11 de dezembro de 2021

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Bastidores

 

Bastidores: Quem vem se tornando figurinha carimbada na política de Taquaritinga do Norte é o deputado estadual delegado Erick Lessa (PP), sua presença na abertura do Natal do distrito de Pão de Açúcar e no time dos políticos do município, só vem aumentando as expectativas do seu desempenho nas urnas da cidade no pleito de 2022, onde disputará à reeleição.

Robusto: Recentemente, debatemos que Lessa recebeu apoio de correligionários dentro do grupo Calabar, entre eles, podemos destacar, o suplente de vereador e assessor especial do gabinete do prefeito Lero (PSB), Baiano (PDT). Contudo, recebemos a informação de que o delegado terá apoio de dois vereadores de bancadas distintas e terá um grupo robusto no município, fazendo frente, principalmente, ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB). Com os nomes em mãos, fomos à busca da confirmação ou não.

Confirmado: Um dos nomes destacados foi o vereador situacionista João Eugênio (PDT) que nos confirmou que caminhará, sim, no projeto de reeleição do deputado Lessa. Segundo João “na outra eleição, eu já não apoiei Diogo, tenho um grande respeito por ele, sei de toda sua trajetória em Taquaritinga, mas hoje, no momento político, nós vamos seguir caminhando com Lessa e nossos companheiros estão vendo a presença dele em Taquaritinga bastante favorável”.

Naturalidade: Questionamos João Eugênio sobre o apoio a um candidato a deputado estadual diferente do prefeito Lero e ele nos apontou que “Eu vejo com naturalidade, uma vez que o prefeito Lero não ofereceu nenhum empecilho da outra vez que apoiamos Tallys, então não será diferente agora, não é somente eu do grupo que está tomando esse caminho”. Também perguntamos se o deputado federal seria diferente do prefeito, o vereador respondeu “Nós ainda estamos conversando, vamos ver o que pode acontecer”.

O desabafo: Em conversa com esse colunista, o vereador João Eugênio fez um forte desabafo, destacando “o problema maior da questão dos deputados do nosso grupo (Calabar) é que eles deixaram bem claro que eles têm prefeito, não tem vereadores, aí fica difícil, então quem tem compromisso com eles é apenas o prefeito, dessa forma. Tanto o estadual, quanto o federal, nós já recebemos esse recado”.

Avaliação: João Eugênio ainda nos fez uma rápida avaliação sobre o governo Lero, segundo o parlamentar “A questão administrativa do governo Lero tá bem melhor do que no mandato passado, mas a questão política é zero, sempre foi zero. Lero não dá atenção política aos vereadores dele, nem se importa com os deputados. Isso aí sempre foi nítido quando nas disputas pela Presidência da Câmara, ele não fez nenhuma interferência e deixou que a gente perdesse pra oposição, a gente tendo a maioria. Então isso aí já mostra a falta de habilidade política do prefeito. Lero é muito político pra resolver as coisas pra ele, agora pra quem sempre deu sustentação, aí ele não é político não, ele se esquece. Isso daí é a política da ingratidão”.

Nítido: Nas curtinhas em áudio da última segunda-feira, 06/12, trouxemos que não é de hoje que a parte política da gestão Lero estaria falhando, e essa é uma queixa constante dos vereadores de situação, contudo, essa falha passará a ser sentida pelos deputados apoiados pelo prefeito e pela própria gestão, o que ficou claro na última sessão, 07/12, onde os vereadores de situação rejeitaram a urgência urgentíssima do Projeto do Executivo, Nº 019/2021, que institui a Fundação Taquaritinguense de Artes e Turismo – FUNTART, deixando claro, em algumas falas, que era devido à falta de articulação política da gestão. Nesse contexto, o referido projeto só será discutido em 2022.

Alinhado: Na referida sessão, o vereador e líder do governo na casa, Geovane César (PSB), fez uma avaliação da gestão Lero, muito semelhante à de João Eugênio. Segundo Geovane, a parte administrativa no ano foi muito proveitosa, destacando as ações do governo, mas a parte política foi mais um ano desastroso, “mais um ano com a carência da postura de um líder político”. Ao fazer uma observação do resultado da última eleição e a falta de habilidade política atual da gestão, Geovane fez o seguinte questionamento: “Será que existe gordura política pra se errar tanto?”. Geovane ainda destacou que Lero é um prefeito do grupo Calabar, mas hoje, não estaria com a postura de um líder do grupo Calabar.

Chateado: Geovane demostrou chateação com a gestão em diversos pontos de seus discursos, e alguns nos chamou muita atenção, foram eles: Quando mandou o recado para pessoas que compõem o governo e estaria tentando atingir a sua comunidade, em uma espécie de boicote de ações e no momento que destacou ter sido cortado das imagens nas peças publicitárias da inauguração da iluminação do Natal de Pão de Açúcar, solicitou esclarecimentos do prefeito, mas não obteve a resposta necessária. Geovane chegou a afirmar que irá observar a postura do governo, até a volta dos trabalhos da Câmara, e decidirá se irá se manter como líder do governo ou não.

E o outro?: Havíamos destacado, nas curtinhas acima, que recebemos a informação que o delegado Lessa iria ter o apoio de dois vereadores de bancadas distintas, um era o vereador João Eugênio, da situação, e o da oposição seria a vereadora Natália de Luquinha (PTB), e o próprio Luquinha. Conversamos com o ex-vereador Luquinha da Saúde que nos afirmou que “Não teria nenhum vínculo com o deputado”, destacando que, ao lado de sua filha, vem sofrendo com diversas notícias falsas e reafirmou seu compromisso com os deputados do grupo, ou seja, o candidato da família Vieira para estadual e André de Paula (PSD), para federal.

Fica ligado: Próxima segunda-feira, 13/12, às 16h, nas curtinhas da Rádio Polo, sintonize 100,7 e acompanhe os bastidores da política de nossa região, entre as cidades em destaque, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus e a própria Taquaritinga do Norte.

As informações trazidas nesta coluna, são de total responsabilidade de seu autor

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!