
O governo estadual decretou situação de emergência em saúde pública diante da fila por vagas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica em Pernambuco por causa do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). O decreto foi publicado na edição da última sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado.
De acordo com o monitoramento da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) até a sexta-feira passada, 66 crianças aguardavam uma vaga em UTI pediátrica e 14 bebês esperavam por leitos de UTI neonatal.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, reforçou a importância da vacinação contra a gripe para evitar casos que possam se agravar, tornando-se um quadro de Srag. “A gente pede aos pais e responsáveis que reforcem a vacinação e que garantam que as crianças estejam protegidas”, disse.
A validade do decreto estadual é de 90 dias, até 24 de julho, mas ele pode ser prorrogado caso haja necessidade. Na prática, a medida tem o objetivo de conter a emergência, com a ampliação da rede de atenção à saúde infantil, além de ações voltadas à prevenção de infecções respiratórias.