1 de dezembro de 2021

Preocupação com acordo comercial entre Brasil e países asiáticos é tema do Rádio Debate

Moda Center recebe 150 mil pessoas na alta temporada em Santa Cruz do Capibaribe (Acervo/Blog da Polo)

O programa Rádio Debate desta quarta-feira (01) abordou a notícia trazida em primeira mão pelo Jornal do Commercio, do acordo comercial que vem sendo costurado pelo Brasil com países asiáticos, que pretende diminuir, e em alguns casos, até zerar, a taxa de importação de confecções produzidas nestes países.

O Polo de Confecções seria a principal região afetada caso esse acordo seja concluído em favor da Indonésia, Coreia do Sul e Vietnã. De acordo com o Sindicato das Indústrias do Vestuários, um acordo desse tipo pode ocasionar na queda de emprego, produção e até o fechamento de pequenas, médias e grandes empresas de Pernambuco. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) trouxe dados que indica uma perda de 6,1 bilhões no PIB.

Atualmente essa taxação para entrada desses produtos oriundos dos países asiáticos são de 35%, e com essa negociação, ela pode zerar e facilitar o acesso da confecção vinda dos países.

Além disso, houve a abordagem sobre a decisão do Procurador Regional Eleitoral, Roberto Moreira de Almeida, do Ministério Público Eleitoral, emitiu parecer no sentido de anular a sentença e determinar o retorno dos autos, em processo que cassou chapa proporcional do PL em Brejo da Madre de Deus, que conta com três vereadores eleitos: Jobson Barros, Robertinho Asfora e Marcello de Dondon.

A cassação aconteceu em 21 de junho de 2021, em decisão do juiz eleitoral, Dr. Altino Conceição da Silva. Ele atendeu a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) proposto pelo Ministério Público. O promotor de justiça Dr. Antônio Rolemberg entendeu que, em 2020, o partido apresentou “candidaturas fictícias” com fins de cobrir a cota de 30% destinado às mulheres dentro da sigla. As supostas candidaturas fictícias seriam de Zeny Maria da Silva Vieira e Adeilza Maria de Souza.

Ouça o programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30 da manhã pela Rádio Polo.

Rádio Polo · Rádio Debate – 01.12.2021

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!