Pesquisar

Pernambuco passa a adotar nova estratégia de vacinação contra a Covid-19

Após orientação do Ministério da Saúde, entrou em vigor em Pernambuco uma nova estratégia de vacinação contra a Covid-19. Passa a valer a regra para imunização de crianças, pessoas pertencentes a grupos prioritários e aquelas que não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina.

O Governo de Pernambuco ainda informou que conforme calendário nacional, a imunização para crianças será de seis meses a 5 anos de idade. As que tiverem mais de 5 anos, mas que pertençam aos grupos prioritários, receberão apenas uma dose anual ou semestral contra o vírus. 

As aplicações serão feitas mesmo sem levar em conta o número prévio de doses recebidas pelo Estado. A nova estratégia contempla também pessoas que tenham mais de 5 anos, mas para isso não podem ter recebido nenhuma dose ou apenas uma do imunizante. Diante disso, poderão iniciar ou completar o esquema primário de proteção, com duas doses, em um intervalo de quatro semanas entre elas.

Segundo informou o Ministério da Saúde, crianças que já receberam as três doses de vacinas não precisam de doses adicionais.

O programa

O Programa Estadual de Imunização (PEI-PE) reforça como será a imunização das pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Para pessoas  com  60  anos  ou mais, imunocomprometidas,  gestantes e puérperas, o intervalo entre as doses será de seis meses.

O intervalo anual serão voltados às pessoas que pertencem aos seguintes grupos: Pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, Indígenas, Ribeirinhos, Quilombolas, Trabalhadores  da  saúde, Pessoas  com deficiência  permanente   ou   comorbidades, Pessoas  privadas  de  liberdade  com  18  anos ou mais, Funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e População em situação de rua.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter