Pesquisar

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

 

Só o clima: Em Taquaritinga do Norte, de frio, só o clima, pois os bastidores políticos estão fervendo como sempre e quem voltou à cena política com tudo foi o ex-prefeito Evilásio Araújo, guardem esse nome.

Reconstrução: O Barack Obama do Agreste, como carinhosamente é chamado o ex-prefeito Evilásio por seus seguidores, vem reaparecendo muito à vontade ao lado do prefeito Lero e reconstruindo seu espaço dentro do grupo Calabar, após um momento muito conturbado nas eleições municipais de 2020, onde optou pela neutralidade.

O espaço: Um ponto a se destacar, é que a reaparição de Evilásio ao lado de Lero, surge após o distanciamento do prefeito em relação ao seu vice, Gena Lins.  O atual vice-prefeito vem tentando buscar seu espaço dentro do grupo Calabar no intuito de encabeçar a chapa de 2024, mas esse referido “espaço” é desejado por muitos dentro do grupo, a exemplo do jovem Alisson Dias. Contudo, a reaparição de Evilásio esquenta os bastidores e deixa muita gente de orelha em pé, pois não é segredo pra ninguém o desejo do ex-prefeito em voltar ocupar a cadeira do Executivo da cidade.

Superado?: Resta saber o quanto esse ressurgimento de Evilásio irá afetar os bastidores político do grupo Calabar, pois a postura de neutralidade do ex-prefeito nas eleições municipais de 2020 não foi vista com bons olhos por muitas lideranças que compõem o grupo Calabar. Mas uma coisa é certa, o maior interessado no resultado de 20 era o prefeito Lero que visivelmente já superou o passado.

Sorriso largo: Evilásio ainda ressurge conseguindo aprovar as contas de sua gestão dos anos de 2015 e 2016, após sua defesa jurídica convencer o Tribunal de Contas em reverter à decisão de rejeição por aprovação com ressalvas. Evilásio fez questão de aparecer na votação da Câmara e usar da palavra, usando um discurso forte e de defesa de sua gestão. Uma coisa é certa, o homem ressurgiu igual uma fênix, quem o conhece nos bastidores políticos sabe que ele sempre pretende voar mais alto, resta saber se alguém vai querer cortar as asas, pois por enquanto, o Barack Obama do Agreste se encontra com o sorriso largo.

Tem mais: Segundo o vereador Geovane César, em recente discurso na Câmara de Vereadores, as contas do prefeito Lero, referente aos exercícios de 2018 e 2019, estão programadas para serem votadas no próximo dia 21 de junho, as mesmas tem a recomendação do tribunal de contas pela aprovação.

Expectativas: Contudo, as expectativas estão voltadas em relação às contas do exercício de 2017 do prefeito Lero, a mesma tem o parecer de reprovação e se o prefeito não conseguir convencer juridicamente o próprio tribunal em refazer o parecer, dificilmente aprovará as contas na Câmara de Vereadores.

Falando em Câmara: Em Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito Fábio Aragão tem um quadro no seu programa semanal denominado de “a boa notícia da semana” e na última sexta-feira (12), o quadro teve uma notícia que atinge não apenas a população, mas também a Câmara de Vereadores, pois Fábio deu a entender que irá colocar em prática as emendas impositivas dos vereadores, seja ele de situação ou oposição.

A primeira: Nesse contexto, as primeiras emendas impositivas colocadas em práticas e anunciadas pelo prefeito foi relacionada ao aumento significativo em relação ao valor da Bolsa Universitária.  Fábio fez questão de nominar que as referidas emendas são do vereador situacionista Augusto Maia (PSB) e dos vereadores oposicionistas Gilson Julião (MDB), Nailson Ramos (MDB) e Emanuel Ramos (PSD).

Uma grita: As emendas impositivas eram uma grita dos vereadores, desde quando foi criada na última legislatura, onde nos bastidores até mesmo vereadores aliados de Edson Vieira reclamavam do ex-gestor por não colocar em prática. Com a referida ação, se colocada em prática contemplando os 17 vereadores, Fábio poderá dar vida a uma legislatura que é vista até o momento com desconfiança pela população, devido ao próprio comportamento de alguns parlamentares.

Maioria: A ação de Fábio pode ser vista como uma tentativa de reaproximação com a Casa que tem como maioria absoluta vereadores de oposição, diga-se de passagem, duas bancadas de uma oposição muito forte. A ação é suprapartidária e uma vez em prática, nenhum gestor, incluindo o próprio Fábio, poderá “moralmente” deixar fazer.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter