Pesquisar

Pernambuco tem 3 celulares roubados por hora e já é o 4° estado com mais aparelhos bloqueados pelo Programa Celular Seguro do Governo Federal

Três celulares são roubados por hora em Pernambuco. São 72 por dia, 2.160 por mês e 25.920 por ano. O programa do Governo Federal Celular Seguro já recebeu mais de 12 mil pedidos de bloqueio por roubo ou furto. São Paulo lidera o número de bloqueios, seguido por Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco na quarta colocação.

Antigamente, ter o celular roubado só significava um prejuízo financeiro. Hoje, com todas as funções existentes em um smartphone, a perda é muito maior. Além do valor do aparelho, os criminosos podem acabar tendo acesso a contas bancárias, aplicativos, senhas e informações pessoais de seus amigos e parentes.

Facções criminosas também atuam nessa modalidade para vendê-los ou aplicar golpes montando verdadeiras centrais do crime dentro e fora dos presídios e com o dinheiro da venda e dos golpes eles investem em outras modalidades criminosas, tais como: tráfico de drogas, de armas, assalto a bancos e carros fortes, sequestro etc.

Aqui vão algumas dicas de segurança para não ter o celular roubado:

1 – Não mexa/use o celular enquanto anda na rua – Na maioria das vezes, as pessoas andam pela rua distraídas vendo mensagens dos aplicativos de cabeça baixa sem ver o que se passa à sua frente e na sua retaguarda. E mesmo quando está fazendo ou recebendo uma ligação na rua só se pode ver o que está na sua frente e não por trás. Essa conduta facilita a aproximação de criminosos e a realização do furto ou roubo.  Portanto, se você precisa realmente mexer no aparelho, pare em algum lugar seguro como loja, restaurante, supermercado para realizar ou atender suas ligações ou verificar suas mensagens.

2 – Feche o vidro do seu veículo quando estiver usando o celular dentro dele – Isso evita uma aproximação de criminosos para roubá-lo de sua mão.

3 – Ative a biometria ou o reconhecimento facial na tela inicial – Essa ação vai dificultar o acesso aos seus dados, mesmo que o celular seja roubado.

4 – Limite valores diários de transações bancárias – Isso ajuda reduzir o prejuízo financeiro no caso de acessos à sua conta pelos aplicativos bancários existentes no celular. 

5 – Não salve senhas no celular – Não ative os recursos de preenchimento automático das senhas e prefira digitá-las em todos os acessos. 

6 – Invista em um seguro para celular

E caso tenha o celular roubado:

1 – Bloqueie a linha telefônica – Isso já irá fazer com que o criminoso não consiga realizar quaisquer tipos de ligações, mandar mensagens ou receber SMS.

2 – Faça um boletim de ocorrência e cadastre-se no alerta celular e celular seguro – Acesse o site Secretaria de Defesa Social informe o número IMEI com 15 dígitos constante na nota fiscal ou na caixa do aparelho. E baixe o aplicativo Celular Seguro e faça o cadastro. Tudo isso serve para ajudar as Polícias Civil e Militar nas investigações e abordagens na recuperação dos aparelhos cadastrados.

Giovani Santoro – Especialista em Cibersegurança

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter