Pesquisar

Pernambuco apresenta redução nos crimes de homicídios e roubos no primeiro quadrimestre de 2021

Para governador e secretário da SDS, Pacto Pela Vida é responsável pela diminuição dos crimes

Prefeito do Recife João Campos e governador Paulo Câmara na reunião do PPV – Foto: Aluísio Moreira/SEI

 

O governador Paulo Câmara divulgou na tarde desta última quinta-feira (06) que o estado reduziu os índices de homicídios e roubos no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao ano passado. O anúncio aconteceu em reunião do Pacto Pela Vida (PPV).

Além da avaliação e do monitoramento dos indicadores, o encontro serviu para comemorar o aniversário de 14 anos da política estadual de segurança pública de Pernambuco.

O modelo de gestão implantado na área de segurança pública colaborou para a proteção de 17.388 vidas, se comparadas às médias de homicídios registrados antes e depois de sua implantação. Para o governador, a redução é reflexo da eficiência do programa ao longo dos 14 anos de existência.

“Com a redução no número de homicídios no Estado, que mostramos hoje, evidenciamos que o Pacto Pela Vida é uma política pública importante, fundamental e desafiadora. O programa está fazendo seu 14º aniversário e há muita coisa a fazer, muitos desafios, mas não temos dúvidas de que, com essa unidade que vimos hoje, com avanços e integração, temos condições de continuar avançando e buscando realmente transformar Pernambuco no estado que queremos, que garanta o ir e vir das pessoas e que tenha cada vez mais paz para a nossa população”, afirmou Paulo Câmara.

O quadrimestre de 2021 trouxe uma redução de 14% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), em relação ao mesmo período de 2020. Já os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) tiveram retração de 19%. As estatísticas ainda são preliminares, e a divulgação completa dos números ocorrerá no dia 15 de maio.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, deu sua versão sobre os resultados obtidos pelo programa e exaltou a agilidade e eficácia do Pacto Pela Vida.

“O Pacto pela Vida se reafirma, dia a dia, pela sua eficiente estratégia de integração entre diversos atores, possibilitando decisões rápidas e conjuntas, monitoramento em tempo real das manchas criminais a partir do mapeamento do território e a consequente otimização dos esforços por parte dos órgãos envolvidos”, observou o secretário.

Um estudo realizado pela Gerência de Análise e Estatísticas Criminais (Gace) da SDS mostra que, nos 12 meses que antecederam o lançamento do PPV, a taxa de CVLI em Pernambuco era de 56,04 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes. Hoje, o índice está em 36,25, uma retração de 35% no período.

Com informações do Folha PE

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter