De acordo com dados obtidos pelo sistema de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidaturas a prefeito e vereadores no estado de Pernambuco, teve uma redução em comparação com as eleições de 2020.
Para este ano, foram registradas 514 candidaturas a prefeito. Em 2020, foram 660, ou seja, uma redução de 146 nomes. Este número só foi maior que nas eleições de 2000 (490) e 2008 (512).
Legislativo
Para as Câmaras Municipais de Vereadores também houve redução. Neste quesito, o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explicou que pode estar relacionado à mudança na Legislação Eleitoral, onde o número máximo de candidaturas para as Câmaras é do número total de cadeiras em disputa mais 1. Antes havia a possibilidade de inscrever candidatos em número equivalente até 150% mais 1 do total de cadeiras em disputa.
Em Santa Cruz do Capibaribe, para as eleições deste ano, cada partido pôde inscrever até 18 candidatos. A Câmara tem atualmente 17 cadeiras.
Além disso, a criação das federações também levou à diminuição do número de registros. Foram criadas três federações partidárias: Brasil da Esperança, reunindo PT, PCdoB e PV; PSOL-Rede e PSDB-Cidadania. Antes, cada partido poderia lançar isoladamente a sua chapa de candidatos a prefeito ou a vereador. Para este ano, eles só podem lançar uma única chapa dentro da federação.