
Uma nova rodada da pesquisa Apex/Futura, divulgada nesta quinta-feira (22), revela um cenário de alta competitividade e desafios para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento aponta que, em eventuais disputas de segundo turno, nomes da direita como o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), derrotariam o atual mandatário.
Cenários de 1º Turno – No primeiro turno, a liderança é dividida entre Lula e Flávio Bolsonaro, dependendo da configuração dos candidatos. Em uma das simulações, Flávio aparece numericamente à frente com 39,4%, contra 36,3% de Lula. Em outro cenário, os dois empatam tecnicamente, com o petista registrando 35,4% e o senador 34,3%. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparece como uma terceira força relevante, chegando a atingir 11% das intenções de voto em um dos quadros.
Segundo Turno e rejeição – Nas simulações de confronto direto, a pesquisa indica:
- Tarcísio de Freitas (46,1%) vs. Lula (41,3%)
- Flávio Bolsonaro (43,8%) vs. Lula (38,7%) –
- Lula venceria apenas em cenários contra Eduardo Leite (PSD) e empataria dentro da margem de erro com Romeu Zema (Novo).
Avaliação do Governo A desaprovação do governo Lula permanece em patamares elevados, atingindo 55,29%, enquanto a aprovação é de 40,23%. Para 48,7% dos entrevistados, a gestão atual é considerada ruim ou péssima.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas, em 849 cidades do país, por telefone entre os dias 15 e 19 de janeiro, possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais e está registrada no TSE sob o protocolo BR-03024/2026.















