Nesta semana, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), divulgou os números relacionados ao Índice de Compromisso com Alfabetização dos municípios pernambucanos, e a cidade de Santa Cruz do Capibaribe ficou classificada nas de nível “crítico”.
A pesquisa também mostrou que 85% dos municípios pernambucanos estão com problemas na alfabetização.
O índice mede o compromisso da gestão municipal em relação à execução da política pública para alfabetização de crianças do 1º e 2º ano de ensino fundamental com idades de 6 e 7 anos. A iniciativa recebe o nome de “Saber Ler na Idade Certa” e analisa informações repassadas pelos 184 municípios do estado.
A avaliação levou em conta cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos. O índice aponta as notas recebidas por cada município, de 0 a 10. Foram classificados em cinco níveis: Desejável (nota 9 a 10), Bom (entre 7 e 8,9), Razoável (entre 6 e 6,9), Grave (entre 4 e 5,9) e Crítico (abaixo de 3,9).
Participando na noite da última segunda-feira (11) do programa Ernesto Maia, o ex-secretário de Educação Joselito Pedro, afirmou que, no último ano da segunda gestão de Edson Vieira, o índice em questão estava em 5,3.