Politicando, com o jornalista César Mello

No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Semana movimentada – A semana que está prestes a acabar está sendo pra lá de movimentada no campo político de Santa Cruz do Capibaribe. Tivemos de tudo um pouco, desde pesquisa eleitoral, passando por desavenças no campo ‘verde e amarelo’ até o anúncio de saída do prefeito Fábio do PP.

A pesquisa – Na segunda-feira foi divulgada pesquisa, encomendada pela Rádio CBN Recife ao instituto Simplex, onde foi mostrado o quadro eleitoral com vistas à eleição municipal de 2024. A pesquisa foi feita nos dias 13 e 14 de novembro, e apontou Fábio Aragão como líder absoluto em todos os cenários aferidos pelo Simplex.

Cenário espontâneo – Quando a pergunta feita foi: em quem você votaria se a eleição para prefeito fosse hoje? (Sem serem mostrados nomes como opção), Fábio Aragão obteve 36,8% das intenções de voto, em segundo lugar apareceu Allan Carneiro, com 4,3%, já Alessandra Vieira veio logo em seguida com 3,7% e José Augusto Maia com 1,4%.

Cenários estimulados – Em todos os cenários onde os nomes dos candidatos são mostrados ao entrevistado, Fábio levou a melhor. Contra Allan e Joselito Pedro ele obteve 44,7%. Quando os adversários na pesquisa foram Allan e Alessandra, ele conseguiu 45%.

Mais um – Já no terceiro cenário Fábio obteve 48%, desta vez contra Alessandra Vieira e o empresário Robson Ferreira.

Os dados – Ao todo foram entrevistadas 400 pessoas, considerando uma margem de erro de 4,88%. O grau de confiança do instituto é de 95%.

Comemorou – No programa ‘Fala Prefeito’ desta sexta o prefeito Fábio Aragão comemorou os números da pesquisa. Ele disse que o resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito pela atual gestão e mais adiante cutucou seus adversários: “Não ouvi ninguém contestar os resultados, nenhum adversário sequer disse que a pesquisa era mentirosa, talvez porque os números batam com os de pesquisas para consumo interno que eles têm feito”.

Uma treta patriótica – Ainda no decorrer da semana veio à tona uma série de desavenças no âmbito do grupo ‘verde e amarelo’, formado por seguidores e defensores do grupo Verde, liderado pelo empresário Allan Carneiro e por líderes da Direita em Santa Cruz do Capibaribe.

A reunião – O barulho aconteceu a partir da realização de uma reunião em Santa Cruz, onde foi formado o Diretório Municipal do PL. O empresário Neudo Lopes foi escolhido para presidir a legenda, em um processo que foi comandado pelo deputado estadual Abimael Santos e que contou com a presença e participação, dentre outros nomes, de Adilson Bolsonaro, Allan Carneiro e Dida de Nan, que recentemente se filiou ao PL.

Garantias – Informações apontam que o deputado Abimael garantiu, inclusive, que a ata da reunião será homologada pela direção Estadual do PL e que Robson Ferreira está de fora, não apenas da direção local, mas também do processo eleitoral de 2024, ao menos no que depender do PL.

P da vida – Na bronca, o empresário Robson Ferreira afirmou que não foi convidado para esta reunião e se mostrou inconformado com a forma como o processo de escolha do diretório foi conduzido.

A discórdia – Robson disse em áudio enviado em um grupo de Whatsapp que um acordo feito em Recife, semanas atrás, foi solenemente quebrado. Segundo ele, a escolha do diretório santa-cruzense do PL só deveria acontecer em março de 2024, após uma eventual filiação de Allan Carneiro ao PL e não agora, em pleno mês de novembro de 23.

2024 ou 2026? –  O empresário, que em 2022 disputou o mandato de deputado federal, ficando na primeira suplência do PL, falou sobre projeções para a disputa eleitoral de 2026. “Respeito muito e tenho muito carinho pelo deputado Abimael Santos, mas essa questão de querer impor já um acordo para 2026 eu sou totalmente contra. Eu sou a favor que o grupo que se forme em Santa Cruz tenha candidatura a deputado estadual e federal”.

Não é bem assim… – Em contato com o editor da coluna na manhã desta quinta-feira, uma fonte, ligada ao deputado Abimael Santos, garantiu que o acordo feito em Recife foi feito para que a escolha do diretório do PL em Santa Cruz fosse definida já agora, em novembro.

Versões distintas – A fonte garantiu ainda que Robson foi sim convidado para a reunião que serviu para definir a composição do diretório, que em momento algum foi imposta a ida de Allan Carneiro para o PL, como condição para o mesmo receber apoio do grupo em 24 e mais, que em breve, o deputado Abimael Santos irá se pronunciar para expor seus posicionamentos de agora em diante.

Fábio sai do PP – Pois é, o prefeito Fábio Aragão anunciou nesta quarta sua saída do PP, partido dirigido em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

O fim do ciclo“Foram anos muitos bons ao lado dos deputados Eduardo e Lula da Fonte, tivemos muitas vitórias e realizamos um grande trabalho para o povo de Santa Cruz. Só tenho a agradecer o tempo que passei no Partido Progressista, que é realmente uma grande família, mas entendo que ciclos se encerram, para que novos caminhos se abram. Por isso, tomei essa decisão pensando no melhor para Santa Cruz”, disse ele em nota.

Quem mais sai – Além de Fábio, o vice-prefeito Helinho Aragão também se desfiliou do PP. Os vereadores Carlinhos da Cohab, Vando da Sertec e Flávio Pontes terão até o próximo ano para definirem se deixam ou não a legenda, assim como os seus suplentes e nomes importantes da cena política local, tais como, Natálio Arruda, Galego de Mourinha e Zome do Pará.

E para finalizar, perguntar não ofende: O que fará e dirá Eduardo da Fonte depois da saída de Fábio e Helinho do PP e diante do possível esvaziamento da legenda em Santa Cruz do Capibaribe?

Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter