No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.
Perto do final – Aparentemente está próximo o final do mistério envolvendo o futuro político partidário do empresário Allan Carneiro. Mesmo tendo publicado uma carta no dia 24 de janeiro deste ano, onde afirmou que não disputaria mais nenhum cargo eletivo, o nome de Allan nunca foi efetivamente substituído em seu grupo político, nem muito menos esquecido pelo eleitorado santa-cruzense.
A carta – “Meu papel agora consiste em me dedicar à família, aos estudos, ao trabalho e ao envolvimento em entidades não-governamentais e de Terceiro Setor. Gostaria muito que minha decisão fosse respeitada. Estou sendo justo com o que o meu coração pede”, disse Allan, na carta, no não tão distante 24 de janeiro deste ano, dando a entender que a partir daquele dia, o mesmo não participaria mais de discussões eleitorais.
A prática – No entanto, o passar dos dias, semanas e meses mostraram justamente o contrário daquilo que foi escrito e divulgado em janeiro… Allan nunca se furtou de participar diretamente das principais decisões e articulações do seu bloco político e viu seu nome seguir como sendo a principal referência eleitoral do seu partido.
Decisão – Agora, faltando poucas semanas para o final do ano, é chegada a hora de decisões importantes serem tomadas com vistas a eleição do ano que vem, e uma delas, senão uma das principais na cidade, é a definição se, afinal de contas, Allan Carneiro será ou não candidato a prefeito novamente.
Fala Capilé – Na manhã desta quinta-feira o vereador Capilé da Palestina participou do programa Rádio Debate, da Rádio Polo, e falou sobre as articulações que estão acontecendo com vistas a eleição municipal de 2024.
A reunião – Capilé comentou a realização de uma reunião, ocorrida nesta quarta, na residência da empresária Vera. Segundo ele, foram debatidos pontos importantes como, a escolha da chapa majoritária do grupo, a montagem das chapas proporcionais e estratégias eleitorais que serão colocadas em prática no ano que vem.
Muita gente querendo – O vereador afirmou também que tem sido grande a procura de pessoas que querem disputar mandatos em 2024. “A procura nos surpreendeu”, disse ele, que falou ainda que o cenário ideal é de um grande anúncio, que deverá acontecer no início do próximo ano, com a definição da dupla que disputará a Prefeitura, como também, de todos que concorrerão às 17 vagas na Câmara de Vereadores.
O preferido – Capilé deixou claro que o nome de Allan Carneiro é sim, o preferido de muitos no partido (inclusive o seu preferido), e que a possibilidade dele ser novamente candidato a prefeito tem sido debatida nos encontros que o grupo tem realizado.
Mais gente – Ele lembrou que recentemente o grupo Verde recebeu a adesão do ex-vice-prefeito de Dida de Nan, e mais recentemente ainda houve o anúncio da aliança com a cúpula do PL local. “A gente não impõe, por isso vemos que todos terão que ser escutados, para que juntos possamos construir essa chapa”, falou.
Fechado com o grupo Calabar – Enquanto isso, em Taquaritinga do Norte, o empresário Bá confirmou que está fechado com o projeto político liderado pelo prefeito Lero, que tem como pré-candidato a prefeito Allyson Dias, o Allysinho. Bá participou do Podcast ‘Cara a Cara’, apresentado por Nô Custódio.
Diferente de 2020 – O empresário é irmão do ex-vereador Batata, que é visto como favorito para compor a chapa Calabar, ao lado de Allysinho. Em 2020, Bá foi candidato a vice-prefeito na chapa oposicionista, então encabeçada por Jânio Arruda.
A justificativa – Bá justificou seu rompimento com o grupo liderado por Jânio. Segundo ele, a forma como o ex-prefeito anunciou que o grupo apoiaria a candidatura de Iza Arruda, a deputada federal em 2022, foi a gota d’água para a decisão de romper com o projeto do ex-prefeito. “Pensaram que iriam nos fazer de besta”, disse ele.
Prego batido, ponta virada – O empresário foi enfático: disse que não tem intenção de se candidatar a nenhum cargo eletivo em 24, quando, segundo ele, apoiará e pedirá votos para o irmão, e por consequência para Allysinho, pré-candidato do grupo Calabar. Ele afirmou ainda que, tal posição, não significa sua ‘aposentadoria’ da cena política norte-taquaritinguense, mas apenas uma ‘pausa’.
Voltando a falar de Santa Cruz do Capibaribe – O vereador Flávio Pontes foi direto e objetivo ao ser questionado no programa Rádio Debate desta quarta-feira sobre se ele acredita ou não que o ex-deputado Zé Augusto Maia apoiará a reeleição de Fábio Aragão em 2024: “Sim, não tenho dúvidas disso!”.
E para finalizar, perguntar não ofende: Em tempos de tecnologias cada vez mais avançadas e de eleições cada vez mais difíceis… Qual o valor de uma carta?
Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br
As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor