Pesquisar

Politicando, com o jornalista César Mello

No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Semana morna – A cena política santa-cruzense teve uma semana morna, sem grandes movimentações ou fatos que chamassem a atenção da mídia, nem tampouco que agitassem as tradicionais malas políticas. O momento é de calmaria, poucas semanas antes do início de um ano que promete ser intenso e pra lá de movimentado.

Esperançoso – Na última segunda o ex-vice-prefeito Dida de Nan concedeu entrevista ao comunicador Ronaldo Pacas, que estreou programa na Rádio Estação FM. Na oportunidade ele disse que acredita que o vereador Vando da Sertec irá sim, aderir de mala e cuia ao grupo Verde, liderado pelo empresário e pré-candidato a prefeito Allan Carneiro.

Lá e cá –  “Não pedi permissão, mas tenho certeza que Vando vai estar com a gente”, disse Dida, quando provocado a apontar nomes que teriam aderido ao grupo Verde, que não tenham feito parte do grupo Boca-Preta. Dida quis mostrar que Taboquinhas também podem chegar ao projeto de Allan, através de sua articulação.

Dias intensos – Vando tem tido dias turbulentos neste início de trajetória como homem público. Eleito vereador em 2020, ele chegou a Câmara como integrante da bancada situacionista, responsável pelo apoio político e administrativo ao prefeito Fábio Aragão. Amigo pessoal do saudoso Fernando Aragão, ele prometia dar continuidade a parceria, agora com o prefeito Fábio.

Versões – Mas, a realidade não foi tão fácil quanto o planejado. O passar dos dias, semanas, meses e anos fizeram eclodir uma relação complicada entre ele e o prefeito. Vando reclamava de falta de atenção por parte do gestor, já Fábio foi taxativo ao dizer que Vando teve mais atenção e pedidos atendidos que qualquer outro aliado.

Fim de ciclo – No último mês de setembro Vando então tomou a decisão de anunciar seu rompimento político com Fábio e desde então se diz neutro na Câmara de Vereadores, sem ter escolhido um partido, ou mesmo grupo político para se alinhar.

O prazo – Vando sabe que, mais cedo ou mais tarde ele terá que tomar uma posição, terá que escolher e anunciar para onde vai e com quem vai marchar em 2024, pois em um cenário político equilibrado, acirrado e complexo como o de Santa Cruz, a indecisão ou indefinição de um agente político pode lhe custar caro, no caso de Vando, sua tentativa de reeleição a Câmara local.

Matrículas – A Secretaria Municipal de Educação do Brejo da Madre de Deus informa que o período de matrículas para novos alunos na rede pública de ensino foi iniciado em 20 de novembro e se estenderá até dia 29 de dezembro do respectivo ano.

Onde e como – As matrículas ocorrem de forma presencial em todas as unidades escolares. Para efetivar a matrícula de novos alunos, os pais ou responsáveis devem dirigir-se a unidade a qual deseja a vaga, portando Transferência / histórico escolar (se oriundo de outra instituição), certidão de nascimento, cartão do SUS, CPF, RG, cartão Bolsa Família, CPF e RG do responsável, comprovante de residência, cartão de vacinação e foto 3×4.

Debate necessário – O segmento de micro e pequenas empresas passou a contar com espaço específico para debates na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Nesta semana, a Casa promoveu a reunião de instalação de uma Frente Parlamentar direcionada ao setor. O encontro foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Álvaro Porto, e pelo coordenador-geral do grupo parlamentar, o deputado José Patriota.

Apoio – O deputado Edson Vieira frisou o benefício para as micro e pequenas empresas de contar com o apoio do colegiado. “Na minha região, 90% dos empreendimentos são desse porte. O que a gente e os demais segmentos precisamos é que esta Frente busque conhecer as necessidades de cada um”, sugeriu.

De olho no serviço – O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero esteve na manhã desta quinta-feira acompanhando de perto a realização de uma operação “tapa buracos” na entrada do Distrito de Gravatá do Ibiapina.  Lero frisou que o serviço é o resultado de um pedido seu à governadora Raquel Lyra. O trecho possui cerca de um quilômetro de extensão e é a principal via de acesso ao Distrito, que está vivenciando, desde o último dia 29, sua tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição.

Caminho certo“Esta estrada estava precisando de reparos por causa dos danos causados pelo tempo. Fomos em busca, junto a governadora Raquel Lyra, que logo sinalizou que iria realizar sim os reparos. E aí está”, disse Lero, que seguiu, “O trabalho está sendo feito  para melhorar a trafegabilidade e a qualidade de vida de nossa população que já vivencia sua tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição. Taquaritinga está no caminho certo”.

E para finalizar, perguntar não ofende: A confra do grupo de Direita foi adiada ou cancelada?

Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter