, uma fonte ligada ao deputado Edson Vieira.

E para finalizar, perguntar não ofende: O grupo Boca-Preta começará 2024 com a mesma quantidade de vereadores que encerrará 2023?

Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br

As opiiões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter