Em nota, Prefeitura culpa ex-secretária e critica vereador que denunciou o caso
A Polícia Civil de Pernambuco, deflagrou, no final da manhã desta quinta-feira (19), uma operação chamada “Morbo”, e cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Toritama, no Agreste de Pernambuco. A ação é parte de uma investigação iniciada em setembro de 2023 e visa desarticular uma organização criminosa especializada em falsificação de documentos públicos.
Os materiais apreendidos nesta ação, estão sendo encaminhados para a Delegacia de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Deccor), onde serão analisados pelos peritos e investigadores. Nesta fase da operação, está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar em contra onze investigados, expedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
A Operação contou com a participação de 25 policiais civis, delegados, agentes e escrivães. As investigações contam com a assessoria da DINTEL (Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco) e com apoio operacional do Instituto de Criminalística (IC).
Em nota, a Prefeitura se manifestou dizendo que está colaborando com as investigações, mas culpou a ex-secretária de Saúde, Andréia Melo, por irregularidades em compras e entregas de medicamentos e criticou o vereador Birino do São João (PSDB) pela denúncia do caso.
Confira:
A Prefeitura Municipal de Toritama esclarece que a operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (10) pela Polícia Civil, no Centro Administrativo, foi proveniente de denúncia do Vereador Severino Antônio (Birino), referente ao ano de 2018, relativa a compra e entrega de medicamentos executadas pela ex-secretária de Saúde Andrea Melo, quando estava à frente da pasta no ano de 2018. Andreia já foi alvo de outras investigações por fraudes em licitações e foi responsabilizada pelos crimes, após confessar as práticas ilícitas.
O vereador Severino Antonio (Birino), foi cassado recentemente por prática de compra de votos nas eleições deste ano. Além disso, foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de corrupção, e tenta a todo custo macular uma gestão séria e transparente, premiada inúmeras vezes por diversas instituições, inclusive, recebendo o selo diamante da ATRICON (associação dos tribunais de contas do Brasil).
A prefeitura esclarece que vem colaborando com as investigações referente a este processo e segue à disposição para quaisquer esclarecimentos.